Logo Zoom
Logo Zoom

O Galaxy A50 e o Galaxy A7 (2018) são celulares intermediários da Samsung com algumas características parecidas, como a presença de câmera tripla e tela grande Full HD+. No entanto, recursos como TV Digital e maior capacidade de bateria podem fazer a diferença na hora de decidir qual é o melhor celular para o seu dia a dia.

Para ajudar você a encontrar o smartphone ideal, traçamos este comparativo de ficha técnica. A análise leva em consideração as principais características de software e hardware, além do preço, para determinar qual modelo entrega o melhor custo-benefício.

Leia também: Motorola One Vision vs Galaxy A50: compare preço, câmeras e desempenho

Tela e design: Galaxy A50 sai na frente com menos bordas e maior aproveitamento

Apesar de contarem com a mesma resolução (Full HD+), o Galaxy A50 entrega melhor aproveitamento de tela. Isso se deve tanto ao tamanho do display (6,4” no A50 e 6” no A7 2018) quanto à construção adotada pela Samsung: o A50 é mais estreito (19,5:9), mas conta com menos bordas e tem notch em formato de gota para abrigar a câmera frontal.

Por sua vez, o A7 2018 tem painel na proporção 18,5:9, mas as bordas mais largas remetem ao visual ultrapassado dos celulares mais antigos da marca.

Galaxy A7 (2018) tem tela de 6 polegadas e bordas relativamente grossas - Foto: Ana Marques/Zoom


De forma geral, essas características indicam que o Galaxy A50 proporciona maior imersão para quem curte assistir a vídeos pelo celular, ou mesmo para usuários que gostam de jogos mobile. No entanto, ambos entregam imagens nítidas e cores vibrantes com a tecnologia Super AMOLED.

A construção do Galaxy A50 é feita em vidro na parte frontal e todo o restante em plástico, diferente do A7, que possui tanto a parte frontal, quanto a traseira feita de vidro, com plástico apenas nas armações.

Outro detalhe é a posição do sensor de digitais: no A7 (2018), ele fica na lateral, já no Galaxy A50 o leitor é embutido no display, assim como acontece em modelos avançados, como o Galaxy S10. Essa solução de design poupa espaço e pode evitar toques acidentais.

Nada de proteção contra água e poeira nos Galaxy A50 e Galaxy A7 (2018)

Os usuários mais desastrados deverão tomar cuidado ao comprar qualquer um dos dois modelos deste comparativo. É comum encontrar a pergunta: o Galaxy A50 é à prova d’água? E o Galaxy A7 2018? A resposta é: não. Os smartphones não contam com certificação IP contra respingos, submersão ou poeira.

Além disso, em nossos testes com o Galaxy A7 2018, verificou-se que a pintura deste aparelho pode se desgastar facilmente. Portanto, é recomendado investir em uma capa protetora para evitar problemas.

Galaxy A50 e A7 (2018) têm câmera tripla para maior versatilidade em imagens

Galaxy A50 tem câmera tripla traseira - Foto: Reprodução/Shutterstock


Em uma análise teórica, as câmeras destes smartphones deve entregar resultados semelhantes em fotos e vídeos, já que ambos os modelos têm conjunto traseiro e frontal com lentes parecidas.

A câmera tripla traseira do Galaxy A50 traz uma lente grande-angular com sensor principal de 25 MP e abertura f/1.7, que deve ser responsável pelas fotos comuns e com maior qualidade; um sensor ultra-wide de 8 MP (f/2.2), indicado para fotografar paisagens e cenas que precisem de maior angulação; e um sensor de 5 MP para identificar melhor a profundidade e otimizar fotos com Modo Retrato.

Galaxy A7 (2018) também conta com câmera tripla - Foto: Ana Marques/Zoom


O Galaxy A7 (2018) tem um sensor principal de 24 MP (f/1.7), uma lente ultra-wide com sensor de 8 MP (f/2.2) e um sensor de 5 MP com lente de abertura (f/2.2) para Modo Retrato. Aqui, no Zoom, nós testamos esse conjunto e o resultado é agradável, mas nada muito surpreendente. Cumpre o papel para um smartphone intermediário, mas nada muito além disso.

Para selfies, o A7 (2018) tem sensor de 24 MP (f/2.0) que faz boas fotos ao ar livre, durante o dia, ou em ambientes com iluminação ideal, mas peca em locais um pouco mais escuros e à noite, entregando muitos ruídos. A expectativa é de que o Galaxy A50, com 25 MP (f/2.0) tenha resultados semelhantes.

Efeito “Foco seletivo” (ou “Modo Retrato”) tirada com o Galaxy A7 (2018) - Foto: Ana Marques/Zoom

Desempenho: Galaxy A50 promete ser mais veloz

O destaque neste tópico fica pelo modelo de processador mais avançado do Galaxy, em relação ao A7 (2018). O primeiro conta com um Exynos 9610 octa-core de até 2,3 GHz fabricado em 10 nm e, o segundo, com um Exynos 7885 octa-core de até 2,2 GHz em 14 nm. Mais recente, o chip do A50 deve aguentar melhor as tarefas pesadas, evitando travamentos e entregando maior velocidade.

De todo modo, os dois celulares rodam jogos intermediários e apps exigentes sem grandes problemas. Os programas mais pesados podem resultar em engasgos, no entanto apenas usuários muito exigentes deverão se preocupar com isso. A memória RAM é de 4 GB e deve lidar bem como multitarefa e aplicativos em segundo plano, conferindo fluidez no dia a dia.

O Galaxy A50 conta apenas com a opção de armazenamento de 64 GB, enquanto o A7 (2018) é vendido em 64 GB ou 128 GB. Caso opte pelo segundo modelo, é recomendado escolher a versão com maior memória, já que os preços não estão tão diferentes e o espaço extra é ideal para evitar dores de cabeça ao instalar apps e guardar arquivos como fotos e vídeos no aparelho.

Sistema e recursos: Galaxy A50 já chega com Android 9 e tem TV Digital

Galaxy A50 exposto em stand da Samsung - Foto: Reprodução/Shutterstock


Lançado em 2019, o Galaxy A50 já sai de fábrica com o Android 9.0 Pie, versão mais recente do sistema do Google disponibilizada para o público final. Já o Galaxy A7 (2018) chega com o Android 8.0 Oreo e a Samsung Experience, interface antiga da fabricante – mas pode ser atualizado para a versão mais recente.

A atualização para o Android Pie traz consigo a Samsung One UI (já presente no A50), e traz novidades como bateria adaptativa, brilho adaptativo, slices e navegação em gestos.

Leia também: Celular Samsung com Android 9.0 Pie: 21 modelos com atualização garantida em 2019

Um trunfo do Galaxy A50 fica por conta do recurso de TV Digital integrada, ideal para quem passa muito tempo fora de casa e não quer perder nenhum capítulo da novela favorita ou as partidas do time do coração. Vale lembrar que essa função não consome dados móveis, o que é uma boa notícia para quem precisa poupar a franquia de internet.

Bateria: Galaxy A50 deve aguentar mais tempo longe das tomadas

O Galaxy A7 (2018) tem 3.300 mAh de capacidade de bateria e, nos testes feitos aqui no Zoom, o celular aguentou cerca de 14 horas de uso moderado. Com maior capacidade (4.000 mAh) e processador mais eficiente, espera-se que o Galaxy A50 tenha melhor autonomia longe das tomadas, no entanto não é possível cravar um valor, já que não fizemos testes reais com este aparelho.

Outro destaque do A50 é a compatibilidade com carregamento rápido (15 W). O A7 (2018) não tem esse recurso, o que acaba sendo uma má notícia para usuários com rotina agitada, que precisam recarregar o smartphone com rapidez em momentos emergenciais.

Galaxy A50 vs Galaxy A7 (2018) | Afinal, qual é o melhor celular intermediário?

Apesar das semelhanças, o A50 é mais interessante para o consumidor da linha Galaxy A da Samsung. Ele promete desempenho melhor por conta do processador mais avançado e também chama atenção pela bateria de 4.000 mAh. Além disso, seu sistema operacional de fábrica é mais recente e ele se destaca no aproveitamento de tela. Considerando o preço atual dos celulares, o Galaxy A50 é o modelo que oferece melhor custo-benefício neste comparativo.

No entanto, cabe o alerta: se o seu foco principal está nas câmeras, há modelos mais interessantes em uma faixa de preço próxima disponíveis no mercado, como o Motorola One Vision e o Redmi Note 7.

Encontre as melhores ofertas para o Galaxy A50 e para o Galaxy A7 (2018) aqui, no Zoom:

Leia também: