Mulher mexendo em notebook com placa de vídeo dedicada

Notebook com placa de vídeo dedicada: 10 modelos a partir de R$ 3.700

Um notebook com placa de vídeo dedicada é o melhor investimento para jogar, renderizar vídeos ou fazer trabalhos gráficos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Os notebooks com placa de vídeo dedicada são indicados para trabalhar com algum programa que usa processamento gráfico, ou mesmo para jogar. Montamos uma lista com alguns dos melhores modelos desta categoria, escolhendo opções fizeram sucesso em 2021 e continuarão ótimas para comprar em 2022.

Antes de começar, é bom saber que um bom notebook não é barato, e a placa de vídeo ainda o deixa um pouco mais caro. Por isso, a maior parte dos modelos citados nesta lista possuem placas de vídeo de entrada, mas que já entregam um bom desempenho para alguns programas e jogos.

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o próximo tópico.

Como escolher seu notebook com placa de vídeo dedicada?

Cada placa de vídeo tem suas próprias características e, é claro, o preço depende do quão potentes são seus componentes. De modo geral, é sempre bom estar atento à velocidade do clock e à interface e a capacidade da memória de vídeo.

Quer um exemplo? Enquanto uma placa de alta qualidade como a Geforce RTX 3060 tem clock de 1777MHz, memória de vídeo de 12GB com a interface de 192 bits, um modelo de entrada como a GeForce GT 420 tem 700MHz, 4GB de memória e interface de 128 bits. É bastante diferença!

Ficar atento à qualidade da placa de vídeo é fundamental, mas não deixe também de se ligar no processador e na capacidade da RAM. Bons modelos para jogos e trabalhos gráficos exigem que as configurações desses dois itens sejam de um padrão mais elevado.

Notebook com placa de vídeo dedicada em cima de mesa
É preciso ter atenção às características da placa de vídeo do notebook (Foto: Mosaico) 

Um último toque: computadores e notebooks com essa finalidade precisam também oferecer uma boa experiência visual. Então busque uma máquina que tenha uma boa resolução de tela e uma frequência um pouco maior. Se puder, fuja da resolução HD e dos tradicionais 60Hz de frequência.

Preparado para conhecer os produtos que escolhemos? Então vamos nessa!

Lenovo IdeaPad 3i 82BS0001BR

Que tal um notebook com placa de vídeo dedicada barato para quem quer trabalhar, estudar e que ainda rode alguns jogos que não são tão pesados? Se esse é o modelo que você procura, conheça um pouco mais do Lenovo IdeaPad 3i 82BS0001BR.

Seu processador é um Intel Core i5 de 10ª geração com memória RAM de 8GB, armazenamento SSD de 256GB e placa de vídeo dedicada GeForce MX330, que roda jogos leves, ainda que não seja a melhor opção para games muito pesados.

Além disso, o design é ultrafino (excelente para levar para o trabalho ou para a sala de aula) e o preço é bem bacana para quem não tem um orçamento suficiente para comprar um top de linha, mas não abre mão de uma máquina versátil e com excelente capacidade de processamento.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Boa configuração para trabalhos do dia a dia
  • Placa de vídeo dedicada para rodar jogos e programas de edição não tão pesados
  • É leve e ultrafino, excelente para quem leva o notebook na mochila com frequência
  • Bom preço pelo conjunto de componentes

Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-528V

Com processador i5 de nona geração, ele é uma ótima opção para programas pesados, já que oferece desempenho acima da média. Esse notebook com placa de vídeo 4GB, já que vem com a GeForce GTX 1650, modelo de entrada que possui 4GB de memória dedicada.

Com ela, o usuário pode rodar jogos leves em alta qualidade e jogos pesados em qualidade média. Além disso, é possível rodar também alguns programas de edição profissionais, embora a máquina não dê conta de tarefas superpesadas.

Entre as outras características, destacamos sua tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Além disso, esse Acer Aspire Nitro 5 conta com armazenamento híbrido, com um SSD de 128GB e um de 1TB que já chega instalado de fábrica.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Boa configuração para trabalhos do dia a dia
  • Encara jogos e programas de edição de nível médio
  • Armazenamento híbrido alia velocidade de acesso a dados a uma grande capacidade de memória
  • Para quem quer ir além do básico

Samsung Book X55 NP550XCJ-XS2BR

Sucessor do Samsung Book X40 na linha de notebooks intermediários com placa de vídeo dedicada, o Samsung Book X55 vem equipado com a placa de vídeo GeForce MX110 de 2GB, capaz de rodar jogos leves e indies com qualidade e até mesmo títulos mais pesados, ainda que seja necessário diminuir a qualidade gráfica e deixar a resolução em HD (1280 x 720 pixels).

As configurações técnicas contam ainda com um processador Intel Core i7 10510U que possui bom desempenho aliado a uma boa eficiência energética. Esse notebook i7 com placa de vídeo dedicada conta também com armazenamento híbrido trazendo 1TB de HD e 128GB no SSD, 8GB de memória de RAM, e um slot disponível para adição de mais um pente de 8GB.

O ponto negativo fica por conta da tela, que tem resolução HD (1280 x 720 pixels). Outros modelos nessa faixa de preço costumam ter telas em Full HD (1920 x 1080 pixels).

  • Se você estiver com dificuldades para entender qual é o modelo perfeito para sua compra, confira o nosso artigo sobre como comparar as placas de vídeo e tire as dúvidas.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Design moderno e ultrafino
  • Processador Intel Core i7 é um modelo de alta performance
  • RAM de 16GB é adequada para quem busca maior desempenho
  • Para quem busca uma melhor configuração, mesmo com resolução de tela inferior

Dell Inspiron 5000 i14-5402

A unidade de armazenamento também tem impacto no desempenho da máquina, e ter um SSD com maior capacidade é sempre melhor (e um pouco mais caro). O notebook Dell i7 SSD Inspiron 5000 i14-5402, por exemplo, tem um SSD de 512GB.

Outro destaque desse notebook i7 Dell é a RAM de 16GB. O processador é o i7 1165G7, de última geração, que garante altas velocidades de processamento. A placa de vídeo é a GeForce MX330, um modelo de entrada, mas que dá conta de alguns jogos e programas gráficos.

O monitor de 14 polegadas e resolução Full HD permite que esse notebook placa de vídeo 2gb seja compacto e fácil de carregar para o trabalho, para a escola ou até para os locais onde serão realizadas as sessões de jogos.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Notebook focado no desempenho e que oferece altas velocidades de processamento
  • Design compacto, de alta portabilidade
  • Processador Intel Core i7 é um modelo de alta performance
  • Para quem quer alto poder de processamento, mesmo com uma GPU mais básica

Acer Aspire 5 A514-53G-571X

Esse modelo usa o processador i5 1035G1, um chip de 10ª geração da Intel. Com ele, o usuário está pronto para rodar desde aplicações do dia a dia até alguns programas mais pesados.

Além disso, os 8GB de memória RAM devem ser o suficiente para esses usos, desde que não sejam abertos muitos programas de uma vez. Quanto ao armazenamento, ele conta com uma unidade SSD de 512GB, o que é suficiente para muitos consumidores.

O Acer Aspire 5 usa a placa GeForce MX 250, modelo de entrada que tem 2GB de memória. Além de conseguir oferecer bom desempenho em alguns programas de edição e modelagem 3D, ela também serve para jogos leves.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Boa capacidade de armazenamento garante bastante espaço para guardar arquivos
  • Placa de vídeo de entrada ajuda a tornar o sistema mais barato
  • Peso de apenas 1,5kg garante excelente portabilidade
  • Ideal para quem busca bom rendimento e alta portabilidade

Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0004BR

Um notebook gamer é perfeito para atender as necessidades de quem precisa de uma máquina para renderização e arquitetura. A linha Lenovo Ideapad 3i Gaming prova isso ao oferecer configurações potentes para qualquer uma dessas atividades.

Isso acontece por conta do processador Intel Core i7 10750H, que oferece uma das melhores performances em notebooks do mercado, perdendo apenas para os i7 da 11ª geração, a mais recente da Intel no início de 2022. Além disso, seu SSD de 512GB combina melhor performance com bom armazenamento.

Por outro lado, ele conta apenas com 8GB de memória RAM, o que pode ser melhorado com a utilização do slot livre. A placa gráfica é a GeForce GTX 1650, que entrega a performance esperada para trabalhar em softwares como o AutoCAD ou até para games mais recentes, mesmo que não nas melhores qualidades gráficas.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Conta com um dos melhores processadores para notebooks atualmente
  • SSD de 512GB combina ótima performance com boa capacidade de armazenamento
  • Teclado padrão internacional retroiluminado RGB deixa o visual mais bonito
  • Ideal para quem busca um desempenho alto para jogos e programas mais pesados

Dell G15-i1100-M50

E notebook Dell tem a uma placa de vídeo excelente, a RTX 3060, o que garante uma alta capacidade de processamento gráfico. Além disso, ele conta com 512GB de SSD, tela Full HD com 120Hz de frequência e muito mais.

