Entenda antes de comprar em Bicicleta

Já conhece a bicicleta sem pedal?

Uma bicicleta de equilíbrio oferece mais segurança e autonomia aos pequenos ciclistas.

bicicleta sem pedal, bicicleta de equilíbrio
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Que andar de bicicleta é uma delícia, muita gente já sabe. O que pouca gente lembra, é que aprender não é tão fácil quanto o hábito faz parecer. Pedalar e se equilibrar ao mesmo tempo pode ser complicado, principalmente para crianças, que ainda estão começando a dominar seus movimentos.

Aí que entra a bicicleta sem pedal (também conhecida como bicicleta de equilíbrio, balance bike ou run bike), que pretende substituir as bicicletas infantis com rodinhas no aprendizado dos pequenos.

Mas o que é uma bicicleta de equilíbrio?

Como dá para imaginar, a bicicleta de equilíbrio abre mão dos pedais e correntes, e até mesmo dos freios, em alguns modelos. Os pequenos usam os próprios pés para dar impulso e travar a bicicleta sem pedal.

Bicicleta sem pedal

Nessa primeira etapa, o controle e o equilíbrio das crianças são trabalhados de maneira intuitiva, já que ela pode colocar os pés no chão a qualquer momento, seja para evitar uma queda ou para parar e mudar a velocidade da bike run.

Além do equilíbrio, os futuros ciclistas desenvolvem também outras habilidades, como noções de velocidade, reflexo e direção (com o controle do guidom), sempre de acordo com os limites e a intuição de cada criança.

Quem já experimentou a bicicleta sem pedal concorda que o principal é não forçar os pequenos e respeitar cada etapa que eles escolham, pois, quando se sentirem seguros, vão andar mais rápido, fazer curvas e levantar os pezinhos, naturalmente.

Outro ponto importante é que o selim deve estar a uma altura que permita que os pequenos possam sempre encostar os dois pés inteiros no chão ao mesmo tempo, o que vai lhes dar maior sensação de segurança, pois rapidamente podem recuperar a firmeza.

Da bicicleta sem pedal para a bicicleta infantil

O objetivo é que a transição seja feita direto da bicicleta sem pedal para as bicicletas infantis já sem as rodinhas, pois, como já vai ter trabalhado o equilíbrio, fica mais fácil aprender a usar os pedais.

A bicicleta de equilíbrio é recomendada para crianças a partir de 18 meses. O provável é que no início os pequenos se mantenham sempre em pé, e aos poucos vá avançando nos passinhos. Lembrando sempre: cada criança tem seu tempinho, e elas o conhecem bem. Se você deixar ela livre para brincar como quiser, com certeza ela vai ficar mais segura e, claro, a diversão vai ser muito maior!

Ah, uma curiosidade: não são só os pequenos ciclistas que podem aprender com a bicicleta de equilíbrio, pois ela também é usada para ajudar adultos a dar as primeiras pedaladas por aí!

 

Tem muito mais produtos para adultos e crianças no Zoom! Pesquise e compare preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta