Logo Zoom
Logo Zoom

Por muito tempo, o Galaxy A10s foi o celular de entrada da Samsung, mas esse ano a empresa lançou o Galaxy A01, um novo modelo “basicão” e que tem características bem parecidas. Ele conta com uma tela menor do que estamos acostumamos a ver nos lançamentos mais recentes, então pode ser uma boa opção para aquelas pessoas que ainda não se acostumaram com os aparelhos maiores, que estão se tornando tendência.

Ambos possuem uma ficha técnica básica e bem parecida em vários pontos, mas além da tela, têm como principal diferença o tamanho da bateria, que é um ponto positivo para o Galaxy A10s. Quer saber o que muda entre os dois modelos da Samsung? Então, dá uma olhada nesse comparativo que o Zoom preparou!

Leia também: Celular até 1.000 reais: 5 smartphones para comprar em 2020

Design

Ambos possuem uma aparência “simples” e chassi em plástico

A construção dos celulares é bem parecida já que ambos contam com um acabamento em plástico, o que é o esperado em modelos de entrada. A Samsung optou por um design mais simples, sem colocar nenhum tipo de detalhe e usando cores lisas em ambos. Se você olhar a parte traseira deles, só vai perceber duas diferenças: o leitor biométrico, recurso ausente no Galaxy 01, e o Flash, que no Galaxy A10s fica separado do módulo das câmeras.

Design da Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

Na parte frontal, as semelhanças aumentam: eles possuem uma tela com poucas bordas laterais e que segue a tendência mais moderna, usando um pequeno notch em formato de “gota” para alocar a câmera de selfies.

A semelhança continua quando avaliamos as cores disponíveis, pois os dois aparelhos podem ser encontrados aqui no Brasil nas seguintes opções: azul, preto ou vermelho. No entanto, como o Galaxy A01 é menor, ele acaba sendo mais leve.

Design do Galaxy A10s (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

O Galaxy A01 é para quem não se acostumou com as telas “grandes”

Os dois celulares possuem uma tela com tecnologia PLS TFT LCD e resolução HD+, o que é comum em modelos de entrada da Samsung. No entanto, elas se diferenciam pelo tamanho, já que a do Galaxy A10s tem 6,2 polegadas, enquanto a do Galaxy A01 possui 5,7 polegadas. Isso significa que o modelo mais “antigo” da empresa leva vantagem por ter uma tela maior? Bem, não necessariamente.

Ambas possuem a mesma qualidade de imagem, mas a diferença de tamanho impacta diferentes públicos. Apesar de muitas pessoas preferirem uma tela maior, existem algumas que estão entrando no mundo dos smartphones agora e ainda não se acostumaram com celulares “grandes”. Ter um modelo com todas as características modernas e um painel um pouco menor que o convencional é uma boa jogada para atrair este público específico.

Desempenho

Mesmo com processadores diferentes, o desempenho dos aparelhos é bem parecido

Esses aparelhos usam processadores diferentes, mas, na prática, acabam tendo um desempenho bem semelhante. O Galaxy A10s tem um Helio P22, modelo octa-core com clock de até 2,0 GHz, enquanto o Galaxy A01 usa um Snapdragon 439, que também é  octa-core, mas tem um clock de até 1,95 GHZ. Essas mínimas diferenças técnicas também se refletem em alguns testes profissionais de desempenho, que mostram o modelo Snapdragon apenas 4% “melhor” que seu concorrente.

(Foto: Divulgação/Samsung)

No uso do dia a dia você terá a mesma experiência em qualquer um dos celulares. Eles são modelos mais básicos e devem ser usados para tarefas simples e aplicativos mais leves como redes sociais, WhatsApp ou mesmo navegar na internet. Como ambos possuem apenas 2 GB de memória RAM, é preciso pegar leve na hora de abrir muitos aplicativos simultaneamente para que eles não apresentem travamentos.

Os dois aparelhos têm 32 GB de armazenamento interno, mas você pode expandir essa memória com um cartão de memória. O Galaxy A10s, modelo mais antigo, chega com Android 9 de fábrica, mas já com atualização pendente para o Android 10. Você não precisa se preocupar em atualizar o celular no caso do Galaxy 01, que já chega com a versão mais recente.

Câmeras

Os sensores dos aparelhos são bem básicos

Celulares de entrada não costumam ter como ponto forte as câmeras, e aqui não é diferente. Ambos contam com um sensor principal de 13 MP e foco automático, com diferença na abertura, que é de f/1,8 para o Galaxy A10s e f/2,2 para o Galaxy A01. Além disso, eles também possuem uma câmera de 2 MP para ser usada como sensor de profundidade, para fazer aquele efeito de desfoque no modo retrato.

Câmeras traseiras do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

Na luz do dia até que dá para tirar fotos bem legais considerando a limitação técnica dos aparelhos, mas em qualquer ambiente com a iluminação comprometida os resultados não serão tão bons, com imagens sem definição de detalhes, muitos ruídos e bastante “desbotadas”.

As câmeras frontais também são bem básicas, sendo a do Galaxy A10s de 8 MP e abertura f/2.0, enquanto a do Galaxy A01 tem 5 MP e abertura f/2.2. Os dois aparelhos filmam em Full HD a 30 FPS.

Bateria

Bateria maior para o Galaxy A10s

Após tantas semelhanças, chegamos em um ponto que realmente existe uma diferença considerável e que pode ser fator decisivo de escolha para muitas pessoas. O Galaxy A01 tem uma bateria com 3.000 mAh de capacidade, enquanto o seu concorrente tem uma bateria de 4.000 mAh, um ganho que é bem impactante na autonomia final.

O Galaxy A10s tem 4.000 mAh de bateria, mais que o A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

A empresa não revela a autonomia final dos dois aparelhos, mas é esperado que o Galaxy A10s consiga durar até mais de um dia em um uso moderado, enquanto o Galaxy A01 provavelmente precisará ser levado à tomada na parte da noite. Nenhum deles possui suporte a carregamento rápido.

Conclusão: qual aparelho vale a pena o investimento?

Os dois celulares foram feitos para o mercado de aparelhos de entrada, mas apesar das várias semelhanças, o Galaxy A10s acaba levando a melhor, principalmente por oferecer mais autonomia de bateria e leitor biométrico, que dá mais segurança. Atualmente, ele é um pouco mais caro que seu concorrente, podendo ser encontrado por R$ 809 em varejistas online, um valor adequado para sua ficha técnica.

No entanto, se o fato do Galaxy A01 ser um pouco menor chamou a sua atenção, mesmo com uma bateria um pouco inferior, você pode encontrá-lo a partir de R$ 699, um valor bem justo por todo o seu conjunto.

Veja as melhores ofertas para os dois aparelhos logo abaixo.

Leia também: Celular bom e barato: 10 smartphones com preço baixo em 2020