Entenda antes de comprar em Ar Condicionado

A invasão do ar condicionado split

Pensando em comprar um ar condicionado split? Então saiba tudo sobre esse aparelho.

Ar condicionado split
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O ar condicionado split, aquele modelo comprido, que fica geralmente posicionado no alto das paredes, marcou sua presença inicialmente em consultórios e escritórios, mas hoje já está presente também em muitas casas e também apartamentos.

Escolha seu ar condicionado split

O split é um sistema composto por dois equipamentos: uma unidade evaporadora, que fica dentro de casa e faz o resfriamento, aquecimento e filtragem do ar, e outra – condensadora - que fica fora, garantindo menos ruído para o ambiente.

As duas unidades são unidas por uma tubulação de cobre e cabos que precisam passar pela parede através de um buraco pequeno, respeitando uma distância determinada e desnível máximos entre eles. Há também a necessidade de um dreno na unidade interna para o escoamento da água.

Mas isso tudo tem a ver com a instalação, e é claro que você também quer saber os diferenciais de se ter um condicionador de ar split na sua casa, não é mesmo? Então olha só quantos benefícios um split pode proporcionar:

Principais vantagens do ar condicionado split

  • Design mais moderno;
  • Conta com controle remoto como padrão;
  • Possui timer: o aparelho liga e desliga na hora que você quiser;
  • Vem com funções bem úteis. Grande parte dos aparelhos são split com filtro de bactérias, que deixa o ambiente bem mais saudável;
  • Maior potência e menor consumo, ou seja: resfria mais rápido e gasta menos energia;
  • O equipamento que emite ruído fica do lado de fora;
  • O tamanho do buraco que precisa ser feito na parede é muito menor do que o do ar condicionado de parede.

Mas há alguma desvantagem ao comprar um ar condicionado split?

Cada vez mais acessível, o ponto negativo de um ar condicionado split costuma se resumir no valor alto cobrado na instalação, que deverá ser feita por um técnico qualificado. Depois de instalado, para um bom funcionamento do aparelho e também para manter a qualidade do ar, é importante limpar os filtros com frequência.

Outro ponto de atenção é em relação à estrutura elétrica da sua casa, que deverá suportar de forma adequada a potência deste tipo de ar condicionado. A maioria dos modelos disponíveis no mercado estão em voltagem de 220V.

Dicas para escolher seu condicionador de ar split

Na hora de comprar seu split, fique de olho nas funções que ele oferece. Há aparelhos com recursos bem eficientes. Você pode, por exemplo, escolher um split Quente e Frio, que além de resfriar também esquenta, então você pode usá-lo o ano todo, inclusive nos dias frios.

Aqui no Zoom você pode comparar preços de muitos aparelhos, e com os mais variados recursos. Assim você pode encontrar o ar condicionado split ideal para seu ambiente e ter todo conforto!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado