Zoom indica em Ar Condicionado

Como os filtros de ar condicionado ajudam sua saúde?

Saiba como a filtragem do ar condicionado é eficiente na eliminação de impurezas do seu cômodo.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Em regiões de clima quente, o ar condicionado é um dos aparelhos mais desejados para um lar, especialmente no verão. No entanto, não é apenas sua capacidade de refrigerar o ambiente que motiva as pessoas a comprarem. Hoje em dia, os aparelhos de ar condicionado possuem interessantes sistemas de filtragem que podem melhorar a qualidade de vida de seus proprietários.

A mera presença de um condicionador de ar comum já costuma melhorar o ambiente na medida que ele contribui para torná-lo menos úmido, reduzindo assim o mofo. Alérgicos devem monitorar os níveis de umidade em aparelhos que apresentam essa função, para mantê-los entre 40% e 50%.

A umidade é uma questão de sobrevivência para os ácaros, que se reproduzem em ambientes onde a umidade relativa do ar se encontra acima de 55%. Conforme a tecnologia dos aparelhos de ar condicionado tem avançado, os sistemas de filtragem de ar destes aparelhos foram se tornando mais robustos, e hoje eles podem ajudar a eliminar desde poeira e impurezas até bactérias, vírus, fungos, ácaros etc.

Ar condicionado com filtro HEPA

O filtro mais conhecido é o filtro HEPA. Um ar condicionado com filtro HEPA promete eliminar 99% das impurezas, sendo também uma boa indicação para quem tem problemas de alergia. Existem ainda outros tipos de filtro de ar condicionado, que protegem a saúde e garantem maior conforto.

No geral, existe filtro de ar condicionado removível e lavável que dá conta de uma filtragem básica contra impurezas do ar. Contudo, para quem tem alergia ou, ainda, mora em cidades com alto índice de poluição, as principais marcas do mercado oferecem alternativas mais avançadas.

Conheça marcas de ar condicionado ideais para pessoas com alergia

- Ar condicionado Springer: utiliza os filtros Nano Silver e Dual Mix. A ação desse filtro de ar condicionado vai ao nível dos compostos de carbono e até mesmo odores desagradáveis. Já o sistema Nano Silver ataca fungos e bactérias por meio da ação de nanopartículas de prata.

- Ar condicionado Samsung: oferece o sistema Virus Doctor que vai além da filtragem pura e simples. A função desse filtro de ar condicionado é melhorar a qualidade do ar, atuando na eliminação de agentes biológicos que ameaçam a saúde com alguns tipos de vírus e micro-organismos causadores de alergia.

- Ar condicionado Midea: apresenta o sistema de filtragem Bio Filtro, composto de duas partes. A primeira é o Eco-filtro que captura fisicamente as partículas de pó e bactérias. Depois, entra em cena uma enzima biológica que destrói estes elementos, deixando o ar mais saudável.

- Ar condicionado LG: nessa marca, alguns aparelhos de ar condicionado entregam ao mercado o Neoplasma, um dos mais completos. São cinco etapas de filtragem, envolvendo materiais como nano carbono, fusão biológica e o plasma, desenvolvido pela própria LG. Promete eliminar ácaros, pólen, pelos de animais, odores e elementos alergênicos.

- Ar Condicionado Consul: alguns modelos contam com filtro HEPA, além do filtro Nylon. Juntos, esses tipos de filtro de ar condicionado garantem um ambiente bem mais puro de impurezas.

- Ar Condicionado Electrolux: é possível encontrar ar condicionado dessa marca com Tripla Filtragem. O Ultra Filter retira do ambiente grande parte de bactérias, o filtro de Carvão Ativado reduz odores do cômodo e o Filtro de Nylon é capaz de reter poeiras do ambiente.

E aí, pronto para respirar mais aliviado com um filtro de ar condicionado eficiente?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado