Logo Zoom
Logo Zoom

O Galaxy A70 e o Galaxy A50 são celulares Samsung que integram a faixa de smartphones intermediários premium – modelos na faixa de preço entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. Em comum, os telefones têm câmera tripla traseira e leitor de digitais sob a tela.

No entanto, há diferenças importantes na ficha técnica – como os sensores principais das câmeras, a resolução da gravação de vídeos, o tamanho do display, processador e quantidade de memória RAM – que podem fazer toda a diferença na hora de escolher qual é o melhor celular Samsung para o seu dia a dia.

Para acabar de uma vez com todas as suas dúvidas, confira, a seguir, o comparativo que preparamos.

Leia também: Os Melhores Celulares Samsung em 2019

Tela e design: Galaxy A50 encaixa melhor nas mãos e no bolso

Galaxy A50 tem tela de 6,3 polegadas - Foto: Reprodução/Shutterstock

Com tela de 6,4 polegadas, não dá pra dizer que o Galaxy A50 tem uma tela pequena. No entanto, ela é menor do que as impressionantes 6,7 polegadas do Galaxy A70, que apesar do formato ligeiramente mais estreito (20:9, contra 19,5:9 do A50), acaba sendo mais difícil de manusear para quem tem mãos pequenas ou usuários que curtem mexer no celular com apenas uma mão.

Se esse fator não é um grande problema para você, vale ressaltar que o display do Galaxy A70 é um espetáculo para os olhos. Assim como no A50, a tecnologia é Super AMOLED, que entrega cores vivas e contrastes intensos. Em ambos os celulares, a resolução é Full HD+, o que quer dizer que os dois reproduzem imagens com alto nível de detalhes.

Leitor de digitais sob a tela está presente tanto no Galaxy A70 quanto no A50 - Foto: Reprodução/Shutterstock

Ainda falando sobre o display: a Samsung decidiu apostar no leitor de digitais sob a  tela. Tanto o Galaxy A50 e Galaxy A70 contam com essa tecnologia, que é parecida com o recurso existente no Galaxy S10, porém menos veloz e precisa. As vantagens são a praticidade (você não precisa ficar procurando às cegas o leitor na traseira do aparelho, ou levantá-lo da mesa para desbloquear) e o maior aproveitamento da área frontal (“tudo” vira tela).

O revestimento traseiro nos dois casos é feito em plástico, porém o acabamento furta-cor confere um visual atraente, semelhante ao que é popular entre modelos chineses. As opções de cores devem agradar a quem quer fugir do básico: os dois estão disponíveis em branco (com um aspecto perolado), azul (que é mais claro no Galaxy A70) e preto.

Galaxy A70 na cor azul - Foto: Reprodução/Shutterstock

Câmeras: Galaxy A70 entrega fotos com mais detalhes e grava em 4K

Tanto o Galaxy A50 quanto o Galaxy A70 têm câmera tripla traseira. A diferença fica por conta do sensor principal, que no A50 é de 25 MP (f/1.7) e no A70 é de 32 MP (f/1.7). Em teoria, isso quer dizer que o modelo maior é o que entrega fotos de maior resolução. Como nenhum dos dois conta com recursos extras (como Quad Pixel ou Dual Pixel), presume-se que o A70 entregue as imagens mais ricas em detalhes.

Algo que ficou bastante visível em um rápido teste prático com os aparelhos foi a diferença no balanço de cores. Enquanto o Galaxy A50 entrega fotos com tons mais quentes (puxados para o amarelo), o A70 faz registros com tons mais frios (azulados).

Galaxy A70 filma em 4K, mas não tem estabilização de imagem - Foto: Reprodução/Shutterstock

Nenhum dos dois traz estabilização de imagem. Isso fica perceptível ao tentar fotografar uma selfie com uma das mãos: o mínimo de tremor acaba prejudicando bastante a qualidade das fotos.

Os sensores adicionais têm as mesmas funções nos dois celulares. Com a lente ultra-wide e sensor de 8 MP, você faz fotos com ângulo mais aberto. É ideal para fotos de paisagens ou grandes grupos de pessoas. Já o sensor de 5 MP é voltado para profundidade e tem a função de mapear a imagem auxiliando no desfoque do Modo Retrato.

Câmera tripla do Galaxy A50 - Foto: Reprodução/Shutterstock

Na câmera frontal, repete-se o dilema do sensor principal traseiro: o Galaxy A50 faz fotos com 25 MP e o A70 com 32 MP. Nesse caso, porém, a abertura de lente é menor (f/2.0 nos dois modelos), o que indica que as selfies em ambientes pouco iluminados devem apresentar maior nível de ruído do que as imagens feitas com a câmera traseira.

A gravação de vídeos com a câmera principal atinge resolução 4K a 30 fps no Galaxy A70, e também é possível filmar em câmera lenta com resolução HD (720p) a 240 fps. Já o Galaxy A50 faz vídeos em resolução máxima Full HD (1080p) a 30 fps.

Desempenho: Galaxy A50 tem processador mais veloz, mas A70 vence em memória RAM

Tanto o Galaxy A50 quanto o Galaxy A70 devem entregar boa performance para apps pesados (inclusive jogos), já que contam com processadores intermediários premium. No entanto, o processador Exynos 9610 do A50, fabricado em 10 nm, é mais eficiente energeticamente se comparado ao Snapdragon 675 do Galaxy A70 (11nm), e também alcança maior velocidade (até 2,3 GHz contra 2 GHz).

Na memória RAM o jogo fica equilibrado: o A50 tem 4 GB e o A70 chega a 6 GB, o que em tese expressa maior fluidez relacionado ao segundo modelo. Ou seja, analisando de forma isolada, espera-se que o Galaxy A70 lide melhor com apps em segundo plano e multitarefa. No entanto, a velocidade para execução de aplicativos deve ser maior no A50. Como na prática o desempenho depende de vários fatores, é possível que os dois se comportem de forma parecida.

Galaxy A70 deve entregar bom desempenho para jogos - Foto: Reprodução/Shutterstock

No quesito armazenamento, o Galaxy A50 é vendido em duas opções de armazenamento: 64 GB e 128 GB. Já o Galaxy A70 tem apenas a opção de 128 GB. Ambos contam com entrada para cartão microSD de até 512 GB.

Bateria: Galaxy A50 e A70 devem empatar em autonomia

O Galaxy A50 tem capacidade para 4.000 mAh, enquanto o A70 traz bateria de 4.500 mAh. Considerando-se a diferença entre as telas (uma tela maior acaba gastando mais energia), pode-se dizer que ambos devem entregar autonomia semelhante longe das tomadas.

A Samsung estima que a bateria do A70 dure até 16 horas com uso do 4G. Já o A50 aguentaria até 14 horas, também de acordo com o site da fabricante.

Conteúdo da caixa do Galaxy A70 inclui processador e fones de ouvido - Foto: Reprodução/Shutterstock

De qualquer forma, nos dois casos você deve ter um uso tranquilo durante um dia inteiro e chegar em casa ainda com alguma carga para um fôlego extra antes de voltar ao carregador.

Recursos extras: Galaxy A50 é um celular com TV digital

Para quem gosta de assistir à programação da TV aberta, como novelas e partidas de futebol, o Galaxy A50 se destaca ao oferecer a função de TV digital. Vale ressaltar que esse recurso não consome sua franquia de internet móvel, o que é uma boa notícia para usuários com planos mais restritos. O Galaxy A70 não oferece essa função.

Galaxy A70 vs A50: afinal, qual celular tem o melhor custo-benefício?

Se o seu foco é câmera, especialmente gravação de vídeo, o Galaxy A70 deverá oferecer melhor experiência ao fotografar com sensor de maior resolução e permitir a gravação em 4K. No entanto, vale considerar que existem opções melhores no mercado, como o Motorola One Vision (fotos) e o Motorola One Action (vídeos), celulares que contam com estabilização de imagem (OIS no Vision e estabilização eletrônica no Action).

No desempenho para jogos e outros aplicativos pesados e na autonomia de bateria, Galaxy A70 e A50 devem ter performance parecida. Nesse caso, vale optar pelo que tem preço mais baixo, em busca do melhor custo-benefício – ou seja, o Galaxy A50 deverá ser a melhor opção considerando os preços no dia da publicação deste artigo.

Tela de 6,7 polegadas do Galaxy A70 - Foto: Reprodução/Shutterstock

Agora, se a sua praia é tela realmente grande e confortável para jogar ou exibir vídeos, e esse é o principal ponto de um smartphone para você, corre pro abraço com o Galaxy A70, que é o celular que entrega a melhor experiência em display da categoria de intermediários premium.

Encontre as melhores ofertas para o Galaxy A50 e o Galaxy A70 no Zoom:

Leia também: