Celular com câmera dupla: vale a pena comprar?
Ao contrário do que muitos acreditam, a Apple não foi a pioneira das câmeras duplas . Em 2014, a HTC lançou o primeiro smartphone com um segundo sensor, o One M8. Porém o assunto só se popularizou mesmo depois que a Apple trouxe inovações e melhorias para o recurso com o lançamento do iPhone 7 Plus . Daí em diante as câmeras duplas ganharam notoriedade e espaço nos demais lançamento

Ao contrário do que muitos acreditam, a Apple não foi a pioneira das câmeras duplas. Em 2014, a HTC lançou o primeiro smartphone com um segundo sensor, o One M8. Porém o assunto só se popularizou mesmo depois que a Apple trouxe inovações e melhorias para o recurso com o lançamento do iPhone 7 Plus.
Daí em diante as câmeras duplas ganharam notoriedade e espaço nos demais lançamentos dos smartsphones. Mas a dúvida que fica é: vale a pena mesmo comprar um celular com duas câmeras? Vamos descobrir!
Leia também: Os Melhores Celulares com Câmera Tripla
Para que serve a segunda câmera?
Além do famoso modo retrato, a segunda câmera pode oferecer diferentes ângulos como no caso do ZenFone 5 Selfie Pro. A segunda câmera possui uma lente grande angular de 120º, permitindo inserir mais elementos na fotografia.
Já o Moto G7 Plus, por exemplo, essa câmera também serve para registrar imagens com efeito de Cor em destaque, como nesse exemplo aqui:

Foto tirada com efeito de cor em destaque / Alberto Rocha
A segunda câmera não é uma garantia de bons resultados, mas oferecem recursos e efeitos interessantes para suas fotos. Para além dos já descritos acima, o efeito bokeh merece um destaque.
As duplas câmeras também funcionam em conjunto no iPhone 8 Plus. O segundo sensor complementa a fotografia no modo retrato, onde ele é responsável por focar em assuntos próximos, desfocando os elementos ao fundo e gerando o efeito desejado.
Nesse caso, um software do próprio smartphone realiza a fusão entre as duas câmeras: uma enquadra os elementos do cenário e a outra foca no assunto a ser fotografado.

Foto tirada com efeito Bokeh / Taysa Bocard
Em função da abertura das lentes, é preciso mais espaço para as câmeras. Isso resulta numa saliência. Os atuais celulares da Motorola ganharam o termo “boca de bueiro” como referência a esse saltado dos corpos dos smartphones.
Isso interfere na estética dos aparelhos e deixa-os mais suscetíveis a danos. Mas é um problema facilmente resolvido através das capinhas de proteção, pois elas praticamente eliminam a saliência.
Ao mesmo tempo que os smartphones ganham uma nova câmera, eles também ganham um preço maior. Para quem prefere não investir num smart mais caro e ainda sim quer ter o efeito bokeh, saiba que é possível através de aplicativos como o Fabby (Android e iOS). A parte ruim disso é que alguns aplicativos podem diminuir a qualidade das fotos.
E por falar em aplicativos, o iPhone XR tem apenas uma câmera e oferece boas fotos e recortes no modo retrato. Ou seja, tudo é possível com a criatividade e bons aplicativos. Ao distanciar seu assunto do fundo do cenário e utilizar o zoom do smartphone, você terá um maior desfoque.
Para tornar seu efeito bokeh mais interessante, evite cenários escuros e opte por pontos de luz. Assim você terá um cenário valorizado e mais bonito.
Quero um celular com câmeras duplas. Qual escolho?
Existem opções para diferentes orçamentos e gostos. O Galaxy Note 9 da Samsung, por exemplo, possui reforço de moldura em alumínio e vidro Gorilla Glass. Isso significa que aguenta 80 minutos imerso em água por até 1,5 m.
Devido sua tecnologia Super Amoled e resolução QHD+, o smartphone é interessante para usuários que gostam de ver vídeos em telas grandes e com cores equilibradas.
Já o Xiaomi Mi 8 Lite possui o melhor custo-benefício entre os smarts de câmera dupla. Um bom desempenho e resolução de tela podem ser garantidos por esse smartphone.
O aparelho também possui uma bateria duradoura, aguentando até o final do dia sem precisar de tomada - sem uso pesado do aparelho, é claro. E apenas 30 minutos é suficiente para completar 50% da carga.
A presença de duas câmeras oferece diferenciais para as fotografias, sempre com o objetivo de torná-las cada vez melhores. Ainda que existam modelos de smartphones de câmera única com bom desempenho, as câmeras duplas podem ser interessantes. Então venha dar um zoom e escolha qual smartphone de câmera dupla que melhor atende o seu interesse e o seu bolso!
Ainda ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão, envie um e-mail para a gente!
Tire suas dúvidas sobre celular:
- O que é abertura de lente da câmera do celular?
- O que é o modo HDR na câmera do celular?
- Como usar Google Fotos para salvar fotos na nuvem?
Mais sobre o /deumzoom:
- Como usar o app do Zoom para encontrar as melhores ofertas e descontos
- Conheça o /deumzoom, o canal de conteúdo do Zoom
- Conheça os superespecialistas do Zoom
Conheça o nosso canal no YouTube, o /deumzoom:
