X
Categorias  

Entenda antes de comprar em Fogão

Quais são os diferentes tipos de fogão?

Conheça as características que mais combinam com a sua cozinha.

Escolher um fogão não é algo tão simples quanto parece. É difícil resistir a variedade de recursos disponíveis nos modelos de piso, mas quem sonha com uma cozinha planejada se encanta com os fogões de embutir e também pode ser seduzido pela sofisticação dos cooktops.

Quando o fogão é para a casa de praia ou campo, mais duas opções entram na disputa e é preciso avaliar bem a resistência dos modelos industriais e o aconchego do fogão a lenha. Para decidir bem é preciso ter a mesma atenção que você dedica ao preparo de suas melhores receitas.

 

FOGÃO DE PISO

FOGÃO DE EMBUTIR

COOKTOP

FOGÃO INDUSTRIAL

FOGÃO A LENHA

CARACTERÍSTICAS

É o modelo mais prático e com maior facilidade de instalação.

É parecido com o fogão de piso, porém precisa de uma cozinha planejada para instalação.

É mais estiloso e ocupa pouquíssimo espaço, pois não tem forno.

Possui bocas com maior capacidade que os fogões comuns. Mais usado em escolas e restaurantes.

Modelo antigo. Dá mais sabor aos alimentos e é mais lento. Não indicados para cozinhas pequenas nem para o dia a dia.

QUEIMADORES

Os modelos variam de 4 a 6 bocas.

Assim como o de piso, tem opções de 4 a 6 bocas.

De 1 a 6 bocas. O modelo 'dominó' permite variações com a montagem em módulos.

Até 8 bocas.

Até 6 bocas.

FORNO

Dispõe de modelos com até 2 fornos.

Também tem modelos com 1 ou 2 fornos.

Não tem.

Há modelos com e sem forno.

Existem opções com forno.

ABASTECIMENTO

A gás.

A gás.

A gás, eletricidade ou indução.

Funciona com gás em botijão (GLP) ou encanado (após ajuste).

Como o nome sugere, funciona a lenha.

Escolha pela praticidade

O tradicional fogão de piso é o mais comum entre as famílias, funciona a gás e tem forno. Alguns modelos oferecem dois fornos e recursos como timer sonoro e grill no forno. São fáceis de instalar e podem ser trocados de lugar ou retirados para limpeza da área. Os fogões de piso podem ter 4, 5 ou 6 bocas, o que facilita a adequação à quantidade de comida feita. Famílias grandes ou que gostam de variar bem o cardápio das refeições se ajustarão melhor aos modelos com mais bocas. Já o preparo de refeições básicas para poucas pessoas pode ser realizado muito bem em modelos mais simples de 4 bocas e apenas 1 forno.

O fogão de embutir oferece os mesmos recursos do fogão de piso. A diferença principal é não ter pés e ser feito para embutir, por isso é perfeito para cozinhas planejadas. Como o nome sugere, podem ser embutidos em bancadas, economizando espaço e tornando a cozinha mais bonita. O ponto negativo é que depois de instalados não podem ser trocados de lugar sem que a cozinha passe por uma reforma.

Escolha pela sofisticação

Embora não apresentem a variação de recursos dos fogões de piso, os cooktops são os modelos de fogão mais modernos do mercado. Sua aparência sofisticada transforma qualquer ambiente. Os modelos variam por tipo de aquecimento – a gás, eletricidade ou indução; podem conter apenas uma boca ou combinar quantos queimadores o usuário desejar no caso do cooktop dominó, que são instalados como módulos numa extensa combinação.

Em geral, o cooktop é feito para embutir em bancadas. Há versões portáteis, que podem ser levadas à mesa para manter os alimentos aquecidos durante a refeição, e modelos exclusivos para o preparo de churrascos. A desvantagem desse tipo de fogão é a ausência de forno, mas este problema pode ser contornado com a instalação de um forno elétrico, também embutido.

Escolha pela resistência

À primeira vista, os fogões industriais podem ser considerados uma opção apenas para hospitais, escolas ou restaurantes, mas sua grande resistência pode atender a outros públicos. O fogão industrial geralmente vem de fábrica pronto para uso com botijão de gás (GLP), mas alguns modelos podem ser convertidos para funcionamento com gás encanado. Mesmo sem os recursos dos fogões de piso e a sofisticação dos cooktops, este tipo de fogão pode ser uma excelente escolha para casas de praia ou campo, que passam muito tempo fechadas e necessitam de equipamentos mais robustos e resistentes.

Escolha pelo prazer

Quem já teve o prazer de saborear uma refeição feita em fogão a lenha sabe que a espera é muito bem recompensada. Se o cozimento lento e a falta de recursos modernos podem ser vistos como desvantagem, o sabor especial e o valor afetivo do passado valem o investimento. Além disso, o fogão a lenha aquece todo o ambiente, sendo uma excelente opção para casas na serra ou cidades de clima frio.

Fique atento!

Ao escolher seu fogão lembre de avaliar o tamanho da sua cozinha e o número de pessoas que normalmente fazem as refeições na sua casa. Quanto mais bocas, fornos e recursos, mais ágil o preparo dos alimentos e maior as possibilidades de variar o cardápio.

Top 5 em fogão

ok
X Zoom Garante

Oi, .
Agora você já pode contar com o Zoom Garante em sua compra.

OK, ir à loja
X Cadastrado com sucesso

Bem-vindo ao Zoom Agora é só chegar mais e aproveitar vantagens de estar com a gente:

  • Compre com o Zoom Garante
  • Guarde seus produtos
  • Crie alertas de preço

E muito mais!

OK, continuar navegando
Fechar

Cadastro criado com sucesso!

Agora é só chegar mais e aproveitar vantagens de estar com a gente:

  • Conte com o Zoom Garante
  • Salve seus produtos
  • Crie alertas de preço
  • E muito mais!

Compre tranquilo, até em lojas que você ainda não conhece.

Só quem tem as lojas mais confiáveis pode garantir: produto entregue ou seu dinheiro de volta.

Ative grátis o Zoom Garante.

Saiba mais