Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual a melhor tela para celulares: Retina Display ou Super Amoled?

Qual smartphone escolher: um iPhone com Retina Display ou um Samsung Galaxy com Super Amoled?

Retina Display ou Super Amoled

Nos smartphones, uma tela nítida e brilhante é indispensável. Sem essa característica é impossível ter uma experiência completa usando os mais modernos celulares. É a tela um dos pontos principais na hora de atrair o consumidor.

Por isso, há uma corrida pelo melhor visor nos aparelhos, uma batalha entre duas tecnologias: a Retina Display, do iPhone e a Super AMOLED, da Samsung. Ambas prometem boa visibilidade, mais brilho, mais nitidez, mais pixels... mas, afinal, qual é a diferença entre elas?

iPhone com tela Retina Display

Quando foi lançada, a tela Retina se garantiu como a mais avançada tecnologia de visor em um portátil. O motivo estava nos pixels, que possuem 78 micrômetros.

Preços de iPhone com tela Retina

Então, a tela Retina Display de 3,5 polegadas de certos modelos de iPhone passou a ter quatro vezes mais pixels que antes. São 326 pixels por polegada, sendo que o olho humano percebe apenas 300 desses pixels.

Ou seja, a tela do iPhone diz ser melhor do que você consegue ver. Essa densidade na tela de Retina Display tem o objetivo de deixar as imagens mais consistentes, com menor granulação e, consequentemente, mais nitidez.

A tela Retina ainda é retroiluminada por LED, o que dá o brilho quando a tela está ativa. Outra tecnologia embutida na tela de Retina Display é a tecnologia In-Plane Switching, ou apenas IPS. O objetivo é ter um ângulo de visão maior que as telas comuns. Essa tecnologia ainda realça o contraste das cores. Outra mudança na tela Retina Display foi a melhoria do vidro que cobre a tela, que agora é bem mais resistente a possíveis quedas e riscos.

Super AMOLED, a tela de alguns smartphones Samsung

Para disputar com a tela do iPhone, o Samsung Galaxy S3 foi lançado com a tela Super AMOLED HD, uma melhoria no padrão tela AMOLED, sigla para a tecnologia Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode.

Samsung Galaxy com tela Super Amoled

Essa tecnologia fez os visores de alguns smartphones Samsung serem cada vez mais leves e finos, e com a nitidez muito melhor. A tela Super AMOLED ganhou o termo Super quando a Samsung conseguiu tirar uma das quatro camadas da tela, e isso fez a visibilidade do visor ficar ainda maior, com menos reflexos e mais nitidez.

Agora, para chegar na tela Super AMOLED HD, que está no Galaxy S3, e realmente se aproxima da qualidade da Retina Display, foi necessário aumentar o número de sub-pixels (unidade para contar os pontos dentro do pixel). Aí, sim, a nitidez presente nessa tela supera o que era feito nos outros celulares. Mas, se você quiser ainda mais resolução, que tal a Super AMOLED Full HD? Essa tela está presente nos modelos mais modernos, o Galaxy S4 e o Galaxy S5.

Ambas as telas são de extrema qualidade e recebem sempre atualizações que as deixam ainda mais agradáveis no celular. A comparação só é possível colocando um aparelho do lado do outro e, ainda assim, a diferença entre nitidez, brilho e cores são mínimos detalhes entre essas telas notáveis. Pode-se dizer que, no final das contas, a tela Retina do iPhone ganha por pouco, já que a sensibilidade do touchscreen desenvolvida pela Apple é de muita qualidade.

Top 5 em celular e smartphone