Pós-treino: o que é? Entenda a importância dessa etapa para ganhar massa muscular

Sabia que hidratação e suplementação pós-treino são essenciais para o desenvolvimento dos músculos? Entenda!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O pós-treino faz toda a diferença para que você atinja os seus objetivos físicos mais rapidamente, especialmente se o intuito com a malhação é ganhar massa muscular. Por sinal, esse passo é tão importante que, não à toa, a cena de alguém finalizando o treino da academia com uma coqueteleira ou marmita nas mãos é tão comum!

E tudo bem se você estiver se fazendo perguntas como "o que é exatamente o pós-treino?", "por que o que eu faço após a atividade física faz tanta diferença?" e "o que eu devo fazer para ter melhores resultados?". Reunimos algumas informações importantes neste artigo que podem te ajudar a responder todas a suas dúvidas!

O que é pós-treino?

 Mulher descansa pós-treino
Descanso, hidratação e alimentação são fundamentais no pós-treino (Foto: Shuttertstock)

Chamamos de pós-treino o período e o conjunto de práticas que você adota após concluir seus exercícios. Nesse período, reidratação e alimentação adequada são fundamentais para que seu corpo se recupere após exercícios intensos. Já a suplementação com as substâncias corretas será o combustível extra para garantir que essa recuperação dos músculos no pós-treino seja feita com mais rapidez e segurança - ideal para o ganho de massa magra.

Por que o pós-treino é importante para o ganho de massa muscular?

 Mulher bebe água pós-treino
Beber água pós-treino acelera o ganho de massa muscular (Foto: Shutterstock)

O você faz e come após o treino tem bastante importância porque é no pós-treino que as fibras musculares se reconstituem e se desenvolvem. Durante o esforço físico, as fibras musculares sofrem micro rupturas, mas é o processo de reconstituição que faz o músculo se desenvolver.

No entanto, para que esse processo aconteça de forma segura e saudável, é necessário repor a água e os nutrientes que o corpo perdem durante o exercício. Caso contrário, haverá um desgaste excessivo, o que pode atrasar os seus objetivos físicos e até mesmo causar lesões.

Vale ressaltar que é durante o descanso que a fibra muscular se recupera. Ou seja: o repouso no pós-treino é tão importante quanto a atividade. Por sinal, se quiser saber como ganhar massa muscular rápido, leia essa matéria!

O que não pode ser feito no pós-treino?

Salada com quinoa, nozes, blueberry e abacate
Evite ficar sem comer no pós-treino e tente resistir aos alimentos gordurosos (Foto Shutterstock)

Você já ouviu que beber água depois de fazer exercícios te deixa inchado? Se ouviu, esqueça isso! Em hipótese alguma deixe de beber água no pós-treino. Reidratar é fundamental para recuperar o corpo depois de uma atividade física. Uma prova disso é que cerca de 70% do músculo é formado por água - logo, é preciso se hidratar para que ele fique definido.

Na verdade, o que te deixa inchado no pós-treino é justamente não beber água. A gente explica: se o corpo não recebe água após muito esforço e suor, os tecidos - inclusive os músculos - retêm líquido, na tentativa de se preservarem. Essa retenção provoca o inchaço e atrapalha o processo de reconstituição das fibras musculares.

Outra coisa que você não deve fazer no pós-treino: ficar se comer. Mas, não se preocupe, isso não significa que você precise comer imediatamente após se exercitar. Dependendo da sua alimentação pré-treino, você tem uma janela de 15 minutos a 4 horas pós-treino para comer. O mesmo vale para o suplemento: ele não fará menos efeito porque você consumiu uma hora após o treino, ok?

E o que comer no pós-treino?

Mulher come tigela de frutas pós-treino
Frutas são carboidratos saudáveis para consumir no pós-treino (Foto: Shutterstock)

No pós-treino, o importante é reabastecer o corpo com alimentos saudáveis, que vão repor os nutrientes perdidos. Carboidratos integrais recuperam a sua energia, enquanto proteínas magras ou ricas em gorduras boas, como o salmão, ajudam no desenvolvimento muscular. Fibras facilitam a absorção das vitaminas, minerais e outras substâncias, além de favorecerem o sistema gastro-intestinal.

Se você quer saber mais sobre o que comer no pós-treino, confira aqui nosso artigo com algumas sugestões!

Qual o melhor suplemento para tomar no pós-treino?

Mulher toma suplemento pós-treino
Suplementos pós-treino ajudam a alcançar os objetivos físicos mais rapidamente (Foto: Shutterstock)

A reposição de proteínas e outras substâncias que compõem o tecido muscular são essenciais para a recuperação e o desenvolvimento da fibra. Por isso, os suplementos que contêm esses componentes são mais indicados para quem tem a hipertrofia como objetivo consumir no pós-treino. Veja abaixo algumas indicações certeiras - mas não se esqueça de consultar um profissional da saúde antes!

Whey Protein Isolado Iso Pro 900g - Probiótica

A principal fonte de proteína desse suplemento é o soro do leite, por isso, tem menos gorduras que os demais tipos de Whey. Ele supre o equivalente a 50% da recomendação diária para porção de vitaminas e mineirais. Além de te dar mais energia, o Whey Protein Isolado estimula o crescimento muscular.

Por todos esses motivos, é ideal para o consumo pós-treino. Lembrando que o Whey Protein Isolado pode ser encontrado em diversos sabores, como baunilha, chocolate e morango.

L Glutamina Max Titanium Síntese Proteica 300g

A glutamina é o aminoácido de forma livre mais abundante no tecido muscular. Ele é utilizado na síntese proteica e na construção do tecido muscular. Além disso, durante o treino, o metabolismo da glutamina é intensificado para fortalecer o sistema imunológico. Por todos esses motivos, é ótimo repor essa substância no pós-treino.

BCAA 1000 Optimum Nutrition

O BCAA é composto por leucina, isoleucina e valina, aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Eles ajudam a melhorar o desempenho de quem pratica atividades físicas, evitando a fadiga - especialmente quando consumidos no pós-treino. Esses componentes já são consumidos em alimentos como carne, ovos e feijão, mas para atingir o objetivo da hipertrofia, a suplementação orientada pode ser desejável.

Se você quer saber tudo sobre suplementação pós-treino, confira aqui nosso papo com a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela)