Testamos o Galaxy Z Fold7: o que achamos do dobrável ultrafino da Samsung?
Com design mais leve e tela mais ampla, confira tudo o que descobrimos sobre o Galaxy Z Fold7

O Galaxy Z Fold7 é o mais novo dobrável da Samsung que chega ao mercado brasileiro em 2025 prometendo revolucionar a experiência de uso com tela flexível.
Com design aprimorado, hardware de ponta e recursos exclusivos para produtividade, o modelo busca consolidar a linha Fold como referência em inovação.
Lançado no final de julho de 2025, o Fold7 aposta em melhorias de desempenho, câmeras ainda mais avançadas e uma construção mais resistente, sem abrir mão da elegância característica da família.
Mas será que o novo dobrável da Samsung realmente entrega tudo o que promete? Ou ainda é um produto para poucos? Testamos o Galaxy Z Fold7 por uma semana e contamos todos os detalhes a seguir!
- Aproveite para ver o nosso comparativo entre o Galaxy Z Fold7 e o Galaxy Z Fold6 para saber o que mudou entre as gerações.
- Confira também quais são os melhores celulares flip de 2025.
Galaxy Z Fold7 está mais fino e leve
O Fold7 é o dobrável mais fino da Samsung, com apenas 4,2mm aberto e 8,9mm fechado. Ele também é um celular leve com 215g. Mesmo com esta espessura e peso o aparelho traz sensação de firmeza ao segurar o celular tanto aberto quanto fechado.
A estrutura do Z Fold7 é em alumínio Armor Aluminum e ele possui vidro Gorilla Glass Victus 2 além de tela externa com Ceramic 2 formando um conjunto que o torna elegante e resistente.

Já a sua nova dobradiça com o sistema FlexHinge 2.0 proporciona abertura fluida e reduz o vinco no meio da tela. Ele parece um celular tradicional quando fechado, se encaixando perfeitamente para uso com uma mão e é mais imersivo quando aberto, parecendo um tablet.
Um ponto de destaque no seu design está no compartimento das câmeras traseiras, que acaba se sobressaindo. Isto faz com que o celular fique desnivelado ao ser colocado sobre uma mesa e talvez gere algum incômodo.
Para compensar esta característica, pode ser interessante investir em uma capa, evitando que o Galaxy fique desconfortável para ser utilizado sobre a mesa. A Samsung lançou, junto com o Fold7, dois modelos de capas: uma de carbono e outra de silicone. Esta última conta com um suporte integrado que permite a visualização da tela aberta sem o uso das mãos.
Também por conta da espessura, o modelo perdeu a compatibilidade com a S Pen não sendo possível utilizar o acessório no smartphone. Ela foi removida para afinar o aparelho, um ponto que pode decepcionar aqueles que já tinham o hábito de utilizar modelos com a caneta.
Qualidade das telas
O Galaxy Z Fold7 possui a tela principal de AMOLED Dinâmico 2X, com 8 polegadas, resolução QXGA+ de 2.184 x 1.968, e taxa de atualização máxima de 120Hz.
Já a sua tela secundária possui 6,5 polegadas sendo também AMOLED Dinâmico 2X e com de resolução FHD+ 2520 x 1080.
Esta composição, juntamente com o suporte a HDR10+ garante ao aparelho cores vivas, imagens nítidas e uso confortável sob luz intensa.
- Quer conhecer outra novidade Samsung? Veja nossa análise do Galaxy S25 Edge.
- Selecionamos os melhores celulares para quem gosta de tela grande.

Equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite um e memória RAM de 12GB, a execução de tarefas diárias no celular não decepcionou.
No formato aberto com o modo de tela dividida, é possível navegar em sites e assistir a vídeos simultaneamente sem engasgos.

O modelo também permite visualizar vídeos com o telefone meio dobrado, um recurso interessante para quem quer assistir algo sem precisar segurar o telefone. Neste formato, a exibição correu também sem apresentar travamentos.

Testes com apps de benchmark
Realizamos testes com dois apps de benchmark no Galaxy Z Fold7, o 3DMark Solar Bay e o Geekbench 6. Ambos simulam tarefas reais simples e complexas para avaliar a performance do aparelho.
Nos testes indicados pelo 3D Mark o Galaxy Z Fold7 pontuou 2.224 a 4.866 na versão mais pesada com uma estabilidade de 45,7%. Se comparamos com demais modelos da Samsung, o desempenho é similar a gerações anteriores da linha S como o Galaxy S24 Plus e o Galaxy s24 Ultra.
Já o Geekbench 6 realiza três avaliações: de apenas um núcleo do processador, de todos os núcleos em conjunto e de processamento gráfico. Para o teste de núcleo único, a pontuação foi de 2.159 enquanto a de núcleo múltiplo foi 8.843. Na pontuação do teste de GPU, o resultado foi de 18.766.
Ao comparamos esta pontuação com outros celulares, o Galaxy Z Fold7 se assemelha a modelos como o iPhone 16 e o Xiaomi 15.
Testes com jogos
Para os testes com jogos escolhemos títulos de gêneros variados. Jogamos no Galaxy Z Fold7 o Genshin Impact, League of Legends: Wild Rift, Asphalt Legends e o Call of Duty Mobile, configurando cada um deles para qualidade máxima permitida.
Em todos os jogos, a experiência foi fluida e estável, apresentando aquecimento em um nível normal ao que comumente acontece com jogos que exigem mais do processador.
- Confira os últimos lançamentos de celulares de 2025.
Jogando com a tela aberta
A experiência de jogar com o telefone aberto é o grande diferencial. Para todos os jogos testados a visualização ficou em tela cheia, sem apresentar tarjas nas extremidades para ajustes, proporcionando uma experiência mais imersiva.
Por apresentar uma tela em um formato mais quadrado é possível notar a perda de parte dos cenários, mas sem comprometer a jogabilidade. A qualidade de performance não se alterou nos testes com os jogos na tela aberta, foi possível rodar todos os jogos de forma fluida e sem travamentos.

Como são as câmeras do Galaxy Z Fold7?
O Galaxy Z Fold7 apresenta um conjunto de câmeras traseiro triplo com uma câmera principal de 200MP, a ultrawide de 12MP e a teleobjetiva de 10MP com zoom óptico 3x e zoom digital até 30x.
Já para as selfies ele conta com lentes de 10MP na tela externa e 10MP sob a tela interna. Aliado aos recursos avançados do Galaxy AI, a qualidade das fotos e vídeos é comparável ao Galaxy S25 Ultra.
O primeiro teste foi feito com fotos durante o dia que mostraram cores ricas, vibrantes e muitos detalhes.

Nos testes de edição de imagens com o Galaxy AI usando o recurso de edição generativa para apagar objetos, o resultado não decepcionou. A inteligência conseguiu remover os itens selecionados e preencher bem os espaços.

As fotos registradas à noite entregaram as mesmas impressões das feitas durante o dia. O Galaxy Z Fold7 foi capaz de registrar bem os detalhes, iluminação e cores do ambiente.
- Gosta de tirar fotos? Conheça então os celulares com as melhores câmeras de 2025.

No modo noturno, o sensor noturno conseguiu executar um bom trabalho. Em um ambiente de baixa iluminação foi possível tirar fotos claras e com nitidez.

Já para as selfies, as lentes de 10MP do Galaxy Z Fold7 conseguiram capturar muitos detalhes tanto para o rosto quanto para o ambiente de fundo.

A versatilidade do Galaxy Z Fold7 é um destaque a parte, além de ser possível utilizar o telefone meio dobrado para tirar fotos sem as mãos, ele também permite usar a tela externa como “visor”, para que a pessoa fotografada se enquadre ou até mesmo para você tirar uma selfie usando as lentes traseiras.

A bateria do Fold7 dura bem?
A bateria do Galaxy Z Fold7 é de 4.400mAh, mesma capacidade do seu antecessor, o Galaxy Fold6. Considerando as melhorias apresentadas e o preço com o qual ele chegou ao mercado, teria sido interessante que também tivesse ocorrido um upgrade no tamanho de sua bateria.
Fizemos dois testes no modelo, o primeiro para saber o tempo de carregamento completo e o segundo para verificar a duração da bateria.
O teste de usabilidade foi feito iniciando a utilização do celular com a bateria em 100% no qual o tempo para descarregar completamente foi de cerca de 22 horas de utilização.
Foram realizadas atividades de dia a dia como visualização de vídeos curtos, navegação em redes sociais, reprodução de músicas, aproximadamente três horas de jogo, além de algumas horas de inatividade para simular o uso normal de um celular.
Com o suporte para carregamento rápido com fio de 25W, o Fold7 demorou cerca de 1h20 minutos para realizar a carga completa de 0% a 100% em nosso teste.
- Durabilidade de bateria é importante? Listamos os modelos com as melhores baterias do mercado para você.
Preço e custo-benefício do Galaxy Z Fold7
Para quem está adquirindo seu primeiro dobrável, o Z Fold7 é uma opção completa e potente, incorporando o que há de mais inovador na tecnologia de smartphones dobráveis. Porém, por ter sido lançado recentemente, o seu custo é alto.
Os preços disponíveis para as suas duas versões no mercado hoje são de R$11.599, para o modelo de 512GB e R$ 13.139,10 para a opção de 1TB de memória interna.*
*Valores coletados no dia 20/08/2025
É importante lembrar que, como normalmente acontece, estes valores deverão cair passado o período de lançamento, mas se você deseja ter um Fold7 para chamar de seu agora é bom considerar que ele está custando quase o dobro da sua geração anterior.
Caso deseje adquirir um dobrável com um custo mais baixo, vale dar uma olhada nas ofertas para o para o Galaxy Fold6 que segue sendo uma boa escolha para compra.
- Buscando celular bom e barato? Veja quais são os modelos com melhor custo-benefício.
