Logo Zoom
Logo Zoom

Na hora de escolher um fogão novo, o que não falta é opção, que varia do tradicional fogão de piso até um moderno cooktop. E quando o assunto é tipo de fogão para fazer parte da casa de praia ou de campo, mais opções entram na disputa, como no caso do fogão industrial e do fogão a lenha.

Para você não ter dúvidas e comprar o fogão certo para suas receitas, separamos 6 tipos de fogões disponíveis no mercado: fogão de piso, fogão de embutir, cooktop, fogão de mesa, fogão industrial e fogão a lenha.

Fogão de Piso

O fogão de piso é o mais tradicional e possui diversos tamanhos.

Os fogões de piso contam com pés de apoio que permitem modificar o eletrodoméstico de lugar com maior facilidade. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O tradicional fogão de piso é o mais comum entre as famílias brasileiras, funciona a gás e tem forno. Geralmente, são mais simples de instalar que os outros tipos e podem ser trocados de lugar ou retirados para a limpeza com mais facilidade.

Na quantidade de bocas ele é ainda mais versátil, já que é possível encontrar fogão de piso de 2 bocas, 4 bocas, 5 bocas ou 6 bocas. Se a sua família é grande ou se você gosta de variar bem o cardápio, é melhor optar por um modelo com mais queimadores. Já o preparo de refeições básicas para poucas pessoas pode ser realizado muito bem em modelos menores. Para dar uma ideia das reais diferenças, separamos abaixo um exemplo para cada variação no número de bocas, olha só:

Fogão de Piso de 2 Bocas

Indicado para quem mora sozinho ou em algum lugar com pouco espaço; ideal para receitas que não exigem um preparo muito trabalhoso.

Fogão de Piso 4 Bocas

Capaz de acomodar mais panelas, um fogão com 4 queimadores é ideal para casais que cozinham com frequência ou gostam de preparar comidas mais elaboradas, além de famílias pequenas a médias.

Fogão de Piso 5 Bocas

Ideal para famílias de até cinco pessoas, modelos com cinco bocas são indicados também para quem tem espaço e cozinha bastante.

Fogão de Piso 6 Bocas

Para famílias realmente grandes e cozinhas que possibilitam reservar, pelo menos, 1 metro para colocar o eletrodoméstico - além de, claro, quem prepara grandes quantidades de comida e costuma utilizar panelas grandes.

Fogão de Embutir

Ideal para quem está montando uma cozinha planejada.

OS fogões de embutir se adaptam às cozinhas planejadas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O fogão de embutir oferece os mesmos recursos do fogão de piso, dependendo dos modelos que você for comparar, claro. A diferença principal é não ter pés e ser feito para embutir, por isso é perfeito para cozinhas planejadas. Em geral, está disponível no mercado em três tamanhos: 4, 5 e 6 bocas (abaixo separamos três exemplos).

Como o nome sugere, esses tipos de fogões podem ser embutidos em bancadas, economizando espaço e tornando a cozinha mais bonita. O ponto negativo é que depois de instalados não podem ser trocados de lugar sem que a cozinha passe por uma reforma.

Leia mais: Melhor Fogão de Embutir: veja opções para comprar

Fogão de Embutir 4 Bocas

Fogão de Embutir 5 Bocas

Fogão de Embutir 6 Bocas

Cooktop

Eletrodoméstico moderno com diferentes tecnologias.

Cooktop de 3 bocas é uma possibilidade para cozinhas menores. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se o fogão de piso e o fogão de embutir contam com vários recursos, o cooktop não fica atrás. Modelos mais modernos de cooktops vêm com funções interessantes, como o timer ou ainda um queimador mais potente, ideal para preparar pratos mais elaborados. Na hora da compra, lembre-se de que você vai encontrar diferentes opções, que podem ser: cooktop elétrico, a gás ou por indução.

Leia mais: Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?

Em geral, o cooktop é feito para embutir em bancadas. Há versões portáteis, que podem ser levadas à mesa para manter os alimentos aquecidos durante a refeição, e modelos exclusivos para o preparo de churrascos. A desvantagem desse tipo de fogão é a ausência de forno, mas este problema pode ser contornado com a instalação de um forno elétrico, também embutido.

Em relação à quantidade de bocas, é possível encontrar cooktops de 1 a 5 bocas. Abaixo separamos exemplos dos diferentes tipos de cooktop:

Cooktop Elétrico

Os cooktops elétricos possuem uma resistência que esquenta a superfície, têm a mesa plana e não possuem grade.

Cooktop por Indução

Esse tipo de cooktop só funciona com panelas que possuem fundo magnético e são aparelhos mais caros devido sua tecnologia e segurança, já que diminui o risco de queimaduras.

Cooktop a Gás

São modelos mais baratos e acessíveis, já que sua instalação exige um balcão que possibilite uma entrada de gás e uma fonte de energia para o acendimento automático.

Fogão de Mesa e Pia

O fogão de mesa lembra os cooktops e podem ser portáteis. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O fogão de mesa é mais simples do que um cooktop, mas também não possui forno. A vantagem dele é ser um tipo de fogão portátil, podendo usar na área externa ou levar em viagens - dependendo do tamanho.

Outro modelo que também é mais básico é o fogão pia, que reúne duas funcionalidades (pia e fogão) em uma só bancada. Se você tem cozinha pequena e não quer investir tão alto em um fogão, pode ser uma boa opção - já que ainda vem com a pia acoplada. Confira dois exemplos abaixo:

Fogão de Mesa

Fogão de Pia

Fogão Industrial

Fogões industriais são mais resistentes que os outros tipos. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

À primeira vista, os fogões industriais podem ser considerados uma opção apenas para hospitais, escolas ou restaurantes, mas sua grande resistência pode atender a outros públicos. O fogão industrial geralmente vem de fábrica pronto para uso com botijão de gás (GLP), mas alguns modelos podem ser convertidos para funcionamento com gás encanado.

Mesmo sem os recursos dos fogões de piso e a sofisticação dos cooktops, este tipo de fogão pode ser uma excelente escolha para casas de praia ou campo, que passam muito tempo fechadas e necessitam de equipamentos mais robustos. Se esta for a sua opção, fique de olho que alguns modelos vêm com forno, compartimento bem útil no preparo de várias receitas.

Fogão a Lenha

O fogão a lenha oferece sabor diferenciado às comidas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock) 

Quem já teve o prazer de saborear uma refeição feita em fogão a lenha sabe que a espera é muito bem recompensada. Se o cozimento lento e a falta de recursos modernos podem ser vistos como desvantagem, o sabor especial e o valor afetivo do passado valem o investimento.

Além disso, o fogão a lenha aquece todo o ambiente, sendo uma excelente opção para casas na serra ou cidades de clima frio.

Leia mais: