Logo Zoom
Logo Zoom

TV gasta muita energia? E se deixarmos a TV ligada o dia todo, o quanto aumentaria na conta de luz? Será que o stand by diminui esse gasto? Essas são dúvidas comuns que provavelmente já passaram pela sua cabeça - principalmente se você é daqueles que não dormem sem ligar a televisão.

Por isso, vamos mostrar o passo a passo para calcular o gasto da sua televisão em casa. Afinal, para saber se sua TV gasta muita energia é fundamental saber como calcular o consumo dos aparelhos elétricos. Confira a resposta para todas essas perguntas a seguir!

Em busca de uma TV de 55 polegadas? Nós montamos uma seleção com as melhores à venda em 2022.

Abaixo, veja como calcular o consumo de energia e descubra se a TV está encarecendo a sua conta de luz (Foto: Shutterstock)

Como calcular o consumo de energia elétrica

Afinal, TV gasta muita energia? O primeiro passo para responder essa pergunta é saber como calcular o consumo de energia elétrica de seus aparelhos. As TVs podem ser, sim, aparelhos que consomem bastante energia dentro de casa. Por isso, algumas fabricantes já estão apostando em telas mais econômicas, como as OLEDs e QLEDs, além de recursos que também diminuem o impacto na conta de luz.

Na tabela abaixo, mostramos uma estimativa de quanto cada tamanho de televisão LED gasta de energia. Vale lembrar que é sempre importante conferir o real gasto do aparelho nas embalagens e nos manuais, já que esses valores podem variar de acordo com a marca.

Tamanho (polegadas)Potência (W)Horas de funcionamento diárioConsumo (kWh)
3260610,8
4075613,5
50110619,8
55150627
65195635,1
75245644,1

Para calcular se sua televisão gasta muita energia em Reais, é só multiplicar os números que estão na coluna "Consumo" pelo custo de 1kWh na sua cidade. Assim, você vai ter o valor total de gasto em reais. Você também pode conferir aqui como é feito o cálculo do consumo de energia de outros aparelhos.

Ligar e desligar o ar-condicionado gasta mais energia? A gente acaba com essa dúvida!

TV gasta muita energia em stand-by?

A televisão gasta muita energia mesmo em modo stand-by. A luz que fica acesa mesmo com a TV sem ser utilizada indica que o aparelho está, sim, consumindo energia elétrica. Pode até parecer pouca coisa, mas não é. O stand-by é um consumo silencioso que faz a diferença nas contas do fim do mês.

O Instituto Akatu, que incentiva o consumo consciente, fez uma conta que serve de alerta e que prova que a TV gasta muita energia mesmo em stand-by. Dois televisores em modo stand-by durante 22 horas diárias consomem em um mês uma quantidade de energia equivalente ao que usa um aparelho de DVD ligado por duas horas todos os dias ao longo de seis meses.

Isso mostra que deixar a TV ligada o dia todo gasta muita energia. Por isso, algumas marcas têm investido em soluções ecológicas nos últimos anos. Aparelhos como o AU8000, da Samsung, e a OLED C1, da LG, contam com tecnologia de detecção da luz do ambiente. Assim, se adaptam e ajustam o brilho conforme a necessidade para diminuir os gastos.

Outros recursos também são importantes. A maioria das smart TVs têm o recurso de economia de energia. Tente deixá-lo sempre ativado para diminuir os gastos. Além disso, usar o timer para que a TV desligue sozinha depois de um tempo é ótimo para quem costuma dormir enquanto assiste a algum filme ou série.

Que tal conferir os melhores modelos de TV 43 polegadas?

Dormir com a TV ligada faz muita diferença na conta de luz?

Não é um segredo que dormir com a TV ligada gasta muita energia, né? Se você acaba dormindo enquanto assiste a algum filme, o ideal é que você use recursos como o timer, como aponta o instituto americano "The Earth Awards". Se permanecer ligada a noite inteira, a televisão consome muita energia durante seu sono. Por isso, o ideal é evitar a prática, que pode deixar sua conta de luz bem mais cara.

Aproveite para conhecer, também, nossa lista de melhores TVs baratas, com modelos até R$ 2.500.

TVs com recursos de economia de energia

Agora que vimos que a TV gasta muita energia se o consumo não for consciente, separamos alguns modelos que contam com recursos que podem ajudar. Na lista, incluímos as duas TVs citadas aqui no texto, a AU8000, da Samsung, e a OLED C1, da LG, entre outros. Confira alguns dos aparelhos que podem ajudar a diminuir sua conta de luz no fim do mês.

Antes de ir embora, conheças as melhores TVs com 120Hz do momento!