Logo Zoom
Logo Zoom

Você tem curiosidade de saber como funciona o ar-condicionado? Então, pode se animar, pois hoje vamos te responder essa pergunta! O ar-condicionado é um dos aparelhos mais importantes para garantir conforto térmico, especialmente em dias de calor intenso ou frio extremo, se ele tiver a opção de ciclo quente.

Mas, como é o funcionamento do ar-condicionado? Basicamente, o eletro retira o calor do ambiente e resfria o ar interno por meio de um sistema de troca térmica, mas os detalhes desse processo variam de acordo com o tipo de aparelho. Não entendeu nada? Calma! Nós vamos te explicar tudinho de acordo com cada tipo de ar-condicionado. Bora lá conferir como o ar-condicionado funciona?

Pensando em comprar um ar-condicionado? Veja os modelos mais vendidos do ano!

Entender como funciona o ar-condicionado é fundamental para fazer a escolha correta do aparelho (Imagem: Shutterstock)

Como funciona ar-condicionado split?

Um dos aparelhos de ar-condicionado mais comuns é o do tipo Split. Ele é composto por duas unidades: uma interna, chamada de evaporadora, responsável por liberar o ar resfriado, e outra externa, a condensadora, que remove o calor do ambiente. A primeira pode ser instalada no quarto, na sala, no escritório, enquanto a segunda precisa obrigatoriamente ficar num ambiente externo, como o lado de fora do apartamento ou quintal de casa.

Mas como funciona o ar-condicionado Split? O sistema de refrigeração do aparelho trabalha com gás refrigerante, capaz de absorver o calor do cômodo e o transferir para o lado externo através de um compressor. De forma resumida, o ar é sugado e passa pela evaporadora, onde entra em contato com o gás refrigerante, que absorve o calor, transformando-se em gás. O compressor aumenta a pressão e envia esse gás à condensadora, onde ele esfria e retorna ao estado líquido. O ar quente é expelido e o ciclo reinicia, resfriando o ambiente através da serpentina e ventilador que distribui o ar frio pelo ambiente.

Gosta desse tipo de aparelho? Então, confira os melhores modelos de ar-condicionado Split do mercado e garanta o seu!

Como funciona o ar-condicionado de janela/parede?

Esse modelo é um dos mais tradicionais disponíveis no mercado e é instalado diretamente em uma parede ou janela. Ele é uma peça única que realiza tanto a troca de ar quanto a remoção do calor. Embora seja mais simples em termos de instalação e custo, o funcionamento do ar-condicionado de janela tende a ser mais barulhento em comparação com o Split, devido ao compressor estar integrado ao ambiente interno.

Explicando de forma mais clara, a parte externa desse ar-condicionado puxa o ar do ambiente externo (da rua ou quintal, por exemplo) para um sistema de refrigeração e purificação. O ar é resfriado por um fluido refrigerante que absorve o calor e se transforma em gás. Posteriormente, ele é comprimido, resfriado no condensador e retorna ao estado líquido. O ar frio é, então, distribuído no cômodo.

Prefere um modelo desse tipo? Conheça boas opções de ar-condicionado de janela e veja qual atende a sua necessidade.

Ideal para quem precisa de mobilidade, o ar-condicionado portátil não requer instalação fixa. Ele utiliza o mesmo princípio de retirar o calor de dentro do ambiente e liberar o ar resfriado, mas conta com a facilidade de ser deslocado para diferentes ambientes.

No quesito como o ar-condicionado funciona na prática, o ciclo de refrigeração desse modelo começa com a evaporação do fluido refrigerante no evaporador, que absorve o calor do ar. O fluido, agora em estado gasoso, segue para o compressor, onde sua pressão e temperatura aumentam. Em seguida, passa pela condensação, onde libera o calor e retorna ao estado líquido. Por fim, o fluido refrigerante sofre expansão, resfriando novamente antes de recomeçar o ciclo.

Se interessou pela opção? Não deixe de conferir boas opções de ar-condicionado portátil disponíveis para compra.

E o ar-condicionado Inverter?

Que atire a primeira pedra quem nunca se perguntou como funciona o ar-condicionado Inverter, não é mesmo? Presente em vários modelos atualmente, a tecnologia é um grande diferencial no aparelho, pois proporciona economia de energia, além de um funcionamento mais eficiente e silencioso.

O motor Inverter controla a velocidade do compressor, mantendo a temperatura constante e reduzindo os picos de consumo de energia. Diferentemente dos compressores comuns, que apenas ligam e desligam, o Inverter pode variar a velocidade enquanto funciona, sendo capaz de trabalhar de forma mais lenta ou mais rápida, dependendo da necessidade de resfriamento ou aquecimento do cômodo.

Fique por dentro dos melhores modelos de ar-condicionado Inverter do mercado!

Atualmente, existem inúmeras fabricantes que produzem modelos de alta qualidade e durabilidade. Marcas como LG, Samsung, Midea, Philco, Elgin e Consul são alguns bons exemplos que valem a pena, independentemente do tipo de aparelho escolhido.

Quanto custa um ar-condicionado?

O valor de um ar-condicionado irá variar de acordo com o tipo, o modelo, a potência e a marca do aparelho escolhido. Atualmente, é possível encontrar opções de ar-condicionado entre R$1.290 (modelo de 12.000 BTUs de parede) e R$13.499 (modelo de 60.000 BTUs do tipo Split).

Qual a diferença entre o ar-condicionado Inverter e o normal?

Como antecipamos, o ar-condicionado Inverter funciona com um compressor capaz de controlar a velocidade de funcionamento, proporcionando economia de energia, menor emissão de ruídos e evitando picos de luz.

Leia mais sobre
Publicidade