Mulher com cabelos longos e claros

Como clarear o cabelo? Dicas profissionais e produtos para deixar os fios mais claros

Sabia que tem como clarear o cabelo e criar reflexos iluminados naturalmente? Veja só os produtos que podem te ajudar nessa tarefa

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

É fã do visual mais iluminado nos fios e está em busca de como clarear o cabelo em casa? De primeira, a boa notícia é que, sim, é possível iluminar os cabelos loiros - ou até criar reflexos nos cabelos castanhos - mesmo sem apostar em químicas.

E o processo é bem simples: na prática, tudo por ser feito em casa com a ajuda de produtos específicos como shampoos, condicionadores e loções. Fácil, né? Ainda assim, é importante alinhar as expectativas e entender que o clareamento é gradativo, e o resultado é um pouco mais leve do que aqueles de colorações de salão.

Quer saber até que ponto o clareamento em casa funciona? Convidamos a especialista Anna Dorneles (@hair.adorneles), que é cabeleireira e deu dicas valiosas sobre como clarear o cabelo sem risco de manchar ou desidratar os fios. Aproveite e veja também uma lista de produtos para iluminar as madeixas naturalmente em casa!

Como clarear o cabelo sem química?

Mulher com cabelos claros na praia
Foto: Reprodução/Shutterstock

Para clarear o cabelo naturalmente e sem o uso de química, existem produtos à base de ingredientes naturais que podem ajudar. Eles são mais indicados para quem já tem luzes ou o cabelo naturalmente loiro. Segundo a cabeleireira, no entanto, é importante lembrar que eles não abrem o tom dos fios de maneira intensa.

"Esses produtos com extrato de camomila deixam os fios delicadamente clareados, sem danos às madeixas. Mas também existe no mercado aqueles produtos específicos para um clareamento mais forte, que podem contar com amônia em sua composição", explica

A profissional conta que, embora clareiem até mesmo fios castanhos, esses produtos com amônia têm uma desvantagem: eles podem manchar os cabelos. É por isso que, se estiver pensando em como clarear o cabelo em casa, lembre-se de usá-los com cuidado, ok?

Como escolher o melhor produto para clarear cabelo naturalmente?

Mulher aplicando produto nos cabelo cacheados loiros
Foto: Reprodução/Shutterstock

Assim, seguindo a dica da especialista, dar preferência a produtos mais naturais é uma maneira mais segura para quem busca formas de como clarear os fios. Assim, na hora de escolher kits de shampoo e condicionador ou loções, fique de olho no rótulo e embalagem. Para clarear o cabelo naturalmente, procure produtos com ingredientes específicos, como extrato de camomila, chá verde, limão, mel, leite e outros.

Por outro lado, se você prefere arriscar para iluminar ainda mais os cabelos, é possível encontrar outras opções. Em geral, elas contêm, junto a esses ingredientes naturais, outros ativos clareadores mais poderosos como a amônia, por exemplo. O importante aqui é ter certeza de que o produto escolhido tenha algum diferencial na composição que ajude a proteger os fios, como os óleos. Isso ajuda a prevenir o ressecamento após o uso.

Como clarear o cabelo em casa: dicas de shampoos, condicionadores e leave-ins

Então, sabendo como clarear o cabelo em casa, que tal conhecer alguns produtos que ajudam bastante no processo? Veja abaixo opções (para todos os gostos e bolsos!) que garantem o efeito iluminado nas madeixas para um novo visual natural.

1. Kit John Frieda Go Blonder

Se você já tem cabelos loiros e quer abrir ainda mais o tom dos fios, o kit John Fried Go Blonder é uma excelente opção. Ele é composto por shampoo e condicionador que contam com complexo iluminador e camomila na composição. A ideia é que, com o uso constante, o loiro fique cada vez mais claro e ainda mais brilhoso, iluminando delicadamente o visual.

  • Vale a pena comprar porque: além de clarear, esse produto ajuda a tratar os fios e garantir mais maciez no cabelo claro, sendo uma ótima opção para loiros naturais ou com luzes.
  • Possíveis desvantagens: os efeitos funcionam apenas para fios claros ou com mechas loiras. Além disso, vale destacar o preço um pouco alto do kit.

2. Máscara Restauradora Camomila Lola Cosmetics

Outra resposta para a busca de como clarear os cabelos que já são loiros é a máscara restauradora Camomila da Lola Cosmetics. Ela é indicada para loiras naturais ou coloridas como um tratamento reparador de danos comuns aos fios loiros (como pontas porosas, por exemplo). No entanto, enquanto repara, essa máscara também realça bastante os tons dourados - tudo graças à fórmula com ativos naturais e camomila.

  • Vale a pena comprar porque: tem bom custo-benefício e ação dois em um - enquanto ilumina, também restaura as madeixas. Além disso, a máscara conta com proteção térmica, o que é perfeito para quem usa secador ou chapinha após a lavagem;
  • Possíveis desvantagens: é mais indicada para fios que já são loiros, não tendo resultados visíveis em cabelos castanhos.

3. Amo Sol Spray Clareador

Spray Amo Sol clareador
Foto: Reprodução

Sabe aquele cabelo iluminado de verão, como se tivesse sido clareado pelo sol? Essa é a proposta de resultado do Amo Sol Spray Clareador. Com ele, o claremanto é progressivo, por isso, não adianta esperar um resultado imediato, ok?

Vale destacar que ele conta com óleo de coco e filtro solar na fórmula, o que ajuda a proteger bem as madeixas durante o processo. Ah, e logo após a aplicação, você pode ativar o clareamento nos fios usando o calor do secador ou no sol nas madeixas.

  • Vale a pena comprar porque: pode ser usado em todos os tons de cabelo, dos loiros aos castanhos e pretos. Junto a isso, por ser progressivo, é possível medir o nível de clareamento desejado ao longo do uso.
  • Possíveis desvantagens: é bom reforçar que nos cabelos castanhos escuros ou pretos, o resultado será reflexos avermelhados - e não dourados. Se você não quiser o tom ruivo nos fios, vale repensar o uso.

Quer experimentar o produto? Confira aqui as melhores ofertas para o Amo Sol Spray Clareador!

4. Shampoo Tio Nacho

Uma boa opção de shampoo para clarear o cabelo é o Tio Nacho! Ele é bem interessante porque, além de se propor a iluminar as madeixas, também têm ação antiqueda. Legal, né? Esse produto ainda conta com geleia real e ingredientes naturais, o que garantem ainda mais segurança para o uso diário sem agredir os fios.

  • Vale a pena comprar porque: tem o preço acessível e pode realmente clarear os cabelos de forma natural e discreta. Além disso, ele deixa os fios mais fortes e resistentes à queda. É uma ótima opção para loiros claros, naturais ou com mechas.
  • Possíveis desvantagens: embora o fabricante prometa resultados logo no primeiro uso, vale se preparar para ver os reflexos após algumas lavagens. Além disso, os reflexos claros não ficam aparentes em cabelos castanhos ou loiros muito escuros.

5. Shampoo Biondina Anaconda

A família Biondina, da Anaconda Cosméticos, é uma das que mais aparece nas buscas sobre como clarear o cabelo - e não é à toa! O shampoo da linha, em especial, foi desenvolvido para valorizar a cor das madeixas claras, ou seja, loiras naturais ou tingidas. Seu objetivo é preservar o equilíbrio dos fios para que eles aparentem saúde e maciez.

  • Vale a pena comprar porque: além de ajudar a valorizar a cor dos cabelos claros, seu uso ainda é indicado após o banho de piscina ou mar. Tudo para evitar o efeito do cloro nessas madeixas.
  • Possíveis desvantagens: é indicado apenas para cabelos claros, não sendo uma boa opção para fios mais escuros.

6. Phytoervas Sun-In Clareador de Cabelos

Sun-in Phytoervas loção clareadora
Foto: Reprodução

Se a sua busca é por como clarear o cabelo naturalmente, mas de forma intensa, uma boa alternativa é o Sun-In. O spray clareador de cabelos da Phytoervas tem ação gradual e pode ser usado em todos os tons de madeixas. Mas, sempre lembrando, em cada cabelo o clareamento abre para uma tonalidade específica, podendo gerar um reflexo dourado ou ruivo/alaranjado.

Um ponto legal de destacar é que o produto é enriquecido com extrato de camomila e óleo de Macadâmia que ajuda a proteger os fios enquanto clareia. O efeito é ativado nas madeixas através do calor do secador ou do sol.

  • Vale a pena comprar porque: é uma opção de produto para clareamento intenso bem poderoso. Ele permite clarear todos os tons de cabelo e também os pelos do corpo.
  • Possíveis desvantagens: por ser bem poderoso, o produto pode manchar os fios e/ou deixá-los um pouco ressecados. Além disso, é importante usá-lo com cuidado, evitando a aplicação próxima à raiz para deixar um ar mais natural.

Que tal ver algumas ofertas da loção Phytoervas Sun-In Clareador de Cabelos?

Como clarear o cabelo e deixá-lo saudável?

Mulher cuidando dos cabelos no banho
Foto: Reprodução/Shutterstock

Depois de clarear os cabelos, caso sinta os fios mais ressecados (dependendo do produto escolhido, isso pode acontecer), a dica é reforçar os cuidados. Investir em produtos para garantir mais nutrição e hidratação é uma ótima pedida, por sinal! Eles vão ajudar a manter a aparência do visual mais bonita, macia e com o brilho ideal para destacar os reflexos do novo visual.

"Nutrir e hidratar são cronogramas capilares fundamentais para qualquer textura de tom de cabelo. Um fio saudável tem mais brilho, portanto, reflete melhor a cor. Minha dica para bons resultados é optar por linhas veganas e naturais são ótimas opções para quem quer tratar os fios em casa", destaca Anna.

Aproveitando, que tal ver algumas opções de produtos para tratamento dos fios em casa? Veja aqui nossa lista de melhores cremes de hidratação e turbine os cuidados capilares sem esforço!