Entenda antes de comprar em Fogão

Quais são os diferentes tipos de fogão?

Encontre o tipo de fogão que mais combina com sua cozinha e, claro, com suas receitas.

Tipo de fogão

Na hora de escolher um fogão novo, o que não falta é opção, que varia do tradicional fogão de piso até um moderno cooktop. E quando o assunto é tipo de fogão para fazer parte da casa de praia ou de campo, mais opções entram na disputa, como no caso do fogão industrial e do fogão a lenha.

Para você não ter dúvidas e comprar o fogão certo para suas receitas, entenda cada tipo de fogão e escolha o modelo ideal para sua cozinha:

A praticidade do fogão de piso

O tradicional fogão de piso é o mais comum entre as famílias, funciona a gás e tem forno. Alguns modelos, aliás, podem ser de fogão com 2 fornos. Assim você pode assar diferentes pratos ao mesmo tempo, como uma carne e um bolo.

Preços de fogões de piso

Se você gosta de um tipo de fogão cheio de recursos, aqui vai a nossa dica: fique de olho nas suas especificações, já que há funções bem úteis. Por exemplo: você pode encontrar um fogão com timer no forno, que não deixa a comida passar do ponto, ou um fogão com grill no forno, que deixa a comida ainda mais saborosa.

Agora, voltando a falar dos fogões de piso, eles são fáceis de instalar, e aqui vai um ponto positivo: eles podem ser trocados de lugar ou retirados para a limpeza.

Na quantidade de bocas, o fogão de piso é ainda bem versátil: você pode encontrar desde um fogão 3 bocas até um fogão 6 bocas. Se a sua família é grande ou se você gosta de variar bem o cardápio, é melhor optar por um modelo com mais queimadores. Já o preparo de refeições básicas para poucas pessoas pode ser realizado muito bem em modelos mais simples, como um fogão 4 bocas e com apenas 1 forno.

Para cozinhas planejadas, fogão de embutir

O fogão de embutir oferece os mesmos recursos do fogão de piso, dependendo dos modelos que você for comparar, claro. A diferença principal é não ter pés e ser feito para embutir, por isso é perfeito para cozinhas planejadas.

Como o nome sugere, esses tipos de fogões podem ser embutidos em bancadas, economizando espaço e tornando a cozinha mais bonita. O ponto negativo é que depois de instalados não podem ser trocados de lugar sem que a cozinha passe por uma reforma.

A sofisticação de um cooktop

Se o fogão de piso e o fogão de embutir contam com vários recursos, o cooktop não fica atrás. Modelos mais modernos de cooktops vêm com funções interessantes, como o timer ou ainda um queimador mais potente, ideal para preparar pratos mais elaborados.

Na hora da compra, lembre-se de que você vai encontrar diferentes opções, que podem ser: cooktop elétrico, a gás ou ainda por indução.

Em relação à quantidade de bocas, pode encontrar um cooktop 5 bocas, perfeito para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, ou ainda um cooktop 1 boca. No caso do cooktop dominó, módulos podem ser instalados em uma extensa combinação.

Em geral, o cooktop é feito para embutir em bancadas. Há versões portáteis, que podem ser levadas à mesa para manter os alimentos aquecidos durante a refeição, e modelos exclusivos para o preparo de churrascos. A desvantagem desse tipo de fogão é a ausência de forno, mas este problema pode ser contornado com a instalação de um forno elétrico, também embutido.

Modelos mais simples de fogão

O fogão de mesa é mais simples do que um cooktop, mas também não possui forno. A vantagem dele é ser um tipo de fogão portátil, assim você pode usar uma churrasqueira para fazer a carne, usar esse fogão em cima de uma bancada para preparar o arroz e a farofa... e pronto: o churrasco está pronto!

Outro modelo que também é mais básico é o fogão pia, que reúne duas funcionalidades (pia e fogão) em uma só bancada. Se você tem cozinha pequena e não quer investir tão alto em um fogão, pode ser uma boa opção, e ainda vem com a pia acoplada. Pode ser ainda uma sugestão para áreas de festas, onde o que vale aqui é a praticidade, e não a sofisticação.

Fogão industrial e sua resistência

À primeira vista, os fogões industriais podem ser considerados uma opção apenas para hospitais, escolas ou restaurantes, mas sua grande resistência pode atender a outros públicos. O fogão industrial geralmente vem de fábrica pronto para uso com botijão de gás (GLP), mas alguns modelos podem ser convertidos para funcionamento com gás encanado. Mesmo sem os recursos dos fogões de piso e a sofisticação dos cooktops, este tipo de fogão pode ser uma excelente escolha para casas de praia ou campo, que passam muito tempo fechadas e necessitam de equipamentos mais robustos.

Se esta for a sua opção, fique de olho que alguns modelos vêm com forno, compartimento bem útil no preparo de várias receitas.

No fogão a lenha, prepare comida com mais sabor

Quem já teve o prazer de saborear uma refeição feita em fogão a lenha sabe que a espera é muito bem recompensada. Se o cozimento lento e a falta de recursos modernos podem ser vistos como desvantagem, o sabor especial e o valor afetivo do passado valem o investimento. Além disso, o fogão a lenha aquece todo o ambiente, sendo uma excelente opção para casas na serra ou cidades de clima frio.

Lembre-se dessas dicas ao comprar seu fogão...

Ao escolher seu fogão lembre-se de avaliar o tamanho da sua cozinha e o número de pessoas que normalmente fazem as refeições na sua casa. Quanto mais bocas, fornos e recursos, mais ágil o preparo dos alimentos e maior as possibilidades de variar o cardápio.

Top 5 em fogão