Entenda antes de comprar em Cafeteira Elétrica

Conheça os tipos de café para sua cafeteira

Sachê, cápsula, pó ou grão: escolha sua cafeteira de acordo com os tipos de café.

Tipos de café
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Na hora da compra de uma cafeteira elétrica, é normal que você fique em dúvida sobre qual tem mais a ver com o seu perfil. Há diversas opções no mercado, para diferentes tipos de café, como as cafeteiras que moem o café e as que utilizam sachês, pastilhas ou cápsulas.

São todas máquinas práticas e que fazem parte da decoração, com design charmoso. Mas, fica a dúvida: o estilo da cafeteira influencia no sabor? Para ajudar você, veja essas dicas e descubra, entre os tipos de café, o melhor para o seu perfil:

Cafeteiras que usam café em sachê

O café em sachê é prático para quem curte sabores diferenciados. Ele já vem moído, compactado e na quantidade certa para preparar o café expresso.

Veja cafeteiras que usam sachê

Se forem mantidos em ambiente seco e sem contato com o oxigênio, na embalagem de alumínio, preservarão seu aroma e frescor. Até mesmo o papel filtro que forma o sachê pode influenciar no sabor da bebida, quando preparada na cafeteira elétrica. Para você saber mais, conheça algumas das vantagens do café em sachê:

  • Seleção dos melhores grãos, com um "blend" (mistura de grãos) superior à maioria dos produtos encontrados no mercado;
  • Dosagem sempre certa e uniforme;
  • Aroma constante;
  • O pó do café em sachê não se espalha pela máquina de café e é muito higiênico.

 

Mas você deve ficar atento, já que o custo desse tipo de café é muitas vezes maior que os cafés tradicionais encontrados no mercado. Como o sachê é embalado em doses unitárias, é ideal ter uma cafeteira que usa sachê para usar em casa e em pequenos escritórios.

Máquinas para café em cápsulas

O procedimento e as vantagens entre os cafés em sachê e em cápsulas são parecidos. A diferença desses tipos de café é a quantidade e a forma como o café é guardado. O café em cápsula, quando utilizado em uma cafeteira de cápsulas, é para doses exatas, que variam entre 5 e 8 gramas. O conteúdo é guardado em recipientes de alumínio ou de plástico.

Tradicional café em pó para cafeteiras

O sabor do café da cafeteira para pó vai depender da escolha dos grãos, sua moagem e torrefação. Apesar de toda a sua tradição, esse café é também conhecido por apresentar algumas impurezas. Então, lembre-se: para investir no café em pó, escolha um de boa qualidade.

Cafeteiras para café em grãos

O café em grãos preserva suas características originais e quase não há perda de aroma e sabor. O café fica muito mais forte e encorpado ao final do processo na cafeteira que usa café em grãos.

Nessa cafeteira elétrica, o café é colocado em um compartimento específico e o grão é moído. Enquanto a bebida sai quentinha e saborosa, a borra é depositada em outro compartimento. Como o café em grãos preserva as suas características, não é muito indicado para quem gosta de cafés mais suaves.

Agora, é só escolher qual desses tipos de café você prefere, para saborear um delicioso cafezinho, feito em uma cafeteira ideal para a sua bebida!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em cafeteira elétrica