Zoom indica em Notebook

Como evitar o aquecimento do seu notebook?

Nada de notebook com superaquecimento! Saiba como prevenir e garanta bom desempenho durante suas tarefas.

Aquecimento do notebook

Há muitos motivos que leva você a comprar um notebook: para jogar, estudar, trabalhar, e até um modelo mais simples, como um notebook para redes sociais. Seja qual for a tarefa, é fundamental ter uma máquina em mãos com bom desempenho. Caso contrário, alguns dos indícios de que o notebook não está dando conta do recado ou que você não está fazendo o uso ideal dele é o superaquecimento, que pode acontecer por vários fatores.

O que pode levar seu notebook a superaquecer?

Você usa o notebook por horas e horas? Se a resposta for sim, aqui pode estar a primeira causa do aquecimento, que acontece quando a máquina é utilizada de forma intensiva. Isso faz com que o disco rígido (HD), o processador e sua placa de vídeo sejam obrigados a funcionar em alta capacidade. Ou seja, se você usa mais o notebook para jogos ou precisa abrir vários programas de uma só vez, como o Photoshop ou o Dreamweaver, eles contribuirão muito para aquecer a CPU, já que a mesma estará trabalhando além do necessário.

Outro ponto que deve ser lembrado é este: quais são os lugares que você tem usado o notebook? Você deve levar isso em consideração, porque outro fator que colabora para o superaquecimento é manter a máquina em um ambiente quente: uma sala muito abafada no verão, perto de um aquecedor, ou qualquer outra situação similar.

Pensando em comprar um Ultrabook?

A temperatura ambiente contribui muito para o aquecimento, e isso não vale apenas para o notebook ou mesmo um Ultrabook, por exemplo, pois o calor pode estragar quase qualquer aparelho eletrônico.

A marca e o modelo do notebook podem ser determinantes caso ele tenha uma propensão para o sobreaquecimento, ou seja, se o seu modelo não permitir uma forma adequada de ventilação.

Um detalhe muito importante é você se lembrar de não obstruir a ventilação existente: nunca use seu notebook em uma superfície deformável. Se você passa bom tempo com o notebook sobre a cama, cobertor... vale destacar que esses locais, além de obstruírem a passagem de ar, acabam permitindo que a poeira entre na área de ventilação.

Como saber se o notebook está com superaquecimento?

Primeiramente, existe uma diferença entre a máquina ficar quente e um caso real de superaquecimento. A certeza se torna clara quando as falhas mecânicas começam a aparecer. Por exemplo, se o seu notebook desliga de repente, sem motivo, pode significar que a máquina possui um mecanismo de segurança, que se desliga automaticamente ao atingir certa temperatura.

A famosa "tela azul", quando aparece nos notebooks, também pode significar que você tem um problema de superaquecimento da CPU. Ela ocorre quando, em um notebook Windows, se tem o súbito aparecimento de uma janela azul, tomando o espaço de 100% da tela.

Outro indicativo de problema é quando o cooler do processador começa a trabalhar com mais frequência, soando mais alto e mais forte do que o normal. Conforme o notebook vai aquecendo, o cooler ventila cada vez mais rápido para tentar esfriar a máquina, forçando o mesmo. Operação de erros de memória também podem ser frutos de um superaquecimento e deixam a máquina rodando bem mais devagar do que o habitual.

Que danos podem ser causados no notebook?

Superaquecimento é algo bastante sério, e os notebooks podem sofrer danos extensos por causa disso. Uma peça queimada requer que você substitua os componentes principais, o que é sempre bem caro. Em alguns casos, você pode até se machucar, como sofrer queimaduras leves em casos de máquinas muito quentes, principalmente se você é daqueles que costuma apoiar a máquina diretamente no colo, por exemplo.

Como acabar com o superaquecimento do notebook?

Tente sempre manter o notebook em uma superfície fria e dura. A maior parte dos notebooks possuem seu sistema de ventilação na parte de baixo, por isso, nunca faça nada que possa abafar esta superfície.

Mais uma dica é manter a máquina sempre limpa, principalmente nas suas áreas de ventilação. Lembre-se de deixar todas as aberturas livres de sujeira, pelos e poeira. Os aparelhos mais indicados para limpar o notebook são aqueles que funcionam a ar, como aspiradores e dispositivos de limpeza a vácuo, tomando cuidado apenas para a força da aspiração não danificar as peças.

Uma das melhores soluções para espantar o "fantasma" do superaquecimento é utilizar um suporte para notebook ou uma almofada para notebooks. Existem vários modelos e qualquer uma destas superfícies irá ajudar consideravelmente a máquina a se manter com uma temperatura estável.

Por fim, uma das melhores medidas é baixar um software de monitoramento, no qual você poderá saber precisamente quais ações estão aumentando a temperatura do notebook. A partir daí, ficará mais fácil tomar as devidas providências.

Com todas essas dicas fica mais fácil usar o notebook sem complicação, proporcionando maior qualidade à máquina. Assim você não precisa ter nenhum receio ao investir nesse tipo de produto. Na hora de comprar um notebook, fique atento às suas configurações e escolha aquele na medida certa para suas tarefas: deste modo você não faz a máquina trabalhar além do necessário e garante a sua durabilidade.

Top 5 em notebook