Logo Zoom
Logo Zoom

Decidir a potência do aparelho no momento de comprar o ar-condicionado para quarto ideal pode ser uma tarefa mais simples do que parece.

Utilizando as estratégias corretas e realizando os cálculos indicados, você não apenas aumenta as chances de escolher o modelo perfeito para o seu lar, mas também garante maior eficiência na refrigeração do cômodo, promovendo mais conforto para todos.

Confira a seguir algumas dicas de como calcular potência de ar-condicionado e facilite o processo!

Não sabe qual modelo escolher? Conheça os modelos de ar-condicionado mais vendidos este ano!

Conheça as melhores opções de ar-condicionado para deixar o seu quarto ainda mais confortável!

Como calcular a potência de ar-condicionado para quarto?

BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, que é a unidade de medida utilizada para definir a potência de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado. E é através do cálculo dessa medida que você vai encontrar o modelo ideal de ar-condicionado para quarto.

Para calcularmos corretamente, precisamos levar em consideração três fatores principais:

  • a metragem do ambiente;
  • a exposição do cômodo ao sol; e
  • a quantidade de pessoas e equipamentos eletrônicos que ficam naquele espaço.

O cálculo em si é bastante simples. Para isso, basta utilizar a regra de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, adicionando 600 BTUs extras por pessoa adicional ou equipamento eletrônico que emita calor.

Não entendeu como calcular potência de ar-condicionado? Calma! Vamos te ajudar! De forma resumida, se você tem um ambiente de 10m², é necessário que você faça a seguinte conta:

10m² x 600 = 6.000 BTUs + 600 BTUs por cada pessoa extra + 600 BTUs pela televisão

Ou seja, se além de você e seu/sua parceiro(a) mais uma criança dorme no quarto com vocês e uma TV, você precisa fazer a seguinte conta:

10m² x 600 = 6.000 BTUs + 600 (referente ao seu filho) + 600 (TV) = 7.200 BTUs

Desta forma, em um cômodo de 10m² com três pessoas e uma televisão ligada de maneira constante, o ar-condicionado para quarto precisaria de uma potência de 7.200 BTUs.

Já em ambientes com muita exposição à luz solar, é interessante que o valor base seja de 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mantendo os 600 BTUs para pessoas e equipamentos adicionais.

Portanto, a forma de como calcular potência de ar-condicionado nesse caso seria:

10m² x 800 = 8.000 BTUs + 600 (referente ao seu filho) + 600 (TV) = 9.200 BTUs

Neste cálculo, o mesmo quarto de 10m², com três pessoas e uma televisão, precisaria de um ar-condicionado com potência de 9.200 BTUs.

Seguindo essa fórmula você já consegue encontrar os valores ideais para escolher o seu ar-condicionado para quarto, garantindo o melhor conforto térmico para o seu lar!

Aprenda, também, como economizar energia com ar-condicionado com o guia completo que preparamos.

Principais dúvidas sobre ar-condicionado para quarto

Qual é o melhor lugar para colocar o ar-condicionado no quarto?

O ideal é evitar os cantos e priorizar a instalação mais centralizada do aparelho no ambiente, otimizando a dissipação do calor. Acima da cama é uma boa aposta para localizar o ar-condicionado para quarto! Porém, é fundamental evitar os fios e tubulações da casa, além de garantir que não haverá obstruções que atrapalhem a limpeza e o fluxo de ar do equipamento.

Qual ar-condicionado é mais fácil de instalar?

De modo geral, o ar-condicionado portátil é o modelo mais simples, já que pode ser transportado de um ambiente para o outro, dispensando obras para instalação. Porém, em relação aos modelos fixos, o ar-condicionado split conta com a instalação mais simples, necessitando apenas de uma passagem para os tubos e fios e da fixação de suas partes na parede.

Qual o custo de um ar-condicionado ligado 24 horas?

O custo exato vai depender de uma série de fatores, como a tarifa de energia elétrica de sua cidade e a potência do aparelho. Porém, é possível encontrar uma média. Um ar-condicionado de 9.000 BTUs, por exemplo, apresenta um consumo médio de 2,5 kW por hora utilizada. Com uma tarifa hipotética de R$ 0,50/kWh, 24 horas do ar-condicionado ligado geraria um custo de R$ 30.

Conheça 5 modelos econômicos de ar-condicionado e garanta um ambiente fresco e menos gasto na conta de luz.

Qual o melhor modelo de ar-condicionado para quarto?

Ar-condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Compact 12.000 BTUs

O Split Hi Wall LG Dual Inverter Compact com 12.000 BTUs de potência é um ar-condicionado para quarto mais robusto, atendendo cômodos de até 25m² a depender da exposição do ambiente ao sol.

Com compressor Dual Inverter e selo Procel A de eficiência energética, o modelo é referência na economia de energia e na baixa produção de ruído, além de contar com sistema de autolimpeza.

Ainda, o aparelho utiliza Inteligência Artificial para refrigeração otimizada e possui diversas funções, como Swing, Turbo, Dormir e Timer.

Ar-condicionado Janela / Parede Consul 7.500 BTUs Frio Mecânico CCB07EB

Para quem deseja uma alternativa com bom custo-benefício e valor de investimento baixo, o Consul CCB07EB é uma ótima opção.

Por ser um ar-condicionado de janela mecânico o modelo não possui controle remoto, tendo sua temperatura e modos de funcionamento regulados diretamente no aparelho. Porém, a praticidade de seu filtro de poeira lavável otimiza a manutenção do equipamento.

Com potência de 7.500 BTUs e ciclo frio, este é um ar-condicionado para quarto pequeno, ideal para ambientes de até 9m².

Mas ainda, vale destacar que o modelo entrega selo Procel A de eficiência energética, o mais econômico da categoria.

Buscando uma opção de parede? Veja os 6 melhores modelos de ar-condicionado de janela do mercado.

Ar-condicionado Portátil Philco 12.000 BTUs Frio PAC12000F5

Versátil e muito prático, o Philco PAC12000F5 é um ar-condicionado portátil de 12.000 BTUs, sendo ideal para quem busca mobilidade e flexibilidade no uso.

Sem a necessidade de grandes instalações, o modelo pode ser transportado entre os cômodos da casa, trazendo maior conforto não apenas no quarto, mas também em outros ambientes do seu lar.

Com ciclo frio e sem controle remoto, o modelo conta com filtros de vírus e bactérias, desumidificador e ionizador, proporcionando um ambiente mais agradável para o usuário. Ainda, o aparelho entrega as funções Timer e Dormir, além de contar com o selo Procel A de eficiência energética.

Ar-condicionado Split Hi Wall Elgin Eco II 9.000 BTUs


O Split Hi Wall Elgin Eco II com 9.000 BTUs de potência é o modelo ideal para quem quer um ar-condicionado para quarto econômico e com valor acessível. Com compressor Inverter e selo Procel A de eficiência energética, o modelo é garantia de economia na conta e baixa produção de ruído, além de proporcionar uma manutenção descomplicada e duradoura graças ao filtro de poeira e o sistema de autolimpeza.

Com ciclo frio, o modelo entrega as funções básicas de um ar-condicionado, como Timer e Swing, mas é perfeito para proporcionar conforto térmico e boa climatização em ambientes de até 12m².

Conheça boas opções de ar-condicionado Split para comprar este ano!

Leia mais sobre
Publicidade