Zoom indica em Celular e Smartphone

Celular com câmera pode substituir uma câmera digital?

Descubra se é um celular ou uma câmera compacta o produto ideal para ter em mãos e fazer o melhor registro.

Celular ou câmera digital
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Até certo tempo atrás, fazer uma boa foto com um celular era algo complicado, seja pelo resultado, seja pela dificuldade para acertar o ângulo ou até mesmo em pontos mais específicos, como usar ou não o flash.

Celular ou câmera para fotos?

Porém, atualmente, com o surgimento de aparelhos com qualidade superior, trocar uma câmera digital, que tenha recursos mais básicos, por um celular com câmera, que apresente boas funções para tirar foto, pode ser uma boa ideia. 

Se você curte fotografar vários momentos do seu dia a dia, descubra o que cada produto tem de melhor. Assim você tem o produto certo e manda bem na hora do click!

O bom design das câmeras digitais

As câmeras digitais costumam levar vantagem nesse quesito. Como o seu desenho é desenvolvido exclusivamente para a fotografia (e também para filmagens), manusear as funções geralmente fica bem fácil, com tudo ao alcance dos dedos, de maneira bem prática.

Por outro lado, um celular com câmera, por apresentar recursos fotográficos mais específicos, oferece um design que ajuda na hora do click, mas nada tão próximo ao desenho das câmeras digitais.

Câmera digital x Portabilidade do celular

Não há como negar: carregar um celular no bolso ou na bolsa é algo que faz parte do dia a dia. Dessa forma, colocar uma máquina fotográfica como parte do kit diário, somente para fazer fotografias, é algo que - em muitos casos - não convém. Por isso, um celular para fotos ganha com boa vantagem.

Celular com câmera garante precisão nas fotos?

Talvez aqui esteja o maior problema no momento de definir qual a melhor escolha. Algumas pessoas podem dizer que as câmeras digitais são melhores do que um celular com câmera. Porém, é importante lembrar que atualmente existem diversos aplicativos para smartphones que auxiliam na hora de fotografar, que vão desde a velocidade de abertura da lente, o tempo de exposição do diafragma até o balanço de branco (que vai determinar a coloração da foto).

São esses detalhes que fazem a diferença na hora de entregar um registro de qualidade. Sendo assim, um celular com câmera ainda permite que você use a criatividade, ao usar vários efeitos disponíveis nos aplicativos. Uma outra vantagem é que você fotografa, edita e ainda pode compartilhar na internet, tudo isso no mesmo aparelho e de um jeito prático e bem rápido. E existem também kits com lentes para smartphones, peças que permitem uma aproximação mais detalhada do objeto a ser fotografado, ou seja, o zoom óptico.

Qualidade da imagem também conta

Para quem acredita na força da máquina fotográfica, é possível alegar que elas oferecem mais qualidade, mais megapixels e, consequentemente, mais detalhes. Porém, hoje os novos celulares entregam qualidade, às vezes até mesmo superior a algumas câmeras compactas, e tudo isso podendo ser guardado no bolso da camisa ou da calça. E esses são os detalhes ligados à fotografia, sem contar a possibilidade de gravar vídeos em HD e até Full HD, nos modelos de celulares que filmam em Full HD, entre tantas outras funções.

É claro que as câmeras profissionais e até as câmeras semiprofissionais apresentam recursos avançados e garantem fotos com muita qualidade. Além disso, são ótimos produtos nas mãos de fotógrafos profissionais, que conhecem cada detalhe para entregar uma foto perfeita. No entanto, para quem apenas tira foto ocasionalmente, por que não substituir uma câmera compacta por um celular com câmera?

Afinal, vale a pena trocar a câmera digital por um celular com câmera?

Com diversos recursos que eles oferecem, fica nítido que optar por um celular com câmera pode ser, sim, uma ideia interessante. Seguindo essa tendência de conhecer melhor o mundo da fotografia por meio de um celular, já é possível encontrar até fotógrafos profissionais utilizando smartphones (com kits de lentes) para fazer os seus registros. E se a prática desses fotógrafos dá uma ajudinha no resultado final, a conclusão é que um smartphone tem chamado atenção até dos mais experientes.

Isso deixa claro que escolher um produto prático e que seja capaz de realizar registros perfeitos parece ser uma boa escolha para os dias atuais. Se a ideia é ter um celular que possa substituir no dia a dia uma máquina compacta, dê atenção aos smartphones e, claro, fique de olho no potencial da sua câmera digital.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone