Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 vs Moto Z3 Play: veja a disputa de preço e ficha técnica

Dúvida entre os celulares da Asus e Motorola? Veja o nosso comparativo e descubra qual é o melhor modelo para comprar.

Zenfone 5 vs Moto Z3 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O lançamento do Asus Zenfone 5 (2018) recentemente, no Brasil, trouxe à Motorola mais um concorrente de peso para o Moto Z3 Play.

Com faixa de preço e configurações de ficha técnica muito semelhantes, é comum ficar na dúvida entre os celulares de câmera dupla e tela mais alongada.

Se esse é seu caso, a dica é dar uma olhadinha no nosso comparativo de especificações antes de decidir qual smartphone comprar! Vamos lá?!


Leia também: Os Melhores Smartphones Top de Linha

 

 

Zenfone 5

Asus Zenfone 5 (2018)

Moto Z3 Play

Motorola Moto Z3 Play

Tela 6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ 19:9 6" Full HD+ (2160 x 1080 pixels) Super AMOLED 18:9
Processador Snapdragon 636 octa-core de até 1,8 GHz Snapdragon 636 octa-core de até 1,8 GHz
Memória RAM 4 GB 4 GB ou 6 GB
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 2 TB Sim, microSD de até 2 TB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
TV Digital Não Apenas com o MotoSnap de TV Digital
Câmera traseira 12 MP (f/1.8)+ 8 MP grande angular (f/2.0) 12 MP (f/1.7)+ 5 MP (f/2.2)
Câmera frontal 8 MP (f/2.0) 8 MP (f/2.0)
Filma em 4K 4k
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 153 x 75,6x 7,7mm 156,6 x 76,5 x 6,7mm
Peso 165g 155g
Cores Prata e preto Ìndigo
Sistema operacional de fábrica Android 8.0 Oreo Android 8.1 Oreo

Moto Z3 Play sai na frente com design modular

Em termos visuais, os dois smartphones são bem diferentes. Enquanto o Zenfone 5 tem uma tela que ocupa quase toda a parte frontal do aparelho (e conta ainda com o recorte superior, no estilo do iPhone X), o Moto Z3 Play é um pouco mais largo e tem mais bordas na parte superior e inferior.

Moto Z3 Play Design

Mas o grande destaque da Motorola é que as linhas Z e Z Play são compatíveis com os Moto Snaps, acessórios modulares da marca que adicionam funções ao celular.

As possibilidades são muitas: você pode ter mais bateria, transformar o celular em um projetor, imprimir fotos no estilo Polaroid e até usá-lo como um gamepad! Bacana, não é?

Zenfone 5: tudo o que o sol toca é... Tela!

Zenfone 5 Tela

Pedimos licença para usar essa frase de O Rei Leão para explicar o quanto a tela do Zenfone 5 é impressionante. Ela tem 6,2 polegadas, resolução Full HD+ (2246 x 1080 pixels) e ocupa uma área que corresponde a 90% da parte frontal do aparelho com seu formato 19:9 e bordas mínimas.

O ponto não tão alto é que a tecnologia que a Asus adotou foi a IPS, contra a super AMOLED usada no Moto Z3 Play.

A gente sempre explica aqui, mas não custa repetir: as telas Super AMOLED são mais econômicas, e elas também têm cores mais vivas, que até fogem um pouco do real – ideal para quem curte contrastes mais intensos.

Já o Moto Z3 Play fica com seu display de 6 polegadas, também em Full HD+, mas o formato é 18:9, o que também significa um ótimo painel para assistir aos seus filmes e séries da Netflix com bastante imersão.

Câmera dupla inteligente é com o Zenfone 5!

Cá entre nós, celular com dual camera já nem é tão novidade assim... Já tem câmera dupla em smartphones mais baratos, e nos caros é praticamente obrigação!

Mas um destaque do Zenfone 5 é que ele conta com inteligência artificial para deixar a câmera ainda mais esperta e capaz de realizar funções extras, além dos registros que a gente já conhece.

Zenfone 5 Câmera

A Asus promete o reconhecimento de até 16 cenas, adaptando os sensores para capturar a melhor foto em qualquer situação.

Na traseira do Zenfone 5, são 12 MP + 8 MP que permitem tirar fotos com o Modo Retrato (aquele que desfoca o fundo da imagem, deixando uma pessoa ou objeto em destaque). E na frente, são 8 MP para selfies.

Já no Moto Z3 Play, os sensores traseiros são de 12 MP + 8 MP, e não há todo esse glamour em torno de IA, mas ainda assim, o telefone é capaz de fazer bons registros. E a câmera de selfie do Moto Z3 Play tem as mesmas especificações que a do Zenfone.

Ah, e é claro: a gravação de vídeos! Nos dois modelos ela é feita com resolução máxima 4K, que consegue captar detalhes incríveis.

Ambos os celulares oferecem desempenho intermediário

Moto Z3 Play Tela

Tanto o Zenfone 5 quanto o Moto Z3 Play contam com o processador Snapdragon 636, um chip intermediário da Qualcomm que tem 8 núcleos e chega à velocidade máxima de 1,8 GHz.

Aliado à memória RAM de 4 GB que esses celulares oferecem, podemos esperar um bom desempenho para a maioria das tarefas do dia a dia, e até na execução de jogos (com exceção daqueles mais pesados).

Ah, o Moto Z3 Play tem ainda uma versão com 6 GB de memória RAM, o que pode dar um fôlego a mais na hora de executar dois apps aos mesmo tempo ou em segundo plano.

Mais um empate: muito espaço para guardar fotos, vídeos e outros arquivos!

Com 64 GB ou 128 GB não dá pra reclamar de memória lotada no celular, né? E essas são as versões de armazenamento de ambos os telefones desse comparativo.

Se, ainda assim, não for o suficiente para você, os dois também têm entrada para cartão microSD e você pode expandir a memória em até 2 TB (embora ainda não existam cartões com essa capacidade à venda).

Chega de ter que apagar foto para registrar mais momentos especiais!

Bateria que dia o dia todo é promessa das duas fabricantes

Ficar sem bateria antes do final do dia é muito chato, concorda? Pensando nisso, tanto a Asus quanto a Motorola prometem uma jornada de funcionamento longe das tomadas, o que é ótimo para quem tem rotina mais agitada.

Moto Z3 Play Bateria

O Zenfone 5 tem capacidade para 3.300 mAh, enquanto o Moto Z3 Play traz 3.000 mAh. Vale lembrar que a tela do Zenfone deve consumir mais energia, pelo tamanho e tecnologia usada.

No geral, os dois devem ter performance semelhante nesse quesito.

Recursos extras: Zenfone 5 tem ZeniMojis e reconhecimento facial

Os avatares 3D da Asus chegaram fazendo a maior graça durante o lançamento aqui no Brasil. A parceria com a Maurício de Sousa Produções ainda rendeu figurinhas animadas da Turma da Mônica que captam suas expressões faciais e podem até ser usadas para conversas em apps de mensagens. Muito bacana!

Mas é bom que você saiba que os ZeniMojis não são tão avançados como recursos parecidos presentes nos celulares da Samsung (AR Emojis) e no iPhone X (Animojis). De qualquer forma, é uma tecnologia legal via software que ainda pode ser aprimorada pela fabricante.

Zenfone 5 Recursos Extras

Outro ponto interessante é que o Zenfone 5 conta com recurso de reconhecimento facial para desbloqueio de tela, assim como os modelos mais avançados da Samsung e da Apple. A Asus promete um desbloqueio seguro e rápido para que você escolha quando prefere usar esse método ou o leitor de digitais.

Zenfone 5 ou Moto Z3 Play? Quem vence esse duelo, afinal?!

Chegamos ao final dessa disputa com uma tarefa muito difícil, já que em desempenho, os dois telefones devem ter comportamentos muito parecidos. Nesse caso, vale pensar em qual é o seu perfil de uso.

O Zenfone 5 é mais indicado para os amantes de fotografia por seus recursos de inteligência artificial ligados à câmera. E também para quem quer ter a conveniência do desbloqueio por reconhecimento facial.

Já o Moto Z3 Play é para os usuários que pretendem investir um pouco mais em acessórios modulares, já que ele por si só não tem tantos recursos extras. Ainda assim, pode ser uma boa pedida para quem pretende usá-lo para jogos, já que ele se transforma em um videogame portátil.

Confira o comparativo entre o Zenfone 5 vs Moto Z3 Play:

Confira as melhores ofertas do Zenfone 5 e Moto Z3 Play aqui no Zoom:

 

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone