USB 3.2 promete velocidades de transferência de até 20GB/s
O USB 3.2, novo padrão de transmissão de dados, deve chegar aos computadores em 2019, segundo a empresa USB-IF. O padrão, que permite transmissão de dados de até 20 Gb/s dispositivos, deve estar disponível em placas-mãe de PC até o final do ano. Ainda não há previsão de outros dispositivos e periféricos como mouses e HDs externos que adotem o novo padrão, mas eles devem começar

O USB 3.2, novo padrão de transmissão de dados, deve chegar aos computadores em 2019, segundo a empresa USB-IF. O padrão, que permite transmissão de dados de até 20 Gb/s dispositivos, deve estar disponível em placas-mãe de PC até o final do ano.
Ainda não há previsão de outros dispositivos e periféricos como mouses e HDs externos que adotem o novo padrão, mas eles devem começar a aparecer em lançamentos e feiras de tecnologia a partir de 2020.
A velocidade é o principal diferencial em relação às versões anteriores do USB. Para ter uma ideia, o padrão USB 2.0, mais comum entre os dispositivos hoje em dia, é de apenas 480 Mb/s. Com o novo formato, a taxa de transferência passa a ser mais de 40 vezes mais rápida. Isso acontece porque o USB 3.2 o equivalente a duas conexões USB 3.1 (de 10 GB/s) simultaneamente, no mesmo fio.
Nova nomenclatura vai gerar problemas
O lançamento do novo padrão USB, no entanto, foi ofuscado por uma trapalhada da USB-IF, que resolveu mudar o nome dos padrões anteriores, algo que já havia sido criticado anteriormente, e que vai gerar confusão na hora que você precisar comprar um cabo certo.
Isso porque existem já existem conexões USB 3.0 e USB 3.1 Gen 1 (5 Gb/s) e USB 3.1 Gen 2 (10 Gb/s). Ao invés de chamar de USB 3.2 apenas as conexões no padrão mais rápido, a empresa decidiu mudar todos os nomes. Sendo assim:
- USB 3.2 Gen 1 passa a ser o nome da conexão de 5 Gb/s (antigo USB 3.0 ou USB 3.1 Gen 1)
- USB 3.2 Gen 2 passa a ser o nome da conexão de 10 Gb/s (antigo USB 3.1 Gen 2)
- USB 3.2 Gen 2x2 é o nome da conexão mais atual, de 20 Gb/s.
Com essa nomenclatura confusa, a recomendação é que você fique atento na hora de comprar um cabo USB novo, para que você não tenha problemas com os equipamentos que decidir conectar. Vale mencionar que a nova conexão USB 3.2 Gen 2x2 só está disponível em cabos USB Tipo-C.
Leia também: Qual a diferença entre USB 3.1, USB Tipo-C e USB 2.0?