Carregando ofertas com cashback...

Fechando a família S25, o Samsung Galaxy S25 FE chegou ao mercado brasileiro em setembro prometendo uma alternativa tão poderosa quanto seus irmãos, mas em um pacote mais acessível.

Cedido pela Samsung por empréstimo, tivemos acesso a um dos modelos lançados pela empresa para trazer esse review para vocês.

Mas a pergunta em questão aqui é: o Galaxy S25 FE vale a pena? O que esta Fan Edition traz de diferente em relação aos outros modelos? Vem conferir com a gente!

Design e acabamento do Galaxy S25 FE

O Galaxy S25 FE traz mudanças visíveis em relação ao seu antecessor. A Samsung conseguiu deixá-lo mais fino (7,4mm) e mais leve (190g).

Isso facilita muito assistir vídeos, tanto na horizontal quanto na vertical, cansando menos a mão. O mesmo pode ser dito sobre jogar, mas aqui a finura dele acaba atrapalhando um pouco, já que é necessário "apertar" mais o celular para ele não deslizar.

Além disso, as bordas ficaram ainda mais estreitas, aumentando a sensação de imersão na tela. Por outro lado, o Galaxy S25 FE dá uma sensação de que ele vai deslizar da sua mão facilmente se ficar distraído.

A construção combina vidro Gorilla Glass Victus+ na frente e atrás, junto com a moldura em Armor Aluminum, um alumínio reforçado que oferece maior resistência contra quedas e torções.

O aparelho também possui certificação IP68, garantindo proteção contra água e poeira em situações comuns, como chuva ou respingos.

Visualmente, o modelo mantém a identidade da linha S, mas com um detalhe exclusivo: a moldura bicolor, que cria um contraste elegante e dá um ar moderno ao conjunto.

Ele está disponível em quatro cores no Brasil: Azul Marinho (a que testamos!), Preto Noturno, Azul Gelo e Branco, todas com acabamento premium e discreto.

Imagem do celular Galaxy S25 FE de frente e de costas na cor azul marinho
Design fino e moldura bicolor reforçam a proposta premium do Galaxy S25 FE (Imagem: Samsung)
Publicidade

Câmeras do Galaxy S25 FE

Na traseira, o Galaxy S25 FE traz um conjunto triplo de câmeras que cobre desde fotos amplas até zoom:

  • 50MP (f/1.8, OIS) – sensor principal, que garante imagens nítidas e com boa captura de luz.
  • 12MP ultrawide (f/2.2) – ideal para fotos em grupo, paisagens ou cenários amplos.
  • 8MP telefoto (f/2.4, OIS) – oferece zoom óptico de 3x e zoom digital de até 30x, mantendo boa definição em distâncias maiores.

O sistema é auxiliado pelo AI ProVisual Engine, que trabalha em tempo real para melhorar cor, contraste e nitidez. Além disso, o Multiframe HDR ajuda a equilibrar as exposições em fotos contra a luz, evitando áreas estouradas ou muito escuras.

Outro ponto forte é a fotografia noturna: a Samsung promete redução de granulação e maior detalhe em ambientes com pouca luz, mantendo cores vivas e contornos definidos.

No dia a dia, é um conjunto versátil que atende bem tanto quem fotografa ocasionalmente quanto quem gosta de explorar diferentes estilos de foto. Abaixo, veja algumas fotos tiradas pelas lentes do Samsung Galaxy S25 FE tanto de dia, quanto de noite.

Foto de paisagem urbana tirada de dia com o Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)
Foto de paisagem noturna urbana tirada no Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)
Foto de espada de são jorge tirada de dia no Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)
Foto de espada de são jorge tirada de noite no Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)

Câmera de selfies do Galaxy S25 FE

A câmera frontal do Galaxy S25 FE recebeu uma melhoria importante em relação à geração anterior: agora são 12MP (f/2.2), contra 10MP do S24 FE. Essa mudança resulta em selfies mais nítidas, com 20% mais resolução, além de maior riqueza em cores e texturas.

Mesmo sem autofoco, o sensor consegue entregar bons resultados em diferentes condições de luz, com auxílio da IA ProVisual Engine, que ajusta tons de pele e contraste para deixar as fotos mais naturais.

É uma câmera voltada para quem usa bastante redes sociais, faz videochamadas ou grava conteúdo em primeira pessoa. As melhorias são visíveis em chamadas de vídeo, que ficam mais claras e definidas, além de selfies com mais realismo.

Selfie de homem branco com barba e de óculos tirada de dia no Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)
Selfie de homem branco com barba e de óculos tirada de dia no Galaxy S25 FE
(Foto: Filipe Salles)

Gravação de vídeos do Galaxy S25 FE

O Galaxy S25 FE oferece gravação em até 8K a 30fps na câmera traseira, com suporte a OIS (estabilização óptica) para reduzir tremores.

Para quem prefere mais fluidez, há também gravação em 4K a 60 fps e opções em câmera lenta que chegam a 240fps em Full HD ou 120fps em UHD.

Em ambientes noturnos, o conjunto de câmeras conta com otimizações de IA para reduzir ruídos e melhorar a definição, entregando vídeos mais claros mesmo em baixa luz.

Isso é útil tanto para gravações casuais quanto para criadores de conteúdo que produzem em diferentes cenários.

Na câmera frontal, também é possível gravar em 4K a 60fps, garantindo qualidade de alto nível em vlogs, stories e videochamadas.

No entanto, não é interessante usá-la em ambientes de baixa luminosidade, já que as otimizações de IA citadas acima não funcionam tão bem na câmera frontal.

Tela do Galaxy S25 FE

Imagem do Galaxy S25 FE exibindo uma paisagem de rio entre montanhas na tela
A tela AMOLED de 6,7’’ traz cores vivas e alta imersão para filmes e jogos (Imagem: Samsung)

O Galaxy S25 FE vem equipado com um painel Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, com resolução FHD+ (2340 x 1080). A taxa de atualização adaptativa chega a 120Hz, garantindo fluidez em rolagens, navegação e jogos.

Outro ponto importante é o Vision Booster, que ajusta brilho e contraste em tempo real para melhorar a visibilidade em ambientes externos. Isso faz diferença especialmente ao usar o celular sob luz forte, mantendo o conteúdo nítido e legível.

É uma tela que equilibra bem cores vibrantes e pretos profundos, típicos do AMOLED, com a vantagem da taxa alta de atualização. Além disso, as bordas mais finas aumentam a área útil e reforçam a imersão em vídeos, redes sociais e jogos.

Desempenho do Samsung Galaxy S25 FE

Para testar o desempenho do Galaxy S25 FE, misturamos o uso no dia a dia com testes de benchmark e, claro, jogando alguns dos games mais populares para celular.

Vale mencionar aqui que o celular vem equipado com o chip Exynos 2400, fabricado pela própria Samsung e já presente em modelos como o Galaxy S24.

Além disso, ele traz versões com 8GB e 12GB de RAM, detalhes que impactam diretamente a performance do celular na execução destes testes. No armazenamento, o celular está disponível em versões de 256GB e 512GB.

A versão do Galaxy S25 FE que testamos foi a com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Ou seja, é possível ter mais performance do que a que detalhamos aqui caso adquira a versão com 12GB de RAM, mas o desempenho será bem aproximado.

Nestas configurações, o uso no dia a dia foi suave e fluído. Mesmo com diversos apps e janelas de navegador abertos, não houve travamentos ou qualquer sinal de lentidão.

Processador em um celular
O SoC é o principal responsável pelo desempenho de um celular (Foto: Adobe Stock)

Testes de benchmark

Para os testes de benchmark, usamos duas aplicações dedicadas a criar testes para a performance do celular usando simulações de games, por exemplo.

São eles o 3DMark e o Geekbench. Eles realizam testes tanto no processador quanto na placa gráfica do chipset Exynos 2400 do Galaxy S25 FE.

No 3DMark, usamos o teste indicado Solar Bay, dedicado para celulares capazes do efeito de Ray Tracing, mas que não são premium.

Existem dois testes aqui. O primeiro leva um minuto e testa a performance e a média de quadros por segundo que o celular consegue manter.

Neste teste, a nota do Galaxy S25 FE foi de 8185, com média de 31,12FPS na duração do teste. Em comparação com o antecessor Galaxy S24 FE, a versão atual do celular marcou cerca de 500 pontos a mais.

O segundo é um teste de estresse, simulando 20 minutos de gameplay e oferecendo o alcance da melhor nota e pior nota, incluindo um grau de estabilidade da performance.

Ou seja, ele calcula os momentos que o celular performou melhor com o que ele teve pior performance, entregando também o quão estável a jogabilidade estava.

Neste, a melhor pontuação foi de 6834, com a pior sendo de 5186, com estabilidade de 75,9%.

Já no Geekbench, os testes são um pouco diferentes. Ao invés de simulações gráficas, ele faz um teste direto, sem exibir nada da tela. São três testes: um no núcleo principal do Exynos 2400, outro em todos os núcleos e outro no chip gráfico.

No teste de núcleo único, a nota foi 2049, similar ao do Galaxy S24 Plus, de acordo com o app. Mas no teste multi-núcleo, o Galaxy S25 FE fica com pontuação de 6811, ficando acima do Galaxy S24 Ultra, mas abaixo das edições premium atuais da marca.

Por fim, o teste de GPU rendeu 13579 pontos, ficando atrás da GPU do Galaxy S25 Edge, mas não por muitos pontos.

Como foi jogar no Galaxy S25 FE?

Captura de tela do jogo Genshin Impact feito no celular Galaxy S25 Edge
Bastante pesado, Genshin Impact rodou muito bem no Galaxy S25 FE (Foto: Reprodução/Genshin Impact)

Uma falha comum em testes de benchmark é que nem sempre eles refletem a realidade de quando você vai de fato jogar. Por isso, além de obter as pontuações nesses testes, também jogamos alguns dos games mais populares disponíveis atualmente.

Para os testes no Samsung Galaxy S25 FE, jogamos Genshin Impact, Fortnite e CoD Mobile, em diferentes configurações de gráficos.

Começando por Genshin Impact, jogo de mundo aberto da miHoyo, conhecido por ser bem pesado e exigir bastante do aparelho. Joguei nas melhores configurações gráficas disponíveis no game.

Durante o gameplay, o celular aqueceu bastante nestas configurações. Também notei leves tropeçoes se movimentando pelo mapa, mas não em combates pequenos em campo aberto, para começar.

A movimentação e combates nos templos também aconteceram sem problemas ou travamentos, com 60FPS fixo.

Nas partidas intensas de CoD Mobile, também testamos com os gráficos nas melhores configurações e conseguimos jogar de maneira estável, com 60FPS liso.

O único jogo que abaixamos as configurações gráficas para o nível alto foi Fortnite, o que foi perfeito para jogarmos suas partidas sem problemas e travamentos, algo bem necessário no caótico jogo da Epic Games.

Sistema operacional e inteligência artificial do Galaxy S25 FE

Imagem promocional mostrando recursos de IA do Galaxy S25 FE para edição de fotos, áudio e vídeos
Funções de IA como edição generativa e apagador de áudio tornam o S25 FE mais útil no dia a dia (Imagem: Samsung)

O Galaxy S25 FE sai de fábrica com o Android 16, personalizado pela One UI 8.0. A interface mantém a proposta de ser intuitiva e altamente personalizável, mas agora traz melhorias práticas, como a Now Bar, que facilita o acesso rápido a informações e apps do dia a dia.

Um diferencial de peso está na promessa de sete anos de atualizações de sistema e segurança, colocando o S25 FE no mesmo patamar de suporte dos modelos mais caros da Samsung. Isso garante longevidade e segurança para quem pretende ficar vários anos com o aparelho.

Outro destaque é a integração com IA, chamada Galaxy AI, que vem acompanhada de recursos avançados:

  • Edição Generativa e Apagador de Objetos para remover elementos indesejados em fotos.
  • Apagador de Áudio para cortar ruídos em vídeos gravados.
  • Corte Automático que transforma filmagens longas em clipes prontos para redes sociais.
  • Tradução em tempo real em chamadas, mensagens e navegação.
  • Circle to Search, em parceria com o Google, que permite pesquisar qualquer coisa apenas circulando na tela.
  • Integração com o Google Gemini, oferecendo seis meses de teste gratuito com armazenamento em nuvem de 2TB.

Testamos algumas destas funcionalidades no Galaxy S25 FE. A maioria das funcionalidades são fáceis de usar, bastando segurar botão HOME e falar pelo microfone para começar a usar as funções de IA.

Em alguns casos, especialmente o do circule para pesquisar, basta segurar o botão de home na parte inferior central e então circular o que quiser perguntar sobre. Ela funcionou bem durante o jogo, entregando as informações precisas.

Captura de tela do Galaxy S25 FE exibindo a função Circule para Pesquisar do Google no jogo Genshin Impact
O Circule para Pesquisar pode ajudar com dicas de gameplay (Foto: Reprodução/Genshin Impact/Circule para Pesquisar Google)

O apagador de áudio também opera milagres na edição de vídeo. Para testá-lo, gravei um vídeo com o ventilador de teto do cômodo ligado e apliquei o apagador.

Na gravação original, o barulho do ventilador era mais alto que minha própria voz, sendo impossível me ouvir com clareza. Após o uso da ferramenta, o ruído do ventilador ficou totalmente de fora, sendo possível ouvir apenas a minha voz.

Já a funcionalidade de recorte automático, que separa cortes de um vídeo de maneira automatizada, com a IA selecionando os pontos principais, não é tão fácil de achar.

Vale lembrar que muitas dessas funções do Galaxy AI também estão disponíveis nos modelos mais recentes da marca

Como se comportou a bateria do Galaxy S25 Edge?

A bateria de 4900mAh não chega a impressionar quando olhamos para o valor numérico. Afinal de contas, existem diversos celulares com mais capacidade de bateria disponível no mercado.

Mas não podemos dizer que a capacidade do Galaxy S25 FE é baixa. Realizando tarefas do dia a dia, jogando, assistindo vídeos, ouvindo música e até algumas horas de inatividade, a bateria do celular foi de 100% a 0% em cerca de 25 horas e 22 minutos.

Ou seja, praticamente um dia inteiro de uso sem se preocupar em colocar o celular no carregador.

O carregamento rápido também foi satisfatório, embora não possamos dizer que foi tão rápido. Para resgatar a bateria do Galaxy S25 FE dos 0% aos 100%, o celular levou, desligado, cerca de uma hora e 15 minutos para carregar.

Claro que você não vai usar o celular dessa forma, colocando ele para carregar antes que desligue e nem sempre esperando chegar aos 100%. Considerando esse fator, podemos dizer que uma carga para um nível ok, acima dos 80%, pode levar de 35 a 45 minutos.

Imagem do Galaxy S25 FE mostrando a tela com informações de bateria e autonomia de até 28 horas de vídeo
A bateria de 4.900 mAh oferece autonomia para mais de um dia de uso, com carregamento rápido de 45W (Imagem: Samsung)

Conectividade do Galaxy S25 FE

O Galaxy S25 FE é um aparelho completo em conectividade, preparado para uso no dia a dia e para quem busca mais velocidade. Ele traz 5G compatível com diversas bandas, garantindo internet móvel rápida em qualquer operadora.

No Wi-Fi, o modelo suporta o Wi-Fi 6E (2.4/5/6 GHz), que oferece conexões mais estáveis e com menor latência, ideal para streaming, jogos online e videoconferências.

Também estão presentes Bluetooth 5.4, NFC (para pagamentos por aproximação) e USB-C 3.2 Gen 1, que garante transferência de dados em alta velocidade.

O suporte a dual SIM é flexível: o aparelho pode ser usado com um nanoSIM + eSIM ou até mesmo com dual eSIM, o que aumenta as opções de uso entre linhas pessoais e profissionais.

Além disso, há compatibilidade com Samsung DeX, permitindo transformar o celular em um “PC de bolso” ao conectar em monitores e periféricos, e com o Quick Share, para compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos Galaxy.

Galaxy S25 FE: vale a pena?

Lançado no dia 24 de setembro, com preço sugerido de R$ 5.499 na versão de 256GB do aparelho, que também conta com versões de 128GB e 512GB.

Como de costume, a tendência é que o preço de lançamento seja alto, posicionando o aparelho próximo aos modelos convencionais da linha S25.

Nesse cenário inicial, o Galaxy S25 lançado no início do ano oferece custo-benefício melhor, já que entrega a experiência completa da série por valores abaixo do que o S25 FE está custando atualmente.

Por outro lado, o conjunto que o Samsung Galaxy S25 FE traz é muito bom por si só, embora o preço alto em seu primeiro mês de vida não o torne a melhor das opções em comparação com modelos lançados ainda este ano.

Por isso, a recomendação é aguardar alguns meses após o lançamento, quando o S25 FE deve ter reduções de preço e realmente assumir o papel de “top de linha mais acessível” — que é justamente a proposta da linha Fan Edition.

Enquanto isso, quem busca um modelo equilibrado pode considerar o Galaxy S24 FE, ainda disponível no mercado brasileiro por preços bem mais competitivos, na faixa dos R$ 3.000 reais em outubro de 2025.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade