Logo Zoom
Logo Zoom

Ar condicionado não é "tudo igual". Hoje, há alguns modelos disponíveis no mercado, cada um com diferentes aplicações, vantagens e desvantagens. E, na intenção de conquistar espaço garantido na casa e nos escritórios, fabricantes investem cada vez mais em tecnologias diferenciadas. Vamos conhecer algumas delas?

Condicionador de ar com tecnologia Inverter

Nos aparelhos de ar condicionado Inverter, essa tecnologia faz com o que o compressor, em vez de parar totalmente, apenas reduza seu funcionamento, evitando assim contínuos arranques.

Ao fazer isso, o ar condicionado não só atinge a temperatura desejada mais rapidamente, como mantém a temperatura e diminui em até 40% o consumo de energia, além de aumentar a vida útil do aparelho.

Se você fará uso intenso do seu aparelho de condicionador de ar, é uma boa procurar por modelos que apresentem essa tecnologia. Mas, não é só um aparelho com a tecnologia Inverter que apresenta vantagens. Confira outros recursos:

Compressores ecológicos presentes no ar condicionado

Com as constantes exigências de órgãos reguladores em função dos riscos que CFCs causam à camada de ozônio, muitos modelos, alguns do tipo de ar condicionado portátil, utilizam outro gás, o R-134a. Ele é utilizado para substituir os gases Freon, um tipo de Clorofluorcarbono antes usado em aparelhos de ar condicionado e geladeiras, e que era prejudicial ao meio ambiente.

Saiba mais sobre os condicionadores de ar:

BTU: significa British Thermal Unit (Unidade térmica Britânica), a unidade de energia térmica utilizada para medir a potência de resfriamento de aparelhos de ar condicionado.

Compressor: é a parte do ar condicionado que faz o gás refrigerante circular pelo sistema.

Condensadora: é a parte que transforma o gás de refrigeração em líquido resfriado. Fica para fora do ambiente.

Evaporadora: é a parte que de fato resfria o ambiente, liberando vapor resfriado no ar. Fica dentro do ambiente.

Procel: é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, criado pelo governo para regulamentar e padronizar o consumo de energia de eletrodomésticos. Os eletrodomésticos, como aparelhos de ar condicionado com Selo Procel, são classificados com as letras A a E, sendo A o mais econômico e E o menos. Confira nas especificações, na hora da compra, qual o Selo Procel o seu condicionador de ar ganhou.