O Lumia 535 é o primeiro smartphone da linha sem a marca Nokia. A Microsoft optou por um modelo dual chip intermediário e com preço mais acessível, configuração legal para uso básico, e sem muitas funções extras.
Como tem processador quad core, ele é bem eficiente na hora de rodar até alguns aplicativos um pouco mais pesados, fora que o próprio sistema operacional Windows Phone já é conhecido por ter boa fluidez. A memória RAM de 1GB permite que você trabalhe com mais programas abertos, sem que o aparelho trave ou fique mais lento.
Uma grande vantagem é que, como é um “smartphone da Microsoft” ele já vem com alguns programas da marca (entre eles Skype, Microsoft Office e o sistema de armazenamento em nuvem OneDrive), que podem ser integrados ao Windows. Boa notícia para quem já trabalha com Word ou Excel, por exemplo, e vai poder acessar do Nokia 535.
A tela tem 5” e resolução de 960x540, bem confortável para navegação, mas pode deixar a desejar para quem quer imagem perfeita em vídeos e games.
Outro detalhe legal do Lumia 535, e que não é muito visto em smartphones, é que as duas câmeras (frontal e traseira) têm a mesma resolução, de 5MP. Então tanto as fotos de paisagens quanto as selfies com os amigos vão ter a mesma qualidade e capacidade de enquadramento. Porém os vídeos com as duas câmeras ficaram na resolução básica VGA.
E assim como visto alguns celulares dual chip, é possível manter os dois ativos ao mesmo tempo, e até configurar chamadas em espera e desvio de chamadas entre os dois números, de acordo com os serviços de cada operadora.
Para acessar a internet, você pode escolher entre a rede 3G e o Wi-Fi. Outras conexões do Nokia 535 são Bluetooth e o DLNA, que permite a criação de uma rede sem fio com outros equipamentos, como TVs.
São 8GB de armazenamento, que pode chegar a 128GB com um cartão de memória.
O smartphone Microsoft Lumia 535 veio para competir (bem) com outros modelos intermediários com boa relação custo/benefício.