Zoom indica em Cafeteira Elétrica

Tipos de bebidas e variações do café

Pode ser longo, pingado e até com chantilly. Veja quais tipos de café combinam mais com você.

Tipos de café
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O café, além de ser uma tradicional bebida, ainda tem um jeito bem particular de ser saboreado. Há diversas formas de ele ser degustado, que variam pelo gosto de cada um ou até mesmo pela cultura de cada país.

Pode ser uma tarefa difícil escolher, entre os diversos tipos de café, qual o mais saboroso, já que muitas vezes as diferenças são sutis.

Para você entender melhor suas variações, e como o preparo pode alterar no sabor, saiba como é feito os diversos tipos de café, bebida tão consumida no nosso dia a dia.

Quais tipos de café você mais gosta?

- Café curto: é feito na máquina e seu contato com a água é rápido e em menor quantidade do que outros tipos de café, o que o torna mais encorpado, já que os óleos essenciais permanecem. Também conhecido como café expresso.

- Café longo: feito na máquina, recebe maior quantidade de água e, por isso, fica menos forte que o café curto. É tomado em uma xícara maior e é apropriado para quem toma muito café durante o dia.

- Cafezinho: tradicional café feito no coador, mais forte e encorpado. Toma-se em pouca quantidade, em pequenas xícaras. É um dos tipos de café servido muitas vezes no final das refeições não apenas como costume, mas uma finalização ideal para uma boa digestão.

Cafeteiras que usam café em pó

- "Chafé": gíria popular para definir o café com pouca concentração de pó, que você pode preparar em uma cafeteira que usa pó. É o café tão fraco que tem aparência de chá. É possível tomar grande quantidade sem sentir os efeitos da cafeína. Esse termo também é usado para cafés "mal feitos".

- Café carioca: tem a consistência do café longo, mas servido em uma xícara pequena. É um expresso diluído em água e menos concentrado.

- Café americano: tem as mesmas características do carioca e longo, outros tipos de café. Diluído em água quente, tem esse nome, pois o povo norte-americano bebe café com sabor mais leve. O café gelado é feito com essa mesma combinação.

- Café ristretto: um expresso curtíssimo com 15 a 20 ml de volume, servido em pequenas xícaras. Considerado o néctar do café, é doce quando bem tirado. Tem estilo italiano, intenso, encorpado e com um sabor muito rico.

- Expresso brasileiro: tem de 40 a 50 ml de volume, com mais café que o convencional, que varia entre 20 a 30 ml de café. É mais tradicional na cultura brasileira, que visa quantidade.

- Expresso italiano: parece com o café curto ou expresso, mas a diferença entre esses tipos de café está no blend, que é a mistura de diferentes grãos. E é exatamente a mistura dos grãos Robusta e Arábica que proporciona um corpo mais aveludado, um café mais cremoso.

- Café com leite: é muito tradicional, servido em xícaras médias e grandes, ótimo para café da manhã ou lanche. É um café baseado no expresso, com uma quantidade igual de leite vaporizado. Você pode preparar essa bebida em uma cafeteira que faz café com leite.

- Pingado: café com leite mais escuro, leva mais café que leite. A base é de café no coador, longo ou carioca.

- Média: entre os tipos de café, esse é o café pingado, com mais espuma do leite.

- Mocha: variante do café com leite, porém, mais requintado. Tem um terço de expresso, dois de leite vaporizado e uma porção de chocolate. Em algumas ocasiões, pulverizada com cacau em pó ou canela. Também pode ser finalizada com chantilly.

- Cappuccino italiano: o verdadeiro cappuccino italiano é feito com café expresso e menos leite vaporizado com uma máquina especial. Em cima da espuma, vai um pouco de chocolate em pó.

- Cappuccino: café expresso com leite, um pouco de chocolate em pó, canela, açúcar e eventual cobertura de chantilly ou a própria espuma do leite. É fonte de calorias e muito conhecido entre os tipos de café misturados com outros ingredientes. Para você ter essa bebida de um jeito bem prático, escolha uma cafeteira para capuccino.

- Café cortado: é o leite vaporizado e cortado pelo café expresso. Tem mais leite e espuma.

- Café Breve: variação americana ao Latte. Feito com expresso e leite muito cremoso, mais a espuma desse leite. É pouco comum no Brasil.

- Café com Chantilly: café expresso com cobertura de creme chantilly.

- Macchiato: é o café com leite, feito com expresso misturado com pequena dose de leite quente com espuma. Macchiato significa manchado, em italiano, e leva esse nome pelo leite "manchar" o café expresso.

- Café com Panna: é o expresso ou longo, levemente adoçado, com cobertura de chantilly batido com baunilha.

Infográfico | Tipos de bebidas e variações de café

Agora que já conheceu os mais variados tipos de café, é só saborear sua bebida preferida, preparada em uma cafeteira elétrica de qualidade, ou quem sabe até preparar uma saborosa bebida em uma cafeteira expresso.

Para conferir ainda mais produtos para sua casa, continue aqui no Zoom. Assim você pode comparar preços, produtos e fazer a melhor escolha. Afinal, sempre divulgamos grandes ofertas, e não somente durante a Black Friday.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em cafeteira elétrica