Entenda antes de comprar em Bicicleta

Bicicletas: qual é o melhor modelo?

Conheça diferentes modelos de bicicletas e escolha a bike ideal para você.

Modelos de bicicletas
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Uma bicicleta muitas vezes está associada ao bem-estar. Afinal, dar umas pedaladas faz bem à saúde, mas as vantagens da bike não param por aí. Com uma Mountain Bike, por exemplo, os ciclistas vão ter a bicicleta ideal para momentos de aventura. Enquanto isso, a bicicleta elétrica tem sido grande aliada das cidades grandes, e faz parte do dia a dia de muitas pessoas que vão, por exemplo, ao trabalho por meio delas.

Bom, já deu para perceber que modelos não faltam! E se você está pensando em comprar uma bike nova, que tal conhecer aqui os diferentes modelos de bicicletas? Confira todas as nossas dicas para fazer a melhor escolha e... boa pedalada!

Bicicleta de Passeio

A mais tradicional de todas, a bicicleta de passeio é sempre vista em ciclovias, parques e caminhos menos acidentados. Uma dica importante: se você utiliza metrô ou trem para chegar a determinado ponto, essa bicicleta pode ser incômoda de carregar. Ah, e não se esqueça: se na sua cidade tem trem ou metrô, é preciso saber se aceitam a entrada de bicicletas, tá? Há cidades, por exemplo, que só permitem em dias e horários específicos.

Bicicletas de passeio para você

Mas, voltando a falar da bicicleta de passeio, muitas vezes o seu selim pode não ser tão confortável. Nesses casos, escolha os feitos com gel. Mas a melhor dica mesmo é testar a bike. Afinal, o que pode ser bom para alguém talvez não seja para você.

Entre os tipos de bicicletas, a bicicleta de passeio não é tão resistente (se você for comparar com modelos próprios para terrenos irregulares e momentos de aventura). Sendo assim, cuidado para não cair em buracos e entortar a roda.

Na hora de escolher entre um modelo rígido, com suspensão frontal ou total, lembre-se da relação entre peso e absorção do impacto, pois muitas vezes avaliamos só a absorção de impactos, mas não vemos que isso nos trará mais esforço e cansaço na hora de pedalar.

Mountain Bike

Agora vamos falar de modelos de bicicletas de alta performance para esportes radicais ou aventura. A Mountain Bike prioriza estabilidade, força, velocidade...tudo isso, mas, quando o assunto é conforto, ela não é a melhor bike neste quesito.

A postura muda quando se está em cima de uma Mountain Bike, assim como nas de velocidade, porque o selim é mais alto do que o guidão, o que favorece a aerodinâmica. Elas são produzidas em fibra de carbono por ser o material mais leve que o aço e o alumínio das outras, isso tudo aliado a suspensões inteligentes e marchas.

É claro que todos esses recursos podem elevar o preço desses tipos de bicicletas, mas pra quem gosta de viajar ou fazer trilhas elas são ideais. A Mountain Bike é capaz de suportar trilhas, lama, pisos irregulares etc. Se você for aventureiro, essa é a sua bike.

Bicicleta de Corrida

Para ciclistas de competição, a bicicleta de corrida foi pensada e projetada para performance de velocidade e aerodinâmica. Ela é leve, quando comparada com outros tipos de bicicletas, e absorve parte do impacto provocado pela irregularidade do solo.

Como esses são modelos de bicicletas indicados para uso profissional, você vai encontrar em uma bike de corrida recursos bem eficientes, que garantem maior performance ao ciclista. O preço delas varia, mas há bicicletas que custam mais de 20 mil reais. Certamente não é todo mundo que precisa de uma dessas, mas um modelo de corrida oferece grandes vantagens para o ciclista profissional.

Bicicleta BMX

A bicicleta BMX é menor e própria para o esporte BMX ou Bicicross. Você provavelmente já viu esse esporte, ele se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (manobras).

Esses modelos de bicicletas, por serem menores para a realização de manobras, têm geralmente o aro 20. As melhores muitas vezes são as mais caras, mas como o que está em jogo também é a sua segurança, dê atenção a isso no momento da escolha.

Bicicleta a gasolina

Esse modelo tem um motor de 2 ou 4 tempos desenvolvido especialmente para bicicletas. É uma bicicleta que permite pedalar normalmente, mas quando precisa, pode acionar o motor e andar longas distâncias.

Funciona a gasolina, com pilotagem simples que lembra uma mobilete. São econômicas, mas a velocidade máxima não passa de 50km/h, e atenção: para pedalar uma bicicleta a gasolina é preciso ter CNH e equipamentos obrigatórios, como capacete, lanterna traseira vermelha, lanterna dianteira branca, espelhos retrovisores, velocímetro e pneus em boas condições; caso contrário você pode ter a bike apreendida.

Bicicleta Elétrica

Realmente são muitos tipos de bicicletas, e aqui você também pode saber tudo sobre a bicicleta elétrica. Diferente da bike que utiliza gasolina, a e-bike (como também é conhecida a bicicleta elétrica) funciona com uma bateria, o que a torna ecologicamente correta. Essa bike ainda atinge velocidade de até 25km/h.

Deu para perceber que existem diferenças entre a bicicleta elétrica e a bicicleta motorizada, não é mesmo? Mas, aqui vai uma dica que merece atenção: de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esses dois modelos de bicicletas são ciclomotores, e apresentam uma lei específica. A posse de carteira de motorista e o uso de capacete e acessórios são obrigatórios. Ah, e também não se esqueça dos retrovisores, faróis dianteiro e traseiro, velocímetro e buzina.

O melhor que você tem a fazer é saber como é o uso desses tipos de bicicletas na sua cidade. Antes da compra, entre em contato com o órgão que regulamenta o uso dessas bikes, para não ter qualquer problema.

Bicicleta de Transporte

Se você precisa transportar alguns objetos no dia a dia, escolha uma bicicleta de transporte, com bom bagageiro para colocar os pertences e objetos que vão ser carregados. A bike precisa ser confortável e com boa performance na pedalada. Por isso, a bicicleta de transporte vem geralmente com aro 24 ou aro 26.

Bicicleta Chopper

Para finalizar os modelos de bicicletas, tem a bicicleta chopper. Ela ainda é minoria, é verdade, mas pode ser uma boa opção para quem busca estilo. Elas são bikes personalizadas, com um design diferenciado.

Muitas pessoas têm o interesse de ter uma bike com a sua própria "cara", uma bicicleta com estilo próprio, e passam a desenvolver seus próprios modelos. Mas, a boa notícia é que marcas como Chilli Beans e Burnett oferecem bicicletas chopper no mercado. Resultado: você anda por aí cheio de estilo, e com a total segurança de ter uma bike totalmente produzida por marcas conceituadas.

 

E aí, pronto para escolher sua nova bike? Compare preços aqui no Zoom e faça a melhor escolha!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta