A Xiaomi lançou no fim de março deste ano o seu mais novo celular top de linha: o Xiaomi Poco F7 Ultra. Com o objetivo de bater de frente com os principais modelos das concorrentes, nós vamos analisar a ficha técnica desse aparelho e fazer um review dos principais itens.

Na nossa análise do Poco F7 Ultra, avaliaremos o design e tela, câmeras, processador, bateria e custo-benefício.

Desde já, podemos adiantar que o Xiaomi Poco F7 Ultra tem se saído muito bem para quem gosta de utilizar o celular para jogar, por isso, a tela, processador e bateria podem ser os principais diferenciais desse top de linha.

Ficha técnica do Poco F7 Ultra

  • Tela: Flow AMOLED de 6,67 polegadas com resolução 2K (3.200 x 1.440 pixels), display com brilho máximo de 3.200 nits e taxa de atualização de 120Hz;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Elite;
  • Memória RAM: 12GB ou 16GB de RAM;
  • Armazenamento interno: 256GB ou 512GB de armazenamento interno;
  • Sistema Operacional: Android 15 rodando sob a interface HyperOS 2.0;
  • Câmeras traseiras: Lente principal com sensor de 50 MP (OIS e EIS), lente ultrawide com sensor de 32 MP, lente telefoto com sensor de 50 MP (OIS);
  • Câmera frontal: Câmera frontal de 32 MP;
  • Conexão: 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e NFC, Sensor de impressões digitais ultrassônico e sensor infravermelho;
  • Bateria: 5.300mAh com carregamento com fio de 120W e sem fio de 50W;
  • Certificação IP68;
  • Dimensões: 160,26x74,95x8,39mm;
  • Peso: 212g.
Publicidade

Tela e design do Poco F7 surpreendem

Dois celulares coloridos estão na horizontal
O Xiaomi Poco F7 Ultra é o celular premium da gigante chinesa (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Quando a Xiaomi lançou o Poco F7 Ultra ela não estava de brincadeira. O celular tem acabamento premium e um design de moldura ultrafina com apenas 1,9 milímetro de espessura na parte inferior e 1,6 milímetros na parte lateral, dando ótima percepção do campo de visão.

Segundo a Xiaomi, o Poco F7 Ultra usa a avançada tecnologia de fiação de tela para tornar a moldura inferior tão estreita quanto 1,9 mm para uma experiência de visualização desimpedida.

Na parte traseira do celular está uma tampa inteiriça com destaque para o módulo redondo sobressaltado que abriga as três câmeras do Poco F7 Pro. A estrutura superior não possui a chamada costura, enquanto o acabamento é brilhante fosco e o vidro é traseiro premium.

A qualidade da tela também surpreende. É uma tela AMOLED de fluxo 2K e taxa de atualização de 120Hz. O grande destaque fica por conta do conjunto de chips VisionBoost D7, o primeiro chipset de reforço gráfico dedicado da Poco, construído em um processo avançado de fabricação de 12nm, que oferece gráficos ultraclaros, altas taxas de quadros e visuais dinâmicos em jogos e vídeos.

E não para por aí: a tela possui 3.200 nits de brilho máximo, graças ao combo de 68 bilhões de cores e os 3.200 x 1440 pixels de resolução, ideal para boa visualização, mesmo em ambientes muito claros.

Proteção para jogos longos

Como o Poco F7 Ultra é um celular voltado para quem gosta de jogos, você vai se deparar com um recurso bem interessante no display, chamado de Display Ultra Eye Care, que nada mais é do que uma proteção múltipla para cuidados com os olhos, aplicada para reduzir a fadiga visual e proteger a saúde ocular em todos os momentos, dia ou noite.

Esse recurso no Poco F7 Ultra possibilita até 16 mil níveis de ajuste automático de brilho.

Além disso, a tela possibilita uma experiência de desbloqueio interessante através de um sensor de impressão digital alimentada por IA.

Um celular de cor amarela está no ar, com um jato de água saindo por detrás dele
Câmeras do Poco F7 Ultra impressionam (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A Xiaomi, em sua divulgação oficial, diz que o Poco F7 Ultra possui "o melhor sistema de imagem da Poco de todos os tempos". Na teoria, os números são impressionantes.

O novo smartphone chinês traz uma câmera principal de 50MP, uma telefoto de 50MP e uma ultra de 32MP, enquanto a frontal possui uma lente de 32MP.

Graças ao sensor de imagem Light Fusion 800, as fotos exibem camadas de luz e sombra mais ricas, restaurando instantaneamente a textura autêntica. Com uma impressionante faixa de foco de até 10 cm até o infinito, o Poco F7 Ultra oferece versatilidade, capturando tudo, desde close-ups até paisagens distantes em detalhes impressionantes.

Essa versatilidade se mostra presente com os impressionantes 20X do ultra zoom beta. A qualidade é atestada graças aos recursos de Inteligência Artificial, a Poco AISP.

A POCO AISP integra o poder computacional através do Xiaomi HyperOS. Isso resulta em uma fusão perfeita de software e hardware para recursos avançados de fotografia computacional, aumentando significativamente a eficiência do processamento de imagem de ponta a ponta.

Processador do Poco F7 Ultra é o mesmo do Galaxy S25 Ultra

Imagem mostra um processador de celular escrito Snapdragon Elite 8
Processador do Poco F7 Ultra é o mesmo do Galaxy S25 Ultra (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Poco F7 Ultra é equipado pelo Qualcomm Snapdragon 8 Elite - atualmente, não é possível comprar um processador mais potente em um smartphone Android. Isso porque o celular atinge o mesmo nível de desempenho que o Samsung Galaxy S25 Ultra, por exemplo.

Em alguns benchmarks, o smartphone Poco é até um pouco melhor e atinge pontuações mais altas em benchmarks de carga contínua. Como dissemos que o Poco F7 Ultra é um celular voltado para quem gosta de jogar, o desempenho é potencializado pelas opções de armazenamento interno de 256GB ou 512GB e opções de memória RAM de 12GB ou 16GB.

O Poco F7 Ultra roda o HyperOS 2.0 baseado no Android 15, o mesmo sistema operacional de todos os smartphones Xiaomi atuais. Ele está configurado para receber atualizações do Android por quatro anos - então o F7 Ultra deve receber o Android 19 em 2029.

Imagem mostra uma pessoa segurando um celular na horizontal. Na tela aparece um jogo
Poco F7 Ultra é um celular voltado para jogos (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A bateria de 5.300 mAh do Xiaomi Poco F7 Ultra proporciona autonomia para um dia inteiro de uso intenso. 

Mas o melhor não é isso: o suporte ao carregamento rápido de 120W permite recarregar completamente o dispositivo em aproximadamente 20 minutos, e o carregamento sem fio de 50W oferece conveniência adicional.

Apesar dos números serem bons, é estranho a Xiaomi colocar o aparelho premium com desempenho geral abaixo do Poco F7 Pro, por exemplo. Testes de benchmark apontam um desempenho um pouco inferior ao modelo mais básico.

Poco F7 Ultra: preço e custo-benefício

É bem verdade que, após vermos todos os pontos da ficha técnica do Xiaomi Poco F7 Ultra, podemos chegar à conclusão de que se trata de um excelente modelo premium da gigante chinesa.

O aparelho ainda está chegando no Brasil e, em alguns locais, já é possível encontrá-lo com o preço médio de R$ 5.400.

Enquanto o Poco F7 Ultra ainda não está disponível nas prateleiras, o Poco F6 Pro, o próprio Samsung Galaxy S25 Ultra, que possui o mesmo processador do F7 Ultra, ou o Xiaomi 14T, que são bons modelos premium disponíveis no mercado, podem ser encontrados aqui no Zoom. Veja as opções:

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade