Mulher usando aspirador de pó no piso da sala

Como escolher aspirador de pó

Quer saber como comprar aspirador de pó? Confira as nossas dicas!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Na hora de comprar aspirador de pó, a praticidade e a eficiência da limpeza são as principais vantagens a serem levadas em consideração. Como o mercado tem inúmeros modelos disponíveis, o momento da escolha pode gerar algumas dúvidas. Por isso, hoje nós vamos te ajudar a decidir e ensinar como escolher aspirador de pó bom para a sua casa.

Nesse guia de compras, apresentamos as características de cada um dos tipos de aspirador de pó disponíveis, como o vertical, o robô e o de pó e água. Além disso, também vamos explicar sobre a potência e recursos extras disponíveis nos aparelhos. Veja, aqui embaixo, tudo o que você precisa saber antes de comprar seu aspirador de pó!

Leia também: Qual é o melhor aspirador de pó automotivo? Veja lista

Aspirador de pó robô no chão da casa enquanto mulher sentada no sofá com as pernas esticadas controla o aparelho no celular
O aspirador de pó robô é um dos destaques da categoria (Foto: Shutterstock)

Tipos de aspirador de pó

Aspirador de pó vertical

Atualmente, o modelo vertical é o preferido dos consumidores na hora de comprar aspirador de pó. São aqueles com cabo mais alto e formato que lembra uma vassoura. Sua principal vantagem é que, na hora de usar, você pode ficar em pé, algo que deixa o processo bem mais confortável.

Saiba mais sobre o aspirador vertical Philco Ciclone na análise de ficha técnica do aparelho!

Aspirador 2 em 1

Se a ideia é comprar aspirador de pó versátil, vale investir em um modelo 2 em 1. Ele é, na verdade, um modelo vertical que também pode ser usado como aspirador portátil. Para isso, você só precisa soltar o cabo ou destacar a parte portátil da maior (o encaixe varia de acordo com o modelo). A versão portátil do aspirador pode ser usada para limpar sofás, almofadas e cortinas. Ela é útil, ainda, para ser usada em áreas de difícil alcance com o cabo extensor acoplado. Geralmente, esse tipo de aspirador de pó não costuma contar com recursos extras ou muitos acessórios para diferentes espaços.

Aspirador de pó e água

Como o nome já diz, o aspirador de pó e água é capaz de limpar partículas sólidas e líquidas ao mesmo tempo. Os modelos avançados podem até aspirar lama e sujeira mais pesada do chão. Por isso, eles são uma ótima opção para quem tem casas com ambientes externos, já que é possível limpar toda a área com água e depois sugá-la com a ajuda do aspirador.

Mesmo que algumas marcas já apostem em versões verticais do aspirador de pó e água, ele costuma ter o corpo mais largo e baixo, parecido com um carrinho. Para facilitar a movimentação, geralmente também tem rodinhas e, por dentro, pode ter um reservatório com ou sem saco coletor de resíduos. Por ser mais largo, antes da compra você deve se certificar de que há espaço para guardá-lo quando não estiver em uso.

Aspirador de pó tradicional

Menor do que o modelo de pó e água, o aspirador de pó tradicional costuma ser uma opção mais barata para quem não gosta tanto dos verticais. Ele tem extensores, mangueiras flexíveis e diferentes bocais e, além disso, costuma ter o corpo compacto e fácil de guardar. Nas opções mais novas, o reservatório desses modelos ainda é lavável, facilitando sua manutenção no dia a dia.

Aspirador de pó sem fio

Se o aspirador de pó é um aliado poderoso na limpeza, um modelo que dispense o aparato de fios e tomada se torna ainda mais prático e eficiente. Geralmente em versões verticais, esse tipo de aspirador funciona com bateria e pode alcançar locais mais distantes da tomada, em que os fios seriam um empecilho. O aspirador de pó sem fio pode ter um carregador parecido com o de um celular ou uma base de recarga - nesse caso, é nela em que ele deve ficar enquanto não estiver sendo usado. A autonomia de bateria vai variar de modelo para modelo.

Aspirador de pó portátil ou automotivo

Você faz questão de comprar um aspirador de pó exclusivo para o seu carro? O automotivo é exatamente o necessário nesse caso. Boa opção para limpar poeira e até água dos carros, o aspirador de pó automotivo tem opções que são ligadas no acendedor do carro, na tomada ou, até mesmo, as que funcionam à bateria. Quando têm fios, eles geralmente são longos, com três metros ou mais. Assim, é possível usar longe da tomada.

Aspirador robô

Se você vai comprar aspirador de pó e pode fazer um investimento mais alto, o robô é uma boa opção. Eles se tornaram o sonho de consumo de muita gente que não tem tempo para limpar a casa, já que fazem a manutenção do dia a dia de forma independente. O aspirador robô tem sensores que "encontram" a sujeira e fazem o aparelho ir até onde ela está. Ele livra o ambiente de poeira, partículas menores e até pelos de animais em diferentes tipos de pisos, tapetes e carpetes. Dependendo do modelo, ele também pode passar pano e ser controlado por smartphones ou assistentes virtuais.

Potência do aspirador de pó

Embora trabalhem juntas para retirar o máximo de sujeira possível da superfície, a potência e o poder de sucção dos diferentes tipos de aspirador de pó não são a mesma coisa. A potência tem relação com a quantidade de energia elétrica que o aparelho consome durante o funcionamento. Já o poder de sucção é a capacidade de sugar partículas mais leves ou mais pesadas, sejam sólidas ou líquidas.

Apesar dessa diferença entre uma coisa e outra, é possível usar a potência como uma base para saber o que cada modelo pode limpar com facilidade.

  • Até 100W: geralmente, são os modelos sem fio e essa é a potência da bateria - o que não significa que o aparelho é fraco, ok? São indicados para limpeza de dia a dia e como podem ser robôs, verticais ou automotivos, sua indicação de uso varia;
  • De 100W a 1000W: indicados para limpeza do dia a dia de pisos, tapetes e carpetes;
  • De 1000 a 2000W: são os mais encontrados no mercado, suficientes para dar conta da limpeza eficiente de qualquer tipo de piso. Trabalham bem com partículas mais pesadas, e com cantos e frestas de difícil acesso;
  • 2000W ou mais: indicados para limpeza pesada profissional.
Homem limpando o banco traseiro do carro com um aspirador de pó tradicional
Na hora de limpar o carro, você também pode usar o aspirador tradicional (Foto: Shutterstock)

Capacidade do reservatório do aspirador

Antes de comprar seu aspirador de pó, fique atento à quantidade de sujeira que vai ser retirada do ambiente no dia a dia. Com isso, é possível ter ideia do tamanho adequado do reservatório para a sua casa. Os aspiradores profissionais, por exemplo, podem comportar até 10 litros de pó e 12 litros de água, dependendo do modelo. Mesmo que tenham capacidade bem menor, um aspirador de pó para casa é suficiente para as necessidades de uma residência.

Se a casa for pequena ou o aspirador for usado apenas para limpezas pontuais, um modelo com até um litro é suficiente. Reservatórios entre um e dois litros vão atender melhor quem usa o aspirador para a limpeza básica de dia a dia em casas de diferentes tamanhos. Mas se a residência ou espaço comercial for grande e o aspirador, o principal método de limpeza, o mais indicado é um com dois litros ou mais de capacidade no reservatório.

Tipos de reservatório: saco descartável, lavável e sem saco

Os modelos mais conhecidos de aspirador de pó são os que têm reservatório com saco descartável. Ele vai armazenando a sujeira e, quando está cheio, deve ser retirado e substituído por um novo. Além da praticidade, a capacidade de armazenamento do lixo costuma ser maior nessas opções. O problema é a necessidade de sempre ter uma reserva de sacos reutilizáveis e a de comprar opções compatíveis com o modelo usado.

Há, ainda, aparelhos com saco lavável, que precisa ser higienizado quando está cheio e trocado apenas quando apresenta algum furo ou outro tipo de dano. Modelos de aspirador mais modernos não têm saco e são os mais indicados para quem usa com muita frequência. Eles também são laváveis: basta esvaziar no lixo quando ele estiver cheio e lavar normalmente, com água e sabão, sempre que necessário.

Confira a análise de ficha técnica do aspirador Electrolux STK13A e saiba mais sobre o aparelho!

Tipo de filtro

Filtro HEPA

Tecnologia usada até em aparelhos de ar-condicionado para manter a pureza do ar ambiente, o filtro HEPA é um importante diferencial para se levar em conta na hora de comprar aspirador de pó. Sua sigla significa, em português, Alta Eficiência na Separação de Partículas, ou seja, tem o poder de eliminar até 99% de ácaros, fungos e bactérias do ambiente.

Os modelos com esse recurso têm o filtro instalado na saída de ar. Com isso, ele evita que as partículas menores sugadas na limpeza voltem ao ambiente. É uma proteção extra que vale a pena, principalmente se há pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios na casa.

Outros tipos de filtro

Mesmo que o filtro HEPA seja bem popular entre os modelos atuais, ele não é o único tipo que se pode encontrar em um aspirador de pó. As opções laváveis, por exemplo, são as de plástico ou espuma. Sempre que for necessário, você só precisa colocar de molho para soltar a sujeira e reutilizar depois de seco.

Os filtros também podem ser não laváveis, como os de tecido e papel e permanentes, que ficam acoplados no aparelho sem a necessidade de troca.

Bocal de aspirador de pó retangular ao lado de uma poça d'água dentro de casa
O aspirador de pó e água é prático e ajuda na limpeza de ambientes internos e externos (Foto: Shutterstock)

Recursos extras

Se a sua prioridade é encontrar um aparelho com bons recursos tecnológicos ao comprar aspirador de pó, procure modelos que ofereçam funções extras. Quem se destaca nesse quesito são os aspiradores robô, que têm conexão com smartphones por comando de voz ou dispositivos inteligentes e controle remoto. Eles podem, inclusive, ser programados para começar a limpeza em uma determinada hora.

Mas se você prefere um modelo comum, pode levar em consideração opções como o Philco Easy Clean, que é vertical e tem luz auxiliar que facilita a visualização até dos cantinhos mais escuros da casa. Entre os modelos de pó e água, vale destacar o Wap Multi Mob, que tem bateria recarregável e tecnologia 180º no cabo para alcançar mais facilmente cantos e locais de difícil acesso. Ele não tem fio e é equipado com MOP elétrico rotativo que auxilia na limpeza e no polimento de pisos.

Não quer gastar muito? Confira a nossa lista de aspirador de pó bom e barato!

Tipos de ambientes e aspiradores indicados

Vertical

Esse aspirador de pó é bom para pisos, tapetes e carpetes em ambientes internos, sem líquidos no chão. Ou seja, é aquele básico para sala e quartos da casa. No caso dos 2 em 1, com a parte portátil também possível limpar sofás, estofados, almofadas, cortinas, superfícies como mesas e bancadas ou o interior do carro. A limpeza eficiente de cantos e frestas também é possível com eles, mas vai depender da disponibilidade de acessórios.

Aspirador de pó e água

Como também aspira líquidos, pode ser usado em varandas e quintais de piso frio ou cozinhas, áreas de serviço e banheiros, mesmo que estejam com piso molhado. Também pode ser usado em pisos de madeira, tapetes e carpetes de salas e quartos ou cantinhos e frestas, com o auxílio de acessórios. Como já foi dito, alguns suportam até partículas mais espessas, como lama e terra, com maior facilidade.

Aspirador robô

O aspirador de pó robô conta com uma particularidade: os sensores. Para começar, tem os sensores que identificam onde está a sujeira e evitam choques com obstáculos, como paredes e móveis, sem deixar de limpar essas áreas. Por isso, são ideais para superfícies planas, desde pisos normais até carpetes e tapetes.

Modelos mais avançados contam, ainda, com sensores de degraus e escadas, para evitar, ou que identificam por onde o aparelho já passou e buscam novos espaços para limpar. Eles também podem voltar para a base sozinhos quando a bateria estiver chegando ao fim.

Decidiu comprar um aspirador de pó robo? Confira as análises de ficha técnica do Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP e do Oster Keep Clean.

Conheça os melhores aspiradores de pó do ano

Ainda na dúvida em comprar um aspirador de pó? Conheça bons modelos de vassoura elétrica que podem te ajudar!