Logo Zoom
Logo Zoom

A disputa promete ser boa. E sabe por quê? Porque aqui vamos comparar duas versões de um smartphone de grande sucesso entre os consumidores: o Galaxy J5.

A primeira versão dele foi lançada em 2015, e logo chamou atenção por ser um smartphone com ótimo custo/benefício. Na prática, isso quer dizer que é possível ter em mãos um smartphone capaz de rodar praticamente todos os apps do sistema Android, e com um preço atrativo na hora da compra.

E será que o Galaxy J5 2015 (que já estava bom) pode ficar ainda melhor, com a sua versão mais atual, a Galaxy J5 2016? É isso que você vai descobrir agora!

Galaxy J5 2016 tem tela um pouco maior e ganhou design mais moderno

Um dos diferenciais do Galaxy J5 2016 é que ele ganhou acabamento metálico, deixando o visual do smartphone mais sofisticado. Enquanto isso, o seu antecessor conta com acabamento lateral de plástico com aparência cromada.

Outra diferença que podemos perceber entre os dois smartphones é o tamanho da tela. A diferença é pouca, é verdade, mas vale você considerar alguns detalhes.

O Galaxy J5 2015 segue o padrão de "smartphone intermediário de 5 polegadas" (para você ter uma ideia, o Moto G 3ª Geração, o Lenovo Vibe K5 e o Galaxy Gran Prime Duos contam com tela de 5 polegadas). Para completar, a sua resolução é HD, uma resolução satisfatória para uma tela desse tamanho.

Enquanto isso, o Galaxy J5 2016 foi desenvolvido com uma tela um pouco maior, de 5.2 polegadas. E a resolução continuou a mesma – a HD. Traduzindo isso em números, significa dizer que a tela do Galaxy J5 2016 tem densidade de pixels de 282ppi. Já o J5 2015 se superou nesse ponto, e apresenta densidade de pixels de 294ppi. Mas, na prática, essa diferença é pouca, e podemos considerar que os dois smartphones oferecem a mesma qualidade de imagem.

Uma tecnologia que você encontra na tela dos dois aparelhos é a Super AMOLED. Essa tecnologia, aliás, já é bastante conhecida. Presente em vários celulares da Samsung. garante imagens com cores ainda mais vivas.

Galaxy J5 2016 garante melhor desempenho (mas a diferença não é grande!)

Chegamos agora a um ponto fundamental de um smartphone: o seu desempenho. O J5 2015 é equipado com processador quad core de 1.2GHz e memória RAM de 1.5GB. No Galaxy J5 2016 também encontramos um processador quad core de 1.2GHz, mas é a memória RAM que se destaca mais, com 2GB.

A diferença é muita? Não, não é. Se a gente for classificar esses dois aparelhos, ambos podem ser considerados smartphones intermediários. E isso não é uma desvantagem: quer dizer que eles suportam rodar praticamente todos os aplicativos do sistema Android e até abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo. E tudo isso com bom custo/benefício na hora da compra.

Mas assim, só não vale confundir esses smartphones com modelos top de linha, tudo bem? Um top de linha realmente é bem mais avançado, e permite realizar tarefas ainda mais pesadas.

Na memória interna, você precisa ficar de olho na capacidade desses aparelhos. O Galaxy J5 2016 conta com armazenamento de 16GB. Porém, há duas versões do Galaxy J5 2015: uma com 16GB e outra com apenas 8GB. E vale lembrar que parte da memória interna já vem ocupada pelo sistema operacional e por aplicativos pré-instalados, então o espaço disponível acaba sendo menor ainda.

Sendo assim, aqui vai uma dica: se você quer espaço para salvar fotos e vídeos, além de apps baixados na Play Store (a loja de apps do Google para aparelhos Android), o melhor mesmo é escolher o modelo de 16GB.

Ah, mas a boa notícia é que esses smartphones contam com entrada para cartão microSD, sendo possível expandir a memória até 128GB.

Outro ponto em comum é que, aqui, temos celulares dual chip, permitindo que você aproveite as vantagens de diferentes operadoras.

Celular com NFC: assim é o Samsung Galaxy J5 2016

Com tantos pontos em comum, é interessante quando percebemos que a Samsung aprimorou a segunda versão do Galaxy J5, inserindo, no aparelho, novas tecnologias. O que também queremos dizer com isso é que o J5 2016 é um celular com NFC.

Mas calma que também há pontos positivos no Galaxy J5 2015. Se a tecnologia NFC ficou de fora, não se esqueça de que ele é um celular com 4G, garantindo um acesso mais rápido à internet. A conexão 4G, aliás, também pode ser encontrada no J5 2016.

Câmeras do Galaxy J5 2016 não sofreram grandes mudanças

Se tem um ponto que a Samsung apostou – e acertou – foi ter fabricado o Galaxy J5 2015 com câmera frontal de 5MP e flash. Para quem curte, o J5 se tornou um bom smartphone para selfies, com o flash dando aquela ajudinha em locais menos iluminados.

E se você levar em conta que estamos falando de um smartphone intermediário, o J5 oferece boas câmeras (frontal e traseira) para sua categoria.

O Galaxy J5 2016 veio sem grandes mudanças. Mas até podemos entender: se um dos pontos altos do J5 2015 é a câmera, que isso se repita no seu sucessor (mas mantendo o bom custo/benefício).

Resumindo: os dois aparelhos contam com câmera traseira de 13MP, que filma em Full HD e tem flash, e câmera frontal de 5MP, também com flash. O avanço da versão mais atual fica na abertura da câmera frontal, de f/1.9 (em vez de f/2.2, presente na câmera frontal do Galaxy J5 2015), melhorando a quantidade de luz que entra na câmera.

Na bateria, ponto para o J5 2016, mais uma vez!

Outro atributo que mostra que a versão J5 2016 é melhor é a bateria. Enquanto o J5 2015 conta com capacidade da bateria de 2.600mAh, o Galaxy J5 2016 oferece uma capacidade de 3.100mAh.

Porém esses números, citados assim sozinhos, não querem dizer muita coisa, concorda? Então vamos considerar a duração da bateria por horas. De acordo com a Samsung, o Galaxy J5 2015 aguenta até 9 horas com o uso da internet 4G. E a maior duração fica no J5 2016, capaz de suportar até 13 horas ao usar a internet 4G.

Então qual o melhor Galaxy J5 para você?

Com este comparativo, fica claro que o Galaxy J5 2016 realmente é o melhor. E isso já era esperado. Afinal, estamos falando do sucessor, um modelo que já aguardamos melhorias.

Mas agora precisamos entender isto: será que o Galaxy J5 2016 é realmente a melhor opção para você?
Bom, se você já tem o Galaxy J5 2015 – e conhece a qualidade que ele oferece – talvez trocar pelo modelo mais atual não vai valer muito a pena, pois as mudanças não foram tão grandes assim.

Porém, se já faz um tempo que você está de olho no Galaxy J5 (afinal, estamos falando de um dos melhores celulares com bom custo/benefício), indicamos a versão mais atual, que vem com alguns diferenciais: o Galaxy J5 2016 tem NFC, 2GB de memória RAM e ficou ainda melhor na hora de tirar várias selfies.

Veja preços para o Galaxy J5 2016 e Galaxy J5 2015:




Leia também: Melhores celulares custo/benefício