Se você está de olho em um notebook Ryzen 7 em 2025, já começou bem. Afinal, essa linha da AMD é famosa por entregar potência de sobra sem te deixar na mão em tarefas do dia a dia e, claro, também naquelas mais pesadas, como edição de vídeo ou jogos. Quem não gosta de ter desempenho afiado e ao mesmo tempo gastar menos energia?

A grande vantagem dos notebooks com Ryzen 7 é que eles conseguem equilibrar velocidade, eficiência e custo-benefício. Ou seja, você não precisa vender um rim para ter um notebook capaz de acompanhar sua rotina de trabalho, estudo ou diversão.

Quer abrir vários programas ao mesmo tempo sem travar? Quer rodar games atuais sem sofrer com engasgos? Pode ficar tranquilo que esse chip dá conta.

E o melhor: em 2025, as opções estão ainda mais variadas, indo de modelos mais acessíveis até máquinas premium que disputam com qualquer top de linha do mercado. Então, qual deles vale a pena colocar no carrinho? Segue comigo que vamos analisar as principais escolhas e te mostrar onde cada modelo brilha de verdade.

Lenovo ThinkPad E14

Não é exagero dizer que o Lenovo ThinkPad E14 é o melhor notebook processador Ryzen 7 em 2025. Pra começar, ele conta com o Ryzen 7 7735HS, um chip relativamente recente (de 2023) e voltado para a alta produtividade, mas ainda tem mais.

Com 32GB de RAM, esse modelo da Lenovo dá conta de rodar múltiplos programas ao mesmo tempo sem engasgos, garantindo fluidez no dia a dia.

A tela de 14 polegadas com resolução WUXGA oferece ótima definição, sendo perfeita para quem passa horas analisando documentos, planilhas ou participando de videoconferências. Além disso, o peso de apenas 1,42 kg facilita a vida de quem precisa levar o notebook para todo lugar.

Vale lembrar que o modelo não conta com placa de vídeo dedicada, ou seja, não é a melhor escolha para gamers ou para quem trabalha com softwares pesados de edição gráfica. Ainda assim, é uma excelente opção de notebook Ryzen 7 em 2025 para quem prioriza produtividade profissional e mobilidade.

Prós e contras desse notebook Ryzen7:

  • Processador e memórias: AMD Ryzen 7 7735HS, memória RAM de 32GB e
  • Tela: 14 polegadas e resolução WUXGA
  • Para quem é?  Modelo para quem busca produtividade profissional e portabilidade
  • Bacana! Peso de apenas 1,42
  • Atenção! Mesmo com bom desempenho, não é o modelo ideal para jogos
Publicidade

Asus VivoBook 15

O processador AMD Ryzen 7 5825U é um pouco mais antigo, lançado em 2022, mas ainda é um modelo eficiente para quem busca produtividade4 mais alta na maioria das tarefas em 2025. Vale lembrar que, assim como o modelo anterior, ele não conta com uma GPU dedicada, algo essencial para programas gráficos mais pesados.

A tela de 15,6 polegadas tem resolução Full HD. Esse é um conjunto que não é top, mas entrega boa experiência para assistir vídeos, estudar ou trabalhar. É uma alternativa interessante para quem busca um notebook com boas imagens, mas que seja muito caro.

A Asus oferece dois modelos VivoBook Ryzen 7, uma com 8GB e outra com 16GB de RAM, ambas com armazenamento SSD de 512GB. Vale aqui lembrar: quanto mais RAM, maior a capacidade de trabalhar com multitarefas e menor é o risco daquele famosas (e chatas) travadinhas.

Um detalhe importante é que o modelo roda Linux de fábrica, o que pode exigir adaptação de quem está acostumado ao Windows. Ainda assim, para quem aceita essa proposta, o VivoBook 15 se mostra uma ótima escolha de notebook Ryzen 7 em 2025 pelo equilíbrio entre desempenho e custo-benefício.

Prós e contras desse notebook Ryzen7:

  • Processador e memórias: Ryzen 7 5825U, SSD de 512GB, e RAM de 8GB ou 16GB
  • Tela: 15,6 polegadas e resolução Full HD
  • Para quem é? Usuários que buscam bom custo-benefício e topam modelos Linux
  • Bacana! Oferece excelente desempenho para o dia a dia, sem que o preço seja muito alto
  • Atenção! O sistema operacional dos dois modelos é o Linux.

Vaio FE15

O AMD Ryzen 7 5700U é um processador móvel com 8 núcleos, lançado em janeiro de 2021. Isso significa que ele já não está na lista dos modelos mais modernos em 2025, mas ainda assim pode ser uma boa escolha para quem procura bom custo benefício. Prova disso são esses dois modelos FE 15 que vamos destacar agora.

As semelhanças entre ambos começam pelo chip e passam pela tela (15,6 polegadas Full HD), armazenamento SSD de 512GB, design relativamente leve (com 1,75kg) e a presença de uma porta para redes cabeadas. O Wi-Fi nos dois casos é o Dual Band, que não é o mais rápido, mas é suficiente para a maioria dos usuários.

Já em relação às diferenças, o modelo BSKUXX tem 16GB de memória RAM e sistema operacional Linux, enquanto o B1011H tem 8GB de RAM e usa o Windows. Ambos são boas opções para usuários que buscam boa produtividade com custo-benefício elevado.

Prós e contras desse notebook Ryzen7:

  • Processador e memórias: AMD Ryzen 7 5700U, SSD de 512GB, e RAM de 8GB ou 16GB
  • Sistema operacional: Linux ou Windows 11
  • Tela: 15,6 polegadas Full HD
  • Para quem é? Usuários que buscam boa produtividade com custo-benefício elevado
  • Bacana! Conjunto equilibrado de especificações para trabalhar ou estudar
  • Atenção! O processador Ryzen 7 é um modelo mais antigo, de 2021

Vaio FE16

Mais uma linha da Vaio de notebooks Ryzen 7, a FE 16 conta com telas de 16 polegadas, de resolução WUXGA. Esse é um tipo de monitor um pouco mais avançado do que os de resolução Full HD, com uma área de trabalho um pouco maior.

Os processadores são os Ryzen 7 5700U e 5825U, lançados respectivamente em 2021 e 2022. Como já vimos, ambos são um pouco mais antigos, mas ainda entregam um desempenho moderno para quem trabalha com softwares de nível mais básico ou intermediários.

O modelo B0211H tem 32GB de memória RAM e sistema operacional Windows 11, enquanto o B0811H conta com memória de 16GB e usa o Linux. Em ambos os casos o armazenamento SSDE é de 512GB, e o peso é de1,85kg.

Prós e contras desse notebook Ryzen7:

  • Processador e memórias: AMD Ryzen 7 5700U ou 5825U, SSD de 512GB, e RAM de 16GB ou 32GB
  • Sistema operacional: Linux ou Windows 11
  • Tela: 15,6 polegadas WUXGA
  • Para quem é? Usuários que buscam boa produtividade com custo-benefício elevado
  • Bacana! Conjunto equilibrado de especificações para trabalhar ou estudar
  • Atenção! O processador Ryzen 7 é um modelo mais antigo, de 2021

Asus TUF Gaming A15

A linha TUF Gaming A15 da Asus também é para quem busca um notebook gamer Ryzen 7, mas atenção! Os modelos são de uma marca confiável e têm o excelente AMD Ryzen 7 7435HS (de 2023), embora as demais especificações deixem um pouco a desejar, o que significa algumas limitações gráficas ao encarar jogos mais sofisticados.

O modelo mais básico é o HN069, com sistema operacional Linux, 8GB de RAM, SSD de 512GB, placa de vídeo RTX 2050 e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 144Hz. No modelo HN089, a diferença é o sistema operacional, que dessa vez é o Windows 11.

Já o terceiro notebook AMD Ryzen 7 da linha TUF Gaming A15 é o HN060W, mais um membro da família com 8GB de RAM e 512GB SSD, só que com uma GPU mais avançada, a RTX 3050. Nos três casos o peso é 2,3kg, um pouco pesado para quem busco maior portabilidade, mas que faz sentido em um notebook para games.

Prós e contras desse notebook Ryzen7:

  • Processador e memórias: AMD Ryzen 7 7435HS, SSD de 512GB, e RAM de 8GB ou 16GB
  • Sistema operacional: Linux ou Windows 11
  • Tela: 15,6 polegadas, Full HD
  • Para quem é? Usuários gamers iniciantes ou profissionais que trabalham com edições
  • Bacana! Bom conjunto intermediário com preços bastante competitivos
  • Atenção! O peso de 2,3kg não favorece a portabilidade

Para quem é o notebook Ryzen 7?

O notebook Ryzen 7 é para quem não quer saber de travadinhas na hora de usar o computador. Se você costuma abrir dezenas de abas no navegador, rodar planilhas pesadas ou editar fotos e vídeos, esse chip é feito para segurar o ritmo sem perder o fôlego.

Ele também é uma ótima pedida para gamers que querem rodar títulos modernos sem ter que gastar uma fortuna em máquinas supercaras. Com a placa gráfica integrada da AMD e o desempenho multitarefa, dá para jogar bem e ainda manter outros apps abertos sem drama.

Outro público que se dá bem com o Ryzen 7 são os profissionais criativos e estudantes avançados. Seja em design, engenharia ou programação, a velocidade extra e a boa autonomia da bateria fazem diferença e evitam aquele tempo perdido esperando o computador responder.

Qual o melhor notebook com Ryzen 7?

Um dos melhores notebooks com Ryzen 7 é o Lenovo ThinkPad E14, que combina desempenho sólido, design durável e ótima usabilidade. Ele é ideal para quem busca produtividade no dia a dia sem abrir mão de confiabilidade e custo-benefício.

O que é melhor, Ryzen 7 ou i7?

Ryzen 7 e i7 oferecem alto desempenho, mas o Ryzen 7 costuma entregar melhor custo-benefício, especialmente em multitarefas. Já o i7 pode levar vantagem em alguns softwares otimizados para Intel. No fim, depende do seu uso e orçamento.

Qual Ryzen 7 é o melhor?

O melhor Ryzen 7 depende do que você precisa: os modelos mais novos, como a série 7000, trazem mais eficiência e desempenho, ideais para quem exige potência máxima. Mas versões anteriores ainda oferecem ótimo custo-benefício para usos intensos.

Ryzen 7 é equivalente a qual Intel?

O Ryzen 7 é equivalente ao Intel Core i7, já que ambos disputam na mesma faixa de desempenho premium. A diferença está nos detalhes: enquanto o i7 foca em otimizações específicas, o Ryzen 7 costuma brilhar em multitarefas e custo-benefício.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade