Entenda antes de comprar em Bicicleta

Bicicleta aro 29: veja as vantagens e desvantagens

Tire suas dúvidas sobre as bicicletas aro 29 e saiba se esse é o tamanho certo para você.

Bicicleta aro 29
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Com o passar dos anos, as bicicletas evoluíram, e hoje há uma maior variedade de material, suspensão e pneu, por exemplo.

Nesse meio tempo, surgiram as bicicletas aro 29 (ou bicicletas 29er) que, como você já deve saber, são bicicletas que têm rodas com diâmetro maior que as bicicletas aro 26.

Algumas pessoas reclamavam do desempenho das bicicletas aro 29 quando as primeiras foram lançadas, mas, hoje em dia, diversas melhorias foram implementadas para que as bikes pudessem receber um aro maior, sem que a performance fosse comprometida.

Veja preços de bicicletas aro 29:

E aí você pode se perguntar: ok, mas qual é a vantagem de uma bicicleta aro 29? Vale a pena comprar uma? Bom, na verdade há prós e contras em uma bicicleta aro 29. Sendo assim, é preciso fazer uma avaliação mais pessoal para saber se as vantagens compensam as desvantagens no seu caso.

Uma vantagem de uma bicicleta aro 29 é que o pneu tem uma maior área de contato com o solo do que uma bicicleta aro 26. Isso dá mais tração e estabilidade, aumentando inclusive a aderência nas curvas.

Agora, para encarar uma subida íngreme, uma bicicleta aro 29 vai exigir um esforço maior. Afinal, rodas maiores são mais pesadas. Mas também há quem diga que as bicicletas 29er são mais confortáveis, justamente por causa dos pneus maiores.

O ângulo da roda quando encontra um obstáculo também é uma vantagem da bicicleta aro 29. Como o ângulo formado é menor do que em uma bicicleta aro 26, passar por pedras ou pedalar em um terreno irregular será mais fácil; boa notícia para quem gosta de mountain bike, por exemplo.

Para quem curte correr de bike, investir em uma bicicleta aro 29 também pode ser uma boa, já que elas são mais velozes do que as que têm aro 26. No entanto, aqui há uma pequena desvantagem, já que as bicicletas aro 29 têm um arranque mais demorado. Mas quando ganham velocidade, vão embora!

Ou seja, para quem busca por mais velocidade e estabilidade, uma bicicleta aro 29 pode ser mesmo uma boa escolha. Agora, para quem pedala casualmente e gosta mesmo é de pegar a bike para passear pela cidade, talvez valha mais a pena investir em uma bicicleta aro 26 mais simples mesmo.

 

Veja também outros produtos no Zoom e compare os preços!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta