Entenda antes de comprar em Bicicleta

Como funciona a bicicleta elétrica?

Pensando em comprar uma bicicleta elétrica? Veja como funciona esse tipo de bike.

por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

A bicicleta elétrica, como meio de transporte ecologicamente correto, ainda é novidade para muitos, principalmente para aquelas pessoas que querem ter uma bike desse tipo para fazer parte do seu dia a dia, como para ir ao trabalho. Com isso, a bicicleta elétrica tem gerado muitas dúvidas sobre o seu funcionamento. Para conseguir obter o máximo de desempenho e poder aproveitar ao máximo essa bicicleta, que tal saber tudo sobre o seu funcionamento? Confira nossas dicas e acerte na hora de escolher sua bike.

Preços de bicicletas elétricas

A bike elétrica é um veículo híbrido, ou seja, uma bicicleta que funciona com pedaladas, com motor ou utilizando ambos. Isso mesmo. Quando a bateria acabar você não ficará a pé, já que ela também pode ser usada como um modelo convencional, como uma tradicional bicicleta de passeio.

Embora também funcione só com o motor, é preciso prestar atenção na quantidade de quilos que ela suporta, pois o peso, a direção do vento e o terreno determinam o gasto da bateria. Se houver muitas subidas no trajeto e você não pedalar, é claro que a energia vai acabar mais rápido.

Bateria de lítio ou de chumbo para sua bicicleta elétrica?

Quando falamos de bateria, ela pode ser de lítio ou chumbo para as bicicletas elétricas. Em um comparativo, podemos verificar que esse modelo é mais leve do que a bateria de chumbo. Além disso, a bateria de lítio recarrega em até oito horas, e pode ser usada por completo antes de ganhar uma nova carga. Já as de chumbo, você deve sempre carregar antes do fim da carga, independente de quanto de energia a bateria ainda tiver. Caso contrário, ela não será capaz de segurar energia. Consta ainda que se não forem utilizadas em um período de seis meses, elas param de funcionar e se tornam inúteis.

Por fim, é importante lembrar da praticidade que é a recarga da bateria de uma bicicleta elétrica. Basta retirá-la da bicicleta e ligá-la na tomada de casa ou do escritório. Com uma carga completa, ela aguenta até 40 quilômetros. Para controlar o gasto de energia, muitos modelos têm no guidão um controlador do nível de bateria.

E aí, pronto para escolher sua bicicleta elétrica? Aproveite que aqui no Zoom tem muitos mais tipos de bicicletas para você pesquisar, e todos de lojas confiáveis. Compare preços e aproveite!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta