Galaxy A72 na cor azul apoiado em uma mesa cercada de objetos azul

5 celulares com bom custo-benefício que eu testei e recomendo

Conheça celulares bons de diferentes marcas e que tiveram nota acima de 9 nos nossos reviews

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Está em busca de celulares bons para comprar, mas não quer gastar muito? Saiba que é possível encontrar opções interessantes, com ficha técnica atual e preço baixo. Para te ajudar, montei a seleção abaixo com smartphones que eu testei e recomendo. Todos os modelos indicados receberam, pelo menos, nota 9 nos reviews. Isso significa que eles realmente valem a pena e seus pontos negativos são muito poucos.

Além disso, fiz questão se escolher celulares bons, mas que também têm custo-benefício interessante. Há opções para diferentes marcas, com sistemas Android e iOS, para agradar a diferentes perfis de usuários. Confira!

Galaxy A72

Esse é um dos meus queridinhos entre os celulares que testei. O Galaxy A72 é um ótimo intermediário da Samsung, com ficha técnica bem completa e diversos recursos premium. O smartphone vem com tela grande, de 6,7 polegadas. Ele ainda tem painel Super AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, que oferece ótima qualidade de imagem. É uma opção interessante para quem quer um celular bom para assistir a vídeos ou jogar.

Outro destaque é o conjunto de câmera quádrupla. Além de ter sensor principal de 64 MP, o smartphone vem com variedade de lentes, permitindo tirar fotos versáteis. Um dos pontos altos é a lente teleobjetiva de 8 MP, que permite tirar fotos de com zoom óptico de 3x e estabilização óptica. Durante os testes, o conjunto me surpreendeu bastante e conseguiu tirar boas fotos durante o dia e à noite.

Entre outros destaques, também podemos citar a certificação IP67, que o torna resistente à água, o leitor de impressões digitais na tela e o design elegante e minimalista. Além disso, vale citar o bom desempenho e o armazenamento de 128 GB, que permite guardar diversos aplicativos e arquivos.

Traseira do Galaxy A72 preto em um fundo cinza
Galaxy A72 tem design minimalista com acabamento fosco (Foto: Mosaico)

Quando chegou ao Brasil, em abril de 2021, o aparelho tinha um preço elevado e que não fazia muito sentido para um intermediário. Entretanto, já está bem mais barato e sua compra compensa muito. Seus pontos negativos são poucos e não chegam a causar problemas durante o uso. É o caso, por exemplo, da falta do recurso de Superestabilização em gravações em 4K e da interface One UI, que vem com diversos aplicativos desnecessários instalados.

Por tudo isso, eu recomendo o A72 como uma ótima opção de intermediário para quem quer comprar celular com bom custo-benefício. Aproveite para conferir o review do Galxy A72 e conhecer outros detalhes do smartphone.

Poco X3 NFC

Esse é o modelo que eu indico para quem procura por celulares bons para jogos. O Poco X3 NFC chegou justamente com essa pegada de ser um smartphone gamer barato e cumpre muito bem o prometido. O aparelho tem processador intermediário otimizado para jogos e oferece ótimo desempenho em diferentes tipos de games.

O Poco X3 NFC também vem com um modo Game Turbo, que otimiza os jogos e melhora a performance do dispositivo. Além disso, traz outros recursos voltados para uma melhor experiência em games. É o caso do sistema de resfriamento líquido, que ajuda a dissipar o calor, do áudio estéreo e da tela de 120 Hz, que deixa as imagens mais fluidas.

Embora seja um celular gamer o Poco X3 também se destaca pelo bom conjunto de câmeras. O aparelho tem quatro lentes de diferentes tipos e sensor principal de 64 MP. Outras características que merecem ser destacadas são a compatibilidade com NFC, certificação IP53 e proteção Gorilla Glass, que deixa a tela resistente a arranhões.

Mão segurando o Poco X3 NFC em um fundo de tijolos
Poco X3 NFC é a opção ideal para quem quer um celular gamer barato (Foto: Mosaico)

Na loja da Xiaomi, o Poco X3 NFC ainda é um smartphone caro, mas ele já pode ser encontrado bem mais em conta no e-commerce. Por isso, é ideal para quem quer comprar celular para jogos, mas não deseja gastar tanto.

Um ponto que vale ressaltar é que o Poco X3 NFC está disponível em versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento. Normalmente, a diferença de preço entre elas não é grande. Por isso, minha dica é que, se for possível, você opte pelo modelo de 128 GB, que oferece mais espaço para guardar aplicativos e arquivos. Assim, você provavelmente não vai precisar de um cartão microSD.

Moto G60

Para quem busca celulares bons da Motorola, o Moto G60 é a minha indicação. O smartphone também traz diversas características premium por um preço mais amigável. Ele vem com processador intermediário otimizado para jogos. O celular ainda conta com 6 GB de memória RAM, que garante um desempenho fluido e sem travamentos.

Um dos pontos de destaque é o conjunto de câmeras do Moto G60. O smartphone tem câmera tripla, com sensor principal de 108 MP e tecnologia Ultra Pixel, que combina nove pixels em um. Além disso, o G60 vem com um flash LED frontal, que não compromete o visual do aparelho e ajuda a aprimorar as selfies no escuro. Ele me surpreendeu por produzir boas fotos de dia e à noite, em ambas as câmeras.

A bateria do Moto G60 também chama atenção, com 6.000 mAh de capacidade. Durante os testes, o celular aguentou mais de dois dias de uso moderado. Outro destaque do Moto G60 é a tela de 6,8 polegadas. O display é bem grande, ideal para ver vídeos, e ainda oferece taxa de atualização de 120 Hz, que deixa as transições de imagem mais fluidas. Vale mencionar também o design com acabamento refinado, com efeito metalizado, que é bem bonito, apesar de ser pesado.

Mão segurando o Moto G60 em um fundo branco
Moto G60 tem design com efeito metalizado na traseira (Foto: Aline Batista)

Desde o lançamento, o Moto G60 já teve uma boa queda de preço. Por isso, se destaca pelo bom custo-benefício atualmente. Vale ressaltar que, assim como outros modelos da Motorola, ele acompanha diversos acessórios. Além do carregador Turbo, o Moto G60 vem com capa de silicone e fone de ouvido. Em uma época em que as fabricantes estão removendo os acessórios da caixa, o modelo é bem completo nesse sentido.

iPhone 11

Para quem gosta do sistema iOS, também tenho uma indicação de iPhone com bom custo-benefício: o iPhone 11. Você deve estar se perguntando se um smartphone lançado em 2019 ainda está entre os celulares bons para comprar em 2021. E minha resposta é sim!

O modelo já teve uma boa queda de preço e deve ficar ainda mais barato após o lançamento do iPhone 13 no Brasil. Considerando que os aparelhos não trazem muitas mudanças entre as gerações, o iPhone 11 continua, sim, sendo um ótimo smartphone. Por isso, pode ser interessante para quem tem um iPhone mais antigo e quer trocar por um modelo mais recente ou para quem deseja entrar no universo Apple.

Sua ficha técnica é bem completa e traz diversos destaques, a começar pela câmera. É incrível como a Apple faz muito com tão pouco. Ao contrário de outros modelos desta lista que trazem várias lentes e sensores de enormes, o iPhone 11 faz ótimas fotos com uma câmera dupla de 12 MP. Além disso, o smartphone tem variedade de recursos para fotografia, como modo noturno, modo retrato e HDR Inteligente, entre outros.

iPhone 11 preto apoiado em um fundo cinza
Mesmo com câmera dupla, iPhone 11 surpreende e faz ótimas fotos (Foto: Mosaico)

O iPhone 11 também chama atenção pela tela com excelente qualidade. O display tem 6,1 polegadas, sendo ideal para quem gosta de aparelhos menores. Outro ponto positivo é o ótimo desempenho. O smartphone roda diversos aplicativos e jogos com facilidade, sem apresentar travamentos. O sistema iOS também funciona de maneira fluida.

Antes de comprar o iPhone 11, porém, vale ficar atento a alguns detalhes. Assim como os demais smartphones da Apple, ele não aceita cartão de memória. Por isso, recomendo que você compre um modelo com a capacidade maior, principalmente, pensando a longo prazo. A versão de 64 GB pode acabar lotando mais rapidamente. Então, vale investir, pelo menos, no modelo de 128 GB, mesmo que o preço seja um pouco mais alto.

Outro detalhe importante é que o smartphone não vem com carregador. Ele traz apenas um cabo Lightning para USB-C. Se você não tem um adaptador de tomada compatível, provavelmente, terá que comprar um. Veja todos os detalhes do celular