A memória RAM é de 16GB, excelente configuração para jogos mais pesados. O processador é um Intel Core i7 da 11ª geração, a mais recente da marca neste início de 2022, com foco em performance. Ou seja, o trio processador / RAM / placa de vídeo é muito potente, justificando a diferença de preço.

Se você tem um valor a mais para gastar, vale a pagar o preço mais alto que esse notebook com placa de vídeo dedicada, já que ele tem tudo para rodar jogos de forma mais suave e com mais qualidade.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Processador i7 de última geração garante muita velocidade
  • SSD de 512GB combina ótima performance com boa capacidade de armazenamento
  • Placa de vídeo RTX 3060 é uma das melhores do mercado, de última geração
  • RAM de 16GB garante carregamento rápidos para mapas e fases nos games
  • Ideal para quem busca alta performance

Lenovo Legion 5i 82CF0004BR

Mais um modelo lançado em 2021, o Lenovo Legion 5i 82CF0004BR é um notebook com placa de vídeo dedica voltada para os gamers, mas que não faz feio para programas de arquitetura ou design.

Esse notebook para jogos usa a placa RTX 2060, que se destaca pelo alto desempenho e suporte a tecnologias como Ray Tracing e DLSS, feitas para aperfeiçoar os gráficos e aumentar o FPS dos jogos. Títulos como Apex Legends, Fortnite, GTA V, FIFA 21 e Assassin’s Creed: Odyssey rodam tranquilamente com bons gráficos.

O Lenovo Legion 5i conta ainda com SSD de 128GB, processador é o Intel Core i7 10750H, que, assim como a placa de vídeo, foi feito para oferecer performances de alto nível, rodando jogos e aplicativos pesados. Outro destaque é o monitor com 15,6 polegadas, resolução Full HD e 120Hz de taxa de atualização.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Processador Intel Core i7 oferece altas velocidades
  • Placa RTX 2060 é uma das melhores da atualidade
  • Monitor Full HD de 120Hz garante imagens mais fluídas
  • Ideal para quem busca alta performance

Dell Alienware M15 R6

O notebook com placa de vídeo dedicada gamer Alienware M15 R6 é uma das melhores opções para os aficionados por games. Isso porque ele possui algumas das especificações mais “pesadas” da atualidade.

Seu processador é um Intel Core i7 da 11ª geração, com cache de até 24MB. Ele possui 512GB de SSD e memória RAM de 16GB, expansível até 32GB. Apenas isso já é o suficiente para o notebook ser veloz, mas não para por aí. Para o melhor desempenho possível nos jogos, esse modelo possui como placa de vídeo dedicada a RTX 3060, um dos modelos mais potentes presentes no mercado.

Junto disso, existe a tela Full HD de 15,6 polegadas, com uma alta taxa de atualização, chegando a 165Hz. A imersão e velocidade são garantidas com essa máquina!

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Conjunto de configurações excelente para games
  • Processado i7 de última geração garante muita velocidade
  • SSD de 512GB combina ótima performance com boa capacidade de armazenamento
  • Memória RAM de 16MG garante carregamento rápidos para mapas e fases nos games
  • Monitor Full HD de 165Hz garante experiência visual mais rica
  • Ideal para quem quer alta performance e não se importa em pagar mais por isso

MSI GL66

Encerrando a lista, um supernotebook. Todos os modelos da lista têm seus pontos altos, mas o MSI Gamer GL66 supera com folga todos eles, inclusive no preço. Assim, esse é um notebook com placa de vídeo dedicada para quem tem um alto orçamento para gastar.

O processador é o Intel i7-11800H de última geração, o armazenamento é SSD de 1TB e a memória RAM é de 32GB. Aliado a isso tudo, há um monitor Full HD de 15,6 polegadas e 144Hz. A placa de vídeo é a GeForce RTX 3060, uma das mais potentes do mercado.

O investimento, é claro, é bem alto. Por isso essa é uma máquina para quem ama sistemas ultravelozes e com a mais alta tecnologia. Se você é um pouco mais “pés no chão” e preza pelo custo-benefício, pode optar por um modelo mais em conta.

Por que escolher esse notebook com placa de vídeo?

  • Conjunto de configurações de altíssimo nível
  • RAM de 32GB garante multitarefas e carregamento rápido de todo o sistema
  • SSD de 1TB garante muito espaço para o usuário guardar todos os seus arquivos
  • Placa de vídeo RTX 3060 é uma das mais potentes do mercado
  • Para quem tem orçamento mais alto e espera uma das melhores máquinas disponíveis