Entenda antes de comprar em TV

Como assistir TV Digital?

Fique por dentro do que é necessário para assistir à TV Digital.

Assistir TV Digital
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os tempos estão mudando. Hoje, você não precisa assistir à programação da TV aberta com chuviscos e imagens distorcidas. Agora você pode ter, de graça, imagens cristalinas, resolução muito superior às transmissões analógicas e som de altíssima qualidade. Mas você sabe como assistir à TV digital?

Veja TVs com conversor digital

As grandes emissoras de TV estão mudando a forma de transmissão de imagens aos poucos. Desde 2007, quando a TV Digital foi oficialmente implantada no Brasil, cada vez mais cidades vêm recebendo o padrão de transmissão digital.

De acordo com o cronograma oficial do governo brasileiro, as transmissões de TV analógica serão encerradas entre 2015 e 2018. Um município de Goiás - Rio Verde - foi escolhido como cidade piloto e terá o sinal de TV analógica desligado em novembro de 2015.

Em seguida, será a vez das grandes capitais do país: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro; todas no decorrer do ano de 2016. E a previsão é que, até o final de 2018, todas as cidades possam assistir à TV Digital. Porém, para ver TV Digital, você vai precisar contar com alguns itens:

Sinal da TV Digital

Como saber se você pode assistir à TV Digital? Antes de mais nada, você precisa conferir se o sinal digital já chegou em sua cidade ou região. Uma fonte confiável para verificar essa informação é o site oficial da TV Digital Brasileira. Lá, eles mostram o percentual de cobertura por Estado.

Antena para TV Digital

As transmissões do sinal digital são recebidas por uma antena UHF. Então, escolha uma antena de qualidade, de preferência que seja externa, e contrate um profissional para posicioná-la em um local de boa recepção.

Conversor digital para TV

O sinal UHF é enviado para um conversor que, por sua vez, decodifica as imagens e as envia para a TV. Se você tem uma TV antiga, precisa comprar um conversor digital para TV. Mas se você já tem uma TV fina, basta conferir se ela tem o conversor digital integrado - praticamente todos os modelos mais novos de TV LCD, TV Plasma e TV LED já contam com um conversor, que é uma placa interna capaz de receber o sinal da TV Digital.

Outros modelos ainda mais modernos e recentes já vêm com o conversor interativo. O televisor com o recurso da interatividade é conhecido como uma TV com DTVi, que significa que o conversor digital integrado vem com um software, chamado Ginga, que permite interagir com a programação das emissoras.

Nem todas as emissoras implantaram esse recurso ainda, mas as maiores redes de televisão já começaram a usar interatividade em suas programações. Na Globo, por exemplo, dá para conferir estatísticas, escalações de equipe, acompanhar em tempo real a classificação dos campeonatos de jogos de futebol, conferir sinopses de novelas, detalhes de personagens e informações de próximos capítulos.

 

Então, quando você for comprar uma TV, se puder, opte por modelos mais novos, que já tenham o conversor digital integrado, preferencialmente com o software de interatividade. Assim você pode assistir à TV Digital e ver vários conteúdos com muito mais qualidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv