Entenda antes de comprar em Bicicleta

Quais são os tipos de suspensão de bicicleta?

Suspensão para bicicleta: veja qual o modelo ideal para você pedalar com conforto.

Suspensão para bike
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Para atender as necessidades de ciclistas que precisam de maior controle, segurança e conforto em percursos com obstáculos ou mesmo ao pedalar em alta velocidade, há bicicletas que contam com sistemas de suspensão.

Bikes com suspensão dianteira

Uma suspensão para bicicleta tem como objetivo principal lidar com as irregularidades do terreno, trepidações e impactos. Cada modelo de suspensão atende a necessidade específica. Saiba mais sobre essas suspensões e veja qual a melhor para você pedalar com segurança:

Bicicleta com suspensão dianteira

Em uma bicicleta com suspensão dianteira, a suspensão se localiza nos garfos e tem a função de controlar os impactos sofridos pelo pneu dianteiro, fazendo com que o trabalho do ciclista se torne mais leve.

Se, por um acaso, o ciclista escolher mal um trajeto, a suspensão dianteira pode ajudá-lo a manter o controle. Sendo assim, ela ainda contribui para o quesito segurança. Essa suspensão da bike pode oferecer uma corrida mais suave aos ciclistas, livrando-os de sentir aquele típico peso nos braços depois de percorrer uma trilha cheia de obstáculos.

Bicicleta com suspensão traseira

Já a bicicleta com suspensão traseira tem a função de manter a roda traseira colada ao chão, proporcionando toda a tração que é possível se conseguir pedalando. Essa suspensão para bike só pode ser adquirida se já for um item de fábrica (que já vem no produto), ao contrário das dianteiras que podem ser compradas e colocadas depois na bicicleta.

Bicicleta Full Suspension

A bicicleta Full Suspension reúne os dois tipos de suspensão: a dianteira e a traseira. Cada vez mais presentes na modalidade mountain bike, as bicicletas Full Suspension são adequadas a trilhas longas e com muitos obstáculos. Esse tipo de suspensão para bike é o mais indicado para absorção de impactos.

Vale a pena comprar uma bicicleta com suspensão?

Na hora de escolher a bicicleta ideal, lembre-se de que uma bicicleta com suspensão não é a mais indicada para passeios, já que o peso pode impedir que você pedale com conforto. A suspensão é a melhor opção para trajetos com obstáculos, e tem como finalidade proporcionar conforto ao ciclista em percursos irregulares.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta