Melhor videogame portátil: veja comparação do Nintendo Switch, Steam Deck e mais
Descubra mais sobre opções atualmente disponíveis e veja qual o melhor videogame portátil do mercado!

Decidir qual o melhor videogame portátil não é uma tarefa fácil. Hoje existem diversas opções no mercado, entre computadores de bolso ou até mesmo videogames com controles diferentes. Aparelhos como Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, PlayStation Portal ou Asus ROG Ally são alguns dos que estão disponíveis, cada um com suas características.
Variação de preço, biblioteca de jogos, exclusivos, portabilidade, bateria, tela, são muitos os pontos a serem levados em conta, na hora de decidir pelo seu favorito.
Acompanhe um comparativo e saiba qual é o melhor videogame portátil para o seu caso:
Melhor Console: Guia completo para escolher o seu videogame
PS5 vs Xbox Series X: Comparativo de consoles, controles e exclusivos
Melhor notebook gamer: 8 opções para aumentar o desempenho nos jogos
Steam Deck
O Steam Deck é o portátil da Valve. Ele é, na verdade, um PC portátil, capaz de rodar jogos a partir da conta do usuário no Steam, uma espécie de loja online que reúne quase todos os lançamentos de games para computadores.
O Steam Deck pode ser limitado, mas ele é versátil e pode ser modificado para acessar outras lojas e contas. Além de tudo, é um aparelho prático, que puxa quase toda sua configuração pré-existente da nuvem e te faz ter menos trabalho de configuração.
Seu processador AMD com arquitetura Zen 2 faz dele um aparelho interessante para rodar a maioria dos jogos existentes. Nativamente ele só pode ser usado em modo portátil, mas há bases não oficiais que permitem ser ligado em TVs.
Ele é capaz de rodar títulos como Baldur's Gate 3, Cyberpunk 2077, Grand Theft Auto V (GTA 5), Resident Evil Village, Red Dead Redemption 2, Elden Ring, Marvel's Spider-Man 2, Final Fantasy VII Rebirth, God of War Ragnarok, Marvel Rivals e mais.
O dispositivo é compatível com a maior parte dos jogos da loja Steam, mas não todos, pois utiliza um sistema baseado em Linux, o SteamOS. A bateria não é das melhores. Em alguns jogos ela pode durar até duas horas, se for um game mais pesado. Sua maior capacidade pode alcançar oito horas no modelo mais tradicional.
O valor do Steam Deck pode mudar de acordo com a sua quantidade de armazenamento. Está disponível também o modelo com tela OLED, porém por valores bem mais altos.

Pontos fortes do Steam Deck
- Preço acessível por um mini PC;
- Capaz de rodar a maioria dos jogos do Steam;
- Modelo Steam Deck OLED conta com uma belíssima tela.
Pontos fracos do Steam Deck
- Está começando a envelhecer e ter dificuldades com jogos mais novos;
- Tela com proporção incomum 16:10;
- Sistema baseado em Linux tem alguns problemas de compatibilidade;
- Bateria tem baixa duração em potência máxima.
Nintendo Switch
O Nintendo Switch já tem uma certa idade para seu lançamento, mas ainda é um dos melhores videogames portáteis do mercado, a começar pela forma de jogar. Ele já vem com dois controles de fábrica, o Joy-Con, que se separa em dois e permite o multiplayer local facilitado.

Uma de suas maiores forças está nos jogos exclusivos. Games da Nintendo não costumam sair em outras plataformas. Jogos principais de séries como Mario, Zelda, Pokémon, Metroid e Donkey Kong você só pode jogar em plataformas da empresa. Por isso o Switch é sempre uma ótima opção para quem gosta dessas marcas.
O console é capaz de exibir resoluções de até 720p em sua tela de 6,2 polegadas (7" no modelo OLED), ocasionalmente exibindo uma resolução menor em jogos mais pesados ou em modo portátil. No entanto, por não ter tanta potência, mesmo sua pequena bateria de 16WHr dura mais que a dos outros portáteis, entre 4,5 e 9 horas de gameplay.
É verdade que, por ser um aparelho antigo e seu sucessor já estar no mercado, ele pode soar defasado para alguns. Mas isso não é verdade. Ainda é um ótimo aparelho e que vai render jogos por mais alguns anos, por mais que certos títulos não cheguem nele, como o novo Mario Kart World.
O videogame também recebe muitos títulos indies que ficam em casa no portátil como Hollow Knight, Stardew Valley, Dave the Diver, entre outros. Em matéria de jogos terceirizados o Nintendo Switch conta com algumas conversões impressionantes para o hardware como Hogwarts Legacy, The Witcher 3: Wild Hunt e Doom Eternal, porém não deu sorte em outros títulos como Mortal Kombat 1 e Apex Legends.
Outra vantagem é que o console tem vários modelos, como o original, OLED ou o Lite, cada um com suas características, como maior portabilidade no caso do Lite.
Pontos fortes do Nintendo Switch
- Jogos exclusivos da Nintendo;
- Conexão fácil com a TV (exceto modelo Lite);
- Bateria de boa duração;
- Vídeo game portátil com preço acessível;
- Modelo OLED tem uma bela tela.
Pontos fracos do Nintendo Switch
- O Switch 2 já está no mercado;
- Hardware mais antigo com pouca potência;
- Alguns jogos terceirizados têm versões ruins no console;
- Modelo Nintendo Switch Lite possui funções bastante limitadas.
Nintendo Switch 2
O Nintendo Switch 2 foi recentemente lançado no mercado. Muitos acham que ele é uma mera versão atualizada do primeiro Switch, mas o aparelho vai um pouco além.

Seu principal diferencial é o tamanho um pouco maior, de tela e tamanho, em comparação ao primeiro modelo, com tela de 7,9 polegadas. Além disso, os Joy-Con agora se destacam de forma magnética, capazes de maior firmeza na hora de jogar e com mais segurança contra acidentes.
Claro que o Nintendo Switch 2 também tem mais poder gráfico, novamente com processador gráfico personalizado pela Nvidia, além de armazenamento interno de 256GB, para caber muito mais jogos que o antecessor.
Nintendo Switch 2 é revelado! Veja todos os detalhes
Nintendo Direct 2024: Metroid Prime 4, Zelda com a Zelda, Mario novo e muito mais!
Ainda sobre o Joy-Con, ele agora possui microfones embutidos e também pode assumir um modo de Mouse, para jogar como se estivéssemos em um computador. Basta desconectar do console e usar o controle “deitado” para usar desta forma.
Por enquanto, um dos problemas do game é a falta de exclusivos reais. Ele roda todos os jogos passados do Switch, incluindo seus exclusivos. Porém, do Nintendo Switch 2 mesmo temos apenas dois: Mario Kart World e Donkey Kong Bananza. São ótimos jogos, mas ainda em pouca quantidade.
Levando em conta que este é um console mais caro, por ser mais novo, talvez não seja uma opção para todo mundo. Mesmo assim, é um aparelho refinado e que cumpre bem a promessa de ter bons gráficos e portabilidade decente.
Pontos fortes do Nintendo Switch 2
- Maior que o primeiro;
- Melhores gráficos;
- Capaz de rodar jogos do primeiro;
- Joy-Con com novidades.
Pontos fracos do Nintendo Switch 2
- Poucos jogos exclusivos;
- Preço bem elevado.
O ROG Ally é um portátil fabricado pela Asus que, assim como o Steam Deck, também se presta a ser um “PC de mão”. O aparelho é um computador completo, que inclusive roda Windows 11, para usar em qualquer lugar.

O sistema operacional Windows significa que ele não apresenta os problemas de compatibilidade do Steam Deck e é capaz de rodar praticamente toda a biblioteca da Steam e também jogos fora dela. Por exemplo, jogos da Epic Games Store, Amazon Games, títulos do Xbox Cloud Gaming e mais.
O ROG Ally conta com um processador AMD Ryzen Z1 Extreme com arquitetura Zen 4, 16GB de memória RAM LPDDR5 e unidade de vídeo RDNA3 capaz de rodar os principais lançamentos de PC com uma boa performance.
Todos os títulos que rodam no Steam Deck rodam ainda melhor no ROG Ally e há alguns que o portátil da Valve não pode rodar, como Fortnite, World of Warcraft,Valorant e mais. Com tela de sete polegadas, ele não faz feio com os gráficos da maior parte destes jogos.
Em 2024 foi lançado um modelo superior do portátil, o ROG Ally X, com 24GB de memória RAM, 1TB SSD de armazenamento e bateria de 80WHr.
Ele pode custar até R$ 8 mil, por isso não é um dispositivo econômico. Em breve ainda serão lançados modelos especiais do ROG Ally em parceria com o Xbox, mas ainda sem previsão de lançamento nem custo definido.
Pontos fortes do ROG Ally
- Potência de sobra com chip Ryzen Z1 Extreme;
- Sistema operacional Windows 11 com ótima compatibilidade com games;
- Capaz de rodar praticamente todos os jogos do Steam e PC;
- Ótima tela de 7 polegadas com alta taxa de atualização.
Pontos fracos do ROG Ally
- Alto preço no Brasil;
- Bateria com baixa duração em potência máxima.
Lenovo Legion Go
O Legion Go é um dispositivo muito semelhante ao ROG Ally, porém da fabricante Lenovo.

Ele é também um PC portátil Windows 11 com o mesmo processador AMD Ryzen Z1 Extreme, o que deixa sua performance e capacidades muito próximas do dispositivo da ASUS.
Um diferencial é que ele tem uma tela um pouco mais de 8,8 polegadas e taxa de atualização de até 144Hz.
Sua bateria é um pouco maior que a do ROG Ally com 49,2 WHr, chegando a 7 horas de gameplay em condições que o concorrente apresentaria 6 horas.
Um ponto extra que o Legion Go possui é que seus controles são destacáveis e ganham uma função extra como mouse vertical em seu "Modo FPS".
Este modo é recomendado para jogos de tiro pois garante a usuários uma precisão muito maior do que os analógicos poderiam oferecer.Assim como o ROG Ally sua biblioteca de jogos inclui todas as principais lojas como Steam, Epic Games Store, Amazon Games, serviços na nuvem como Xbox Cloud Gaming, entre outros.
O modelo Legion Go S já está disponível no mercado, juntamente com o Legion Go 2, um pouco mais potente em termos gráficos, mas mantendo os principais atrativos.
Pontos fortes do Lenovo Legion Go
- Bastante potência com chip Ryzen Z1 Extreme e novos modelos com chip Z2;
- Sistema operacional Windows 11 compatível com a maioria dos jogos;
- Pode jogar quase todos os jogos do Steam e PC;
- Tela de 8,8 polegadas com ótima taxa de atualização;
- Modo FPS com controle destacável que vira mouse vertical.
Pontos fracos do Lenovo Legion Go
- Vendido por um preço alto no Brasil;
- Bateria não dura tanto em potência máxima.
PlayStation Portal
O PlayStation Portal é um caso quase totalmente à parte, pois ele não é nem mesmo, oficialmente, um videogame portátil. Ele é um reprodutor remoto, que faz conexão com o PS5 do usuário e roda tudo via streaming de dados pela Internet, sem real processamento interno.

Isto é: ele não é um aparelho independente, só funciona se o usuário tiver um PS5 e também conexão constante com a Internet, seja dentro ou fora de casa.
Ainda assim, é um dispositivo interessante. Ele conta com uma tela de 8 polegadas com resolução de até 1080p e taxa de atualização de 60Hz. Por apenas espelhar os games, sem muito gasto de processamento, sua bateria de 16WHr dura entre 7 a 9 horas.
PlayStation Portátil? Conheça o PlayStation Portal para o PS5!
PlayStation Portal vs Nintendo Switch: Qual o melhor portátil?
Usuários podem jogar qualquer game do PlayStation 5 por meio do PS Portal, como Marvel's Spider-Man 2, Astro Bot, God of War Ragnarok, Rise of the Ronin, Helldivers 2, entre tantos outros. Seus controles na lateral têm as mesmas propriedades do joystick DualSense do PS5 como feedback háptico e gatilhos adaptativos.
Pontos fortes do PlayStation Portal
- Jogar PlayStation 5 de forma portátil em qualquer lugar;
- Funções do DualSense como feedback háptico e gatilhos adaptativos;
- Boa duração da bateria.
Pontos fracos do PlayStation Portal
- Não roda jogos por conta própria;
- Exige uma conexão 5G com internet.
Qual é o melhor videogame portátil da atualidade?
O Nintendo Switch pode ser considerado o melhor videogame portátil da atualidade sendo o mais popular entre o público e o único dispositivo que é de fato um videogame e não um mini PC portátil como o Steam Deck ou ROG Ally.
Qual o melhor game portátil 2025?
Um dos games portáteis mais populares recentemente foi Balatro, um jogo que mistura pôquer com elementos roguelike e está disponível em praticamente todas as plataformas como Steam Deck, Nintendo Switch, PlayStation 5, smartphones e mais.
Qual é o videogame portátil mais vendido do mundo?
Atualmente o Nintendo Switch é o videogame portátil mais vendido do mercado com 150 milhões de unidades vendidas, mas se considerarmos portáteis de todos os tempos, o título fica com o Nintendo DS que detém o recorde de 154 milhões de unidades vendidas.
Qual o melhor videogame atualmente?
Escolher o melhor videogame depende bastante do gosto do jogador. Plataformas como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch são algumas das mais populares atualmente, mas há ainda o Xbox Series X/S e PCs portáteis como o Steam Deck e ROG Ally.
