casal pedalando em subida na natureza

Melhor bicicleta motorizada: confira as opções que mais valem a pena no momento

Confira as 5 melhores opções de bicicleta motorizada para investir

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Para aqueles que procuram um transporte econômico, com a versatilidade da pedalada aliada à facilidade e potência de um motor para as subidas mais íngremes, as bicicletas motorizadas são a melhor escolha. A bicicleta motorizada é amiga do ciclista que se desloca diariamente em relevos variados, seja para ir ao trabalho ou para uso cotidiano, pois sua velocidade alcança em média 45km/h – no caso dos motores de 60 cilidradas ou mais.

Pensando em facilitar sua pesquisa para encontrar o modelo mais conveniente, elaboramos essa lista com dicas sobre como escolher uma bicicleta motorizada ao mesmo tempo potente e com bom custo-benefício. As marcas mais buscadas no nosso site são a Rocket e a Bicimoto, com variações no tipo de banco, opção de baú (cargo) e estilo do tanque.

Mulher jovem e loira usando roupa estilo hippie e andando em bicicleta vermelha em rua residencial. Está de costas para a câmera e fazendo sinal de “paz e amor com os dedos’, mostrando a língua
Andar de bicicleta na cidade é uma atividade prazerosa, porém pode incluir alguns desafios de esforço físico (Foto: Shutterstock)

Você sabe qual a diferença entre a bicicleta motorizada e a bicicleta elétrica? Clique aqui e descubra.

Qualquer um pode comprar uma bicicleta motorizada?

Homem atravessando viaduto com bicicleta motorizada branca e azul, usando capacete, camisa preta e calça jeans
A legislação nacional de trânsito prevê alguns requisitos e equipamentos necessários para adquirir e andar na bicicleta motorizada em segurança (Foto: Shutterstock)

Você precisa saber de algumas coisas antes de adquirir uma bicicleta motorizada. Primeiramente, é necessário ter ao menos 16 anos de idade e equipar seu veículo com equipamentos de segurança, como buzinas, retrovisores e sinalização noturna. Cada cidade possui uma regra no que equivale à necessidade de possuir uma CNH na categoria “A” – a mesma utilizada para conduzir motocicletas. Saiba qual a regra do seu município antes de investir, para não ter problemas em relação a isso, ok?

Outra observação é sobre o uso de equipamentos de segurança, sendo recomendado sempre o uso de capacetes (aquele de ciclismo mesmo, que é aberto), e qualquer outra proteção que deixe seu corpo mais protegido – como luvas, protetor solar, óculos, etc. Além disso, uma boa noção de trânsito é essencial, pois diferentemente de uma bicicleta comum, você estará sujeito às mesmas regras e convenções de trânsito das motocicletas.

Dicas para escolher uma boa bicicleta motorizada

homem de barba sentado em bicicleta e sorrindo, vestindo camiseta e boné vermelho, calça marrom e bag de entregador delivery na cor verde limão
Bicicletas motorizadas com baú, bagageiro ou cargo são boas alternativas para que quer fazer um extra nas entregas delivery sem se desgastar tanto (Foto: Shutterstock)

As seguintes características merecem atenção ao se considerar o modelo de bicicleta motorizada mais adequado às suas necessidades:

Consumo

As bicicletas motorizadas em geral possuem consumo médio de 65km por litro de combustível, seja gasolina ou a mistura gasolina + óleo (conforme recomendações do fabricante, para maior durabilidade do motor). Isso varia conforme o peso do motorista, cilindradas e potência do motor, sendo a média para um motor de 80cc com condutor pesando cerca de 70kg.

Motor

Os motores das bicicletas motorizadas costumam ser de 40, 50, 80 até 100 cilindradas, geralmente classificados como sendo de 2 ou 4 tempos. A diferença é que os motores de 4 tempos possuem embreagem automática, são mais pesadas e não exigem tanta troca de óleo. A embreagem dos motores de 2 tempos precisa ser acionada pelo manete. Outra característica é a potência, medida por cavalos (HP), que nesses modelos variam de 3 a no máximo 5 HP.

Quadro e Aro

O quadro ideal deve ser de material resistente, durável e leve, para melhor aerodinâmica e praticidade. Procure por quadros de aço carbono ou alumínio, que são também mais acessíveis. O aro da bicicleta motorizada costuma ser 26, que é o padrão também para bicicletas indicadas para adultos de altura mediana. Busque aros reforçados, largos e com boa estabilidade para obter equilíbrio e segurança, com a bike ligada ou desligada.

Freio e Velocidade

Assim como as bicicletas comuns de aro 26 «link», as bicicletas motorizadas podem possuir freios a disco dianteiros e traseiros, ou do tipo “V-brake” (os mais comuns). A qualidade do freio tem relação direta com a velocidade que você anda e a resposta que você precisa num momento de frenagem mais brusca. Se sua bike atinge uma velocidade acima de 40 km/h, é bom olhar se o sistema de freio dela dá conta do recado, afinal você estará na velocidade média das vias rápidas junto a carros e motocicletas.

Agora que você já sabe o básico necessário para tomar sua decisão, apresentamos cinco modelos que são os mais vendidos aqui no nosso site:

1. Bicicleta Motorizada Rocket Via Appia Sport Beach 80cc

Bicicleta motorizada branca da marca Via Appia, com tanque e guidão retos
Bicicleta Motorizada Via Appia Sport Beach na cor branca (Foto: Rocket)

A Via Appia Sport Beach 80cc é um modelo de bicicleta motorizada da marca Rocket que vai além do oferecido pelos kits de adaptação para motorizar bicicletas comuns. O motor Speed Street de 80cc e 2 tempos promete atingir uma velocidade de até 60km/h, com quadro reforçado que suporta até 160kg. Funciona a óleo e gasolina, sendo a capacidade do tanque 1,8 litros (incluso reserva).

A proporção indicada pelo fabricante é a de misturar 250 mL de óleo a 4 litros de gasolina e chacoalhar bem, com o auxílio de um galão (vendido comumente nos postos de gasolina), antes de adicionar a mistura ao tanque. Assim, se garante maior durabilidade do motor e eficácia do consumo. A partida é por ignição eletrônica, ativada por uma breve pedalada, soltando a embreagem depois.

Alguns diferenciais da Bicicleta Motorizada Rocket Via Appia Sport Beach 80cc:

  • Rodas aero e aros grossos, suporta até 160kg
  • Quadro reforçado com cano duplo em aço carbono
  • Motor VIA APPIA SPEED STREET 80cc 2 tempos, refrigerado a ar
  • Funciona a óleo e gasolina, fazendo cerca de 60km/L
  • Capacidade do tanque: 1,8 L
  • Ignição eletrônica cuja partida consiste em leve pedalada, seguida de soltar a embreagem

2. Bicicleta Motorizada Bicimoto 80cc 2 Tempos - Quadro de Aço Hi-Ten

Bicicleta motorizada preta da marca Bicimoto, modelo 80 cilindradas
Bicicleta Motorizada 80cc 2 Tempos - Quadro de Aço Hi-Ten (Foto: Bicimoto)

A marca Bicimoto também surge na nossa lista com esse modelo com quadro de aço Hi-Ten (1.4mm de espessura, com reforço especial para motorização), que tem o custo mais acessível dentre os outros apresentdos. Conta com várias opções de cores, inclusive com personalização do motor em prata ou todo preto. Possui freio a disco dianteiro Chang Star e câmbio Dhimano com 18 marchas para uso quando o motor não estiver ligado. As rodas são de aro duplo com paredes laterais e raios em inox, o que dá uma reforçada nos impactos e ameniza o impacto, em conjunto com a suspensão dianteira e descanso central.

Alguns diferenciais da Bicicleta Motorizada Bicimoto 80cc 2 tempos – Quadro de Aço Hi-Ten:

  • Valor de custo-benefício mais atrativo da lista
  • Disponível nas cores preto, azul e vermelho, com opção do motor em pintura prata ou preto (full black)
  • Quadro de aço Hi-Ten inquebrável
  • Freio a disco dianteiro Chang Star
  • Aro duplo nas duas rodas com paredes laterais CNS e raios em inox
  • Câmbio Saiguan/Shimano Thumb Shifter com 18 marchas
  • Suspensão dianteira e descanso central
  • Velocidade máxima: 65km/h e consumo médio de 65km/L

3. Bicicleta motorizada Rocket Spitfire 80cc

motorizada da marca Rocket, modelo Spitfire na cor preta e com carenagem protegendo o tanque de gasolina
Bicicleta Rocket Spitfire 80cc preta com carenagem (Foto: Rocket)

Esse modelo da Rocket foi desenvolvido no Texas e é importado pela marca com exclusividade. Notável pelo design aerodinâmico, o tanque da bicicleta motorizada Rocket Spitfire é protegido por uma carenagem em prolipopileno reforçado com fibra, resistente a impactos. O quadro, assim como os outros modelos da Rocket, possui reforços duplos no selim, com a vantagem de ser alguns quilos mais leve que a média (24kg com o tanque vazio). Possui freio a disco dianteiro e traseiro, uma segurança a mais no trânsito e com menor índice de ruído e trepidação nas ruas.

Alguns diferenciais da Bicicleta Motorizada Rocket Spitfire:

  • Modelo importado dos Estados Unidos, desenvolvido em Austin, Texas
  • Carenagem em prolipopileno reforçado com fibra, promete resistência maior a impactos e design aerodinâmico
  • Motor a gasolina, com potência total de 3 HP
  • Quadro diamante com reforços duplos no selim – conforto e durabilidade
  • Menor índice de ruído e trepidação
  • Bicicleta com tanque vazio pesa apenas 24kg
  • Freios a disco dianteiro e traseiro

4. Bicicleta Motorizada Rocket Beach Banco XR

Bicicleta Motorizada Rocket Beach Banco XR (Foto: Reprodução/Redação Zoom)
Bicicleta Motorizada Rocket Beach Banco XR (Foto: Rocket)

Com características bastante similares ao primeiro modelo da nossa lista, essa bicicleta motorizada da Rocket traz como novidade o Banco XR, que ficou famoso nas antigas Bikeletes e tem como característica ser mais comprido e possuir espuma macia, ideal para quem não quer abrir mão do conforto ao dirigir sua bike. A Rocket Beach Banco XR é vendida nas cores azul safira, branco absoluto, laranja neón, preto cadillac e vermelho rubi, atendendo aos mais diversos estilos dos ciclistas.

Alguns diferenciais da Bicicleta Motorizada Rocket Beach Banco XR:

  • Banco mais largo e comprido, permite maior conforto do passageiro. Peso máximo: 160kg

5. Bicicleta Motorizada Rocket Beach Cargo

 Bicicleta motorizada da marca Rocket, modelo Beach Cargo vermelha com baú na parte traseira
Bicicleta Motorizada Rocket Beach Cargo na cor vermelha (Foto: Rocket)

Por fim, mas não menos importante, temos a opção da bicicleta Rocket Beach Cargo, com baú traseiro já instalado de fábrica. Se você passa mais tempo longe de casa e não quer sobrecarregar suas costas com uma mochila pesada, ou quer a facilidade de guardar seu capacete e ficar livre para sair em grande estilo, esse é o seu modelo. Para os entregadores de plantão, ela também auxilia a garantir uma renda extra levando pequenos volumes, quando você estiver com a bag cheia.

Alguns diferenciais da Bicicleta Motorizada Rocket Beach Cargo

  • Possui baú (cargo) para carga de volumes na parte traseira

Leia também: