iPhone 12 Mini, um modelo de celular pequeno, para ilustrar a matéria de celular pequeno

Celular pequeno: veja opções para comprar em 2022

Veja quais são os modelos celular pequeno para comprar no Brasil e conheça também o menor celular do mundo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Apesar de ser uma tendência aparelhos cada vez maiores, muitos também optam por um celular pequeno. Eles são fáceis de segurar e carregar e não chamam muito a atenção. E, com isso, a sua busca tem crescido bastante nos últimos tempos. Mas está cada vez mais difícil achar opções nesta categoria.

Para te ajudar nesta missão, nós montamos uma lista com as melhores opções de celular pequeno para comprar aqui no Brasil em 2022. Mas, se você quiser mais opções, nós também podemos te ajudar. Confira a lista com os melhores celulares do momento, que foi montada com a ajuda dos nossos especialistas, e esta outra com os smartphones mais vendidos aqui no Buscapé.

Como escolhemos os melhores modelos de celular pequeno?

Primeiramente, é preciso explicar que, há alguns anos, um celular pequeno tinha cerca de 4 polegadas. Os tamanhos aumentaram de uma forma geral, e a maioria dos aparelhos disponíveis atualmente têm telas acima de 6 polegadas.

Para selecionar os smartphones dessa lista, consideramos os modelos abaixo de 5,8 polegadas, embora o referencial mude de pessoa para pessoa.

Smartphone pequeno iPhone 12 Mini azul em mão de homem
O iPhone 12 Mini é um celular pequeno, mas potente. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Também é válido destacar que nós selecionamos celulares de diferentes marcas e categorias. Algumas fabricantes já estão abandonando essa linha de produção, então é difícil achar um bom celular pequeno da Samsung, por exemplo, já que a empresa cada vez lança aparelhos maiores.

Apesar de muitos terem a ideia que celular pequeno geralmente é "fraco", existem algumas opções premium no mercado que possuem tela menor do que 5,8 polegadas. Um exemplo disso é o iPhone 13 Mini, considerado um celular pequeno e bom.

A curadoria dessa lista foi feita pelo Especialista do Buscapé Pedro Limeira. Ele levou em consideração a qualidade e tamanho dos aparelhos. A nossa lista de celular pequeno foi atualizada no dia 15/07/2022, mas é válido ressaltar que os preços dos smartphones mudam com certa frequência.

Ou seja, a gente sempre vai atualizar esse conteúdo conforme novos aparelhos forem sendo lançados para que o leitor tenha a melhor opção e faça uma economia de verdade e uma compra inteligente.

Xiaomi Mi 9 SE

O Xiaomi Mi 9 SE é a versão "econômica" do Mi 9 e é um excelente exemplo de celular pequeno e bom. Com uma tela de aproximadamente 5,9 polegadas e painel AMOLED, o Mi 9 SE conta com processador Snapdragon 712. O chip é um octa-core de até 2,3 GHz, 6 GB de RAM e armazenamento interno de 64GB ou 128GB (mas sem possibilidade de expansão).

Este Xiaomi pequeno possui câmera tripla, com 48 MP de sensor principal, 8MP de sensor teleobjetivo e 13MP de sensor ultra-wide. Além disso, a câmera frontal tem 20 MP.

O smaertphone pequeno tem autonomia de 3.070 mAh, que corresponde à um dia inteiro de uso, além de carregamento rápido. Esse smartphone ainda conta com alguns recursos interessantes como vídeos em câmera lenta, modo retrato nas selfies, leitor de digitais na tela e infravermelho.

Gostou do celular e gostaria de conhecer mais aparelhos da marca? Então confira a nossa lista com os melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2022.

Por que o Xiaomi Mi 9 SE é um bom celular pequeno?

  • Tela com tecnologia AMOLED
  • Desempenho excelente para a maioria dos apps
  • Câmera tripla consegue ótimas fotos
  • Bateria para um dia longe das tomadas

Samsung Galaxy S21

O Galaxy S21 é um celular pequeno da Samsung com ficha técnica premium. Apesar de ser da geração passada, ainda conta com ótimos recursos. Seu processador é o Exynos 2100, que junto aos seus 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, vão rodar muito bem todos os apps e jogos, sem travamentos.

O celular pequeno e bom da Samsung tem tela de 6,2 polegadas, com tecnologia Dynamic AMOLED, resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização adaptativa. Dessa forma ele vai entregar imagens com grande riqueza em detalhes, cores reais e muito fluidas.

Tem ainda bateria de 4.000 mAh e conjunto triplo de câmeras, o seu maior destaque. Seus sensores são um principal de 12 MP, um teleobjetivo de 64 MP e um ultra-wide de 12 MP. A câmera deste smartphone pequeno possui estabilização óptica, zoom digital de até 30x e filma em 8K.

Curtiu o Galaxy S21? Então veja a nossa matéria sobre os melhores celulares Samsung para compra no Brasil e conheça mais opções.

Por que o Galaxy S21 é um celular pequeno e bom?

  • Tela Dynamic AMOLED com 120 Hz e resolução Full HD+
  • Ótimo desempenho sem travamentos
  • Câmeras filmam em 8K e tem zoom de até 30x
  • Tem proteção contra água
  • Suporte ao 5G

Asus Zenfone 8

O Asus Zenfone 8 é mais um exemplo de celular pequeno e bom. Ele foi lançado em 2021, mas ainda se destaca bastante. Sua tela é uma AMOLED de 5,9 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz e resolução Full HD+. Ela promete imagens com grande nitidez, alta resolução e com transições fluidas das imagens.

Seu processador é o Snapdragon 888, um dos melhores da atualidade. Tem 8GB de memória RAM e possui versões com 128 GB e 256 GB de armazenamento. Com isso deve rodar com alta qualidade todos os jogos e aplicativos. Sua bateria tem 4.000 mAh, com carregamento rápido que consegue em apenas 25 minutos, 60 % da carga.

Por fim, o conjunto de câmeras deste pequeno celular traz dois sensores na traseira, com destaque para o principal de 64 MP. O secundário é um ultra-wide de 12 MP, para imagens com ângulos abertos, ideal para paisagens. Já a câmera frontal também possui 12 MP de resolução.

Por que o Asus Zenfone 8 é um bom pequeno celular?

  • Tela AMOLED de alta qualidade
  • Proteção IP68 contra água e poeira
  • Processador com ótimo desempenho
  • Suporte a rede 5G
  • Bateria com carregamento rápido

iPhone SE 3ª Geração

O iPhone SE 3ª Geração é um modelo da linha Special Edition, que é voltada para o custo-benefício. Este celular pequeno possui o processador A15 Bionic, o mesmo chip utilizado no iPhone 13, com 4 GB de RAM e tem diferentes versões de armazenamento (64 GB, 128 GB e 256 GB). Ele além de garantir um ótimo desempenho nos jogos e apps, ainda contribui com a câmera, garantindo imagens com melhores níveis de cor, contraste e ruído.

Falando em câmera, o pequeno celular da Apple conta com apenas um sensor na traseira, ultra grande-angular de 12 MP, que filma em 4K. Já a câmera de selfies, tem 7 MP de resolução e faz imagens em Full HD.

O smartphone pequeno tem ainda suporte ao 5G, proteção contra água e poeira e acabamento em vidro, que dá um aspecto premium ao aparelho.

Por que o iPhone SE 3ª Geração é um bom smartphone pequeno?

  • iPhone voltado para o custo-benefício
  • Processador A15 Bionic é o mesmo usado no iPhone 13
  • Acabamento em vidro na parte traseira
  • Proteção IP67 contra água e poeira
  • Câmera de alta qualidade que filma em 4K

iPhone 12 Mini

Procura um celular pequeno e bom? O iPhone 12 Mini é simplesmente um dos melhores que você conseguirá com uma tela pequena. Ele possui uma tela de 5,4 polegadas, com resolução maior que Full HD, tecnologia XDR OLED Retina, HDR10 e True Tone, que ajusta a tonalidade das imagens de acordo com a iluminação do ambiente.

Apesar de ser o "pequenino" da série, é um celular bem potente, já que usa o mesmo processador dos outros iPhones 12. Ele possui conjunto duplo de câmeras que filma em Full HD, reconhecimento facial e bateria para até 15 horas, com direito a carregamento sem fio. É possível encontrar o iPhone 12 Mini em versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

Por que o iPhone 12 Mini é um bom pequeno celular?

  • Tela de XDR OLED Retina com resolução maior que Full HD
  • Várops recursos que melhoram a qualidade das imagens
  • Ótimo desempenho para todos os jogos
  • Suporte a carregamento sem fio

iPhone 13 Mini

Mais um modelo de celular pequeno da Apple em nossa lista o iPhone 13 Mini tem tela de 5,4 polegadas com tecnologia Super Retina XDR OLED, resolução de 1080 x 2340 pixels e recursos Dolby Vision, HDR10 e True Tone, que entregam uma imagem perfeita.

O processador é o novo A15 Bionic, hexa-core com velocidade máxima de 3,2 GHz. Esse chip é até 50% mais rápido que os concorrentes, de acordo com a Apple. Tem ainda 4 GB de RAM e armazenamento que varia entre 128 GB, 256 GB e 512 GB, de acordo com a versão. Com tudo isso, ele é capaz de rodar qualquer app ou jogo com o máximo de configuração.

As câmeras traseiras são duas, de 12 MP cada. A principal tem foco dual-pixel e estabilização óptica e a segunda é uma ultra-wide. Já a câmera frontal, também tem 12 MP. Tanto as traseiras quanto a frontal filmam em 4K e contam com inúmeros recursos para entregar imagens incríveis.

A bateria deste smartphone pequeno é a menor da linha, com autonomia de 17 horas de uso para multimídia. Como destaque, temos o carregamento rápido de 20W e o carregamento sem fio MagSafe de 15W. Por outro lado, o ponto negativo é que ele não conta com carregador incluso na caixa.

Mesmo com estas três opções de celular pequeno da Apple você gostaria de mais opções? Então não deixe de conferir a nossa lista com os melhores iPhones para comprar no Brasil em 2022.

Por que o iPhone 13 Mini é um bom smartphone pequeno?

  • Suporte a rede 5G
  • Compatível com carregamento sem fio MagSafe
  • Processador 50% mais rápido que a concorrência
  • Câmeras entregam imagens incríveis
  • Filma em 4K com modo cinema

Qual é o menor celular do mundo?

Fabricado pela empresa sino-britânica Zini Mobiles, o Tiny T1 não é apenas um celular pequeno, mas é o menor celular do mundo. A tela tem menos de uma polegada, e sua resolução é de somente 64 x 32 pixels. São apenas 46,7 mm de altura, 21 mm de largura e 12 mm de espessura.

Sem direito a câmera nem suporte a redes 3G (só 2G), o pequenino envia mensagens por SMS, acessa discador para chamadas, agenda e configurações, além de outras funções básicas. O Tiny T1 tem bateria de 200 mAh e possui entrada para nano chip, além de contar com 32 MB de armazenamento interno e memória RAM.

Celular pequeno ao lado de moeda e chave do carro em cima de mesa
Tiny T1 é o menor celular do mundo (Foto: Reprodução/Kickstarter/Zanco)

Já o Tiny T2, segunda geração do T1, conta com algumas configurações melhores. As especificações do pequeno celular são bastante modestas: conexão 3g, 128 MB de memória RAM e 64 MB de armazenamento (expansíveis com microSD de até 32 GB). Além de conexão Bluetooth 3.0 e câmera para foto e vídeo, que tem flash integrado e apenas 0,3 megapixels.

O T1 ainda conta com reprodução de mídias em mp3 e mp4, rádio FM, calendário, e as clássicas mensagens via SMS e chamadas telefônicas. Possui alarme, calculadora, bloco de notas e vem com Tetris, Crossy Road e o clássico jogo da cobrinha pré-instalados.

O Zanco Tiny T2 tem autonomia de 500 mAh e dura até sete dias em repouso. Apesar de ser um celular pequeno, ele é um pouco maior que sua primeira versão, com 61 mm de altura, 30 mm de largura e 16,5 mm de espessura.

Agora que você já viu várias opções de smartphone pequeno, vamos te dar mais uma dica. Muita pessoas tem dúvidas na hora de comprar um celular novo. Se você é um destes, confira nosso guia completo de como comprar um celular, lá tem todas as informações importantes para você fazer a melhor compra.

Ferramentas Buscapé

Agora que já escolheu o seu novo smartphone pequeno, nós vamos te ajudar a comprá-lo pelo melhor preço. A dica é baixar e usar a nossa extensão para o navegador Google Chrome. Ela conta com muitas ferramentas, como o Histórico de Preços, o Alerta de Preços, e te dá acesso ao nosso Cashback Buscapé, que devolve parte do valor que você gastou para comprar outros produtos em nosso site.

Saiba como usar o Histórico de preços, para ficar por dentro da flutuação do valor de um produto nos últimos 40 dias ou seis meses. Também aprenda a usar o Alerta de Preço, para ser avisado quando o produto que escolheu estiver custando o preço que deseja pagar. Outra dica é a nossa página com uma curadoria diária de cupons, que vai te ajudar a economizar ainda mais.