Zoom indica em Celular e Smartphone

Motorola One Vision vs Galaxy A50: compare preço, câmeras e desempenho

A câmera tripla da Samsung supera os recursos da Motorola? Descubra qual celular leva a melhor nessa disputa!

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Motorola One Vision e o Samsung Galaxy A50 são dois smartphones intermediários premium, segmento conhecido pelos preços entre R$ 1.500 e R$ 2.500 e especificações interessantes, mais próximas dos celulares avançados.

Apesar do preço aproximado, os celulares contam com algumas diferenças na ficha técnica, como o conjunto de câmeras – que é duplo no One Vision e triplo no A50 – e o modelo do processador (apesar de ambos serem fabricados pela Samsung e contarem com 8 núcleos).

Se você está em dúvida sobre qual smartphone é o ideal para o seu dia a dia, continue a leitura e entenda os principais destaques de cada modelo antes de decidir qual comprar.

Leia também: Samsung inicia as vendas do Galaxy A70 no Brasil; saiba preço e ficha técnica

Motorola One VisionMotorola One VisionSamsung Galaxy A50Samsung Galaxy A50
Data de lançamento
Maio de 2019 Abril de 2019
Tamanho da Tela
LTPS IPS LCD 6,3 polegadas (21:9) Super AMOLED 6,4 polegadas (19,5:9)
Resolução da Tela
Full HD+ (2520 x 1080 pixels) Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
Processador
Exynos 9609 (octa-core de até 2,2 GHz) Exynos 9610 (octa-core de até 2,3 GHz)
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
128 GB 64 GB
Memória expansível
Sim, até 512 GB Sim, até 512 GB
Câmera traseira
Dupla de 48 MP (Quad Pixel) (f/1.7) + 5 MP (f/2.2) Tripla 25 MP (1.7) + 5 MP (f/2.2) + 8 MP (f/2.2)
Câmera frontal
25 MP (Quad Pixel) (f/2.0) 25 MP (f/2.0)
Filma em
4K a 30 fps Full HD (1080p) a 30 fps
Bateria
3.500 mAh 4.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9.0 Pie (One Edition) Android 9.0 Pie (Samsung One UI)
Leitor de digitais
Sim (traseira) Sim (sob a tela)
Reconhecimento Facial
Sim Sim
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Não Não
TV Digital
Não Sim
Dimensões
160,1 x 71,2 x 8,7 mm 158,5 x 74,7 x 7,7 mm
Peso
181 g 166 g
Cores
Azul safira e bronze Azul, preto e branco
Ver ofertas Ver ofertas

Tela Super AMOLED do Galaxy A50 é mais econômica

Logo de cara, o Galaxy A50 abre vantagem nesse comparativo ao trazer a tecnologia Super AMOLED, que promete cores mais vivas e contrastes mais intensos, além de ser mais econômica do que o display IPS LCD presente no Motorola One Vision.

No tamanho, não há muita diferença: 6,3 polegadas para o One Vision e 6,4 polegadas para o A50, ambos com resolução Full HD+. Ou seja, os dois são indicados para quem curte assistir vídeos pelo smartphone e devem entregar imagens bastante nítidas, ricas em detalhes.

Motorola One Vision vs Galaxy A50Motorola One Vision tem tela no formato 21:9 e furo na tela para abrigar câmera - Foto: Ana Marques/Zoom

No formato da tela, há uma diferença importante: a Motorola inovou ao trazer seu primeiro smartphone em 21:9, proporção que torna o celular mais alongado (a gente fala dos impactos no próximo tópico). A Samsung, por sua vez, aposta no formato 19,5:9, mais comum aos atuais celulares do mercado nas mais diversas faixas de preço.

Os aparelhos também se diferem pela solução para abrigar a câmera frontal. Enquanto a Motorola optou por um recorte circular no display, a Samsung segue com notch em formato de gota.

Design mais alongado do Motorola One Vision proporciona pegada mais confortável

Como foi dito acima, o formato 21:9 do One Vision torna o smartphone mais estreito, o que é legal porque facilita a pegada, principalmente para usuários com mãos menores.

Além disso, o smartphone da Motorola é construído em vidro 4D, o que confere um acabamento arredondado à traseira e às extremidades do aparelho, melhorando ainda mais a experiência no manuseio.

Já o Galaxy A50 é mais largo, os motivos são o formato 19,5:9 e a tela maior, de 6,4 polegadas. Mas na espessura, ele ganha, sendo 1 milímetro mais fino do que o One Vision. No peso, apesar da maior bateria, o A50 também leva a maior, por ser mais leve: 166 g contra 181 g do Motorola One Vision.

Motorola One Vision vs Galaxy A50Samsung Galaxy A50 na cor azul - Foto: Reprodução/Shutterstock

Na traseira do One Vision, há um sensor de digitais responsável pelo desbloqueio rápido de tela e aplicativos. No Galaxy A50, o leitor fica sob a tela, mas ele é um sensor óptico e não ultrassônico, como no Galaxy S10, por exemplo. Isso significa que ele tende a apresentar um tempo de resposta não muito satisfatório. Mas a boa notícia é que você pode optar pelo desbloqueio via reconhecimento facial nos dois smartphones.

Enquanto o Galaxy A50 está disponível nas cores azul, preto e branco, o Motorola One Vision tem versões em azul safira e bronze.

Nas câmeras, quantidade não é qualidade – ponto para o Motorola One Vision!

Câmera tripla é melhor que câmera dupla? Depende, e muito! Nesse caso, estamos comparando a versatilidade que as três lentes do Galaxy A50 oferecem com os recursos de software da câmera do Motorola One One Vision. Isso sem falar da estabilização – mas vamos por partes!

O conjunto do A50, que conta com lentes ultrawide (com sensor de, grande angular e um sensor de profundidade, é bacana para quem curte variar nos ângulos das fotos, permitindo a captura de paisagens inteiras sem muito esforço, além do famoso Modo Retrato, que desfoca o fundo da foto. No entanto, o smartphone peca na estabilização da câmera: se você não tiver um suporte ou prestar muita atenção para não tremer as mãos, pode ser difícil conseguir uma captura sem trepidações.

Motorola One Vision vs Galaxy A50Câmera dupla do Motorola One Vision - Foto: Ana Marques/Zoom

Já o Motorola One Vision, com sua câmera dupla, faz um ótimo trabalho com sua tecnologia Quad Pixel. O sensor principal de 48 MP é responsável pela captura e, em seguida, o One Vision combina 4 pixels em um único pixel, oferecendo assim imagens ainda mais nítidas. O sensor secundário auxilia no Modo Retrato, que tem diferentes possibilidades de desfoque.

Mas um dos grandes trunfos do Motorola One Vision está no recurso Night Vision. Com ele, você consegue capturar fotos mesmo em locais realmente escuros, como em uma balada, e sem o uso do flash. Além disso, a estabilização óptica de imagem (OIS) garante resultados sem borrões, mesmo quando há um pouco de movimento.

Ambos os celulares contam com inteligência artificial que é capaz de reconhecer a cena para otimizar as fotos. Nos vídeos, o Motorola tem outra vantagem: ele grava em 4K a 30 fps, enquanto o Galaxy A50 faz gravações em Full HD (1080p) com a mesma taxa de quadros por segundo.

Na câmera frontal, os dois smartphones têm sensores de 20 MP com abertura de lente (f/2.0). Mas, novamente, aqui a tecnologia Quad Pixel joga a favor do One Vision, o colocando em evidência.

Desempenho: temos empate técnico

Os dois celulares deste comparativo trazem processadores Exynos, fabricados pela Samsung. No entanto, enquanto o Motorola One Vision conta com o chip Exynos 9609, o Galaxy A50 tem o Exynos 9610.

Em linhas gerais, você não deve perceber muita diferença na performance, e os dois devem entregar bom desempenho mesmo em tarefas mais exigentes. A memória RAM é de 4 GB em ambos os modelos, o que proporciona boa fluidez para trocar de aplicativos ou usar dois programas ao mesmo tempo sem engasgos.

Motorola One Vision vs Galaxy A50Galaxy A50 em renderização oficial - Foto: Divulgação/Samsung

Para quem gosta dos detalhes: o Exynos 9610 tem ligeira vantagem na velocidade do clock, com 4 núcleos a 2,3 GHz, enquanto o 9609 chega 2,2 GHz. Outro ponto de distinção é a capacidade de codificação e decodificação de vídeos em 4K em uma taxa de 120 fps do 9610, enquanto o 9609 tem taxa máxima de 60 fps para vídeos nessa resolução.  Ambos os processadores são fabricados em 10 nanômetros.

No armazenamento, o One Vision tem grande vantagem: são 128 GB de memória interna, contra 64 GB da Samsung, o que significa muito mais espaço para guardar suas fotos, vídeos, apps e demais arquivos, sem preocupações. Os dois contam com suporte a microSD de até 512 GB.

Galaxy A50 tem maior capacidade de bateria

Com 4.000 mAh de capacidade, contra 3.500 mAh, além de uma tela mais econômica, é esperado que a autonomia do Galaxy A50 seja melhor do que a do Motorola One Vision.

Isso quer dizer que, se depender apenas desse quesito, pessoas com rotinas mais agitadas deverão se beneficiar mais com o smartphone da Samsung. Vale ressaltar que ambos contam com recarga rápida – a Motorola promete 7 horas de uso com apenas 15 minutos de carregamento, já a Samsung não faz estimativas, mas informa que o carregador é de 15 W.

Android One dá mais segurança ao celular da Motorola

Como o nome entrega, o Motorola One Vision sai de fábrica com a versão One do Android, que é baseada no sistema “puro” do Google, com pouquíssimas modificações feitas pela fabricante do celular e que promete atualizações de segurança mais frequentes e rápidas. Além disso, o One Vision sai de fábrica com garantia de que irá receber o Android 10 (Q) e o Android 11 (R), o que dá um fôlego de, no mínimo, dois anos ao aparelho.

Já o Galaxy A50 conta com a Samsung One UI baseada no Android 9.0 Pie. A interface da fabricante sul-coreana está mais agradável, com visual limpo e facilita o uso com uma mão, não deixando a desejar em relação à interface do One Vision.

Motorola One Vision vs Galaxy A50Motorola One Vision tem a interface “pura” do Android One - Foto: Ana Marques/Zoom

Afinal, entre o Motorola One Vision e o Galaxy A50, qual celular comprar?

Com desempenho semelhante, ambos os celulares devem fazer um bom trabalho ao rodar apps e executar jogos. No entanto, há algumas diferenças importantes, sendo a principal o conjunto fotográfico.

Se você é muito exigente com câmeras, deverá conseguir melhores resultados com o Motorola One Vision e seus recursos avançados. Porém, se o seu foco é bateria, poderá conseguir maior autonomia para passar mais tempo longe das tomadas com o Galaxy A50.

Encontre os menores preços para o Motorola One Vision e o Galaxy A50 no Zoom:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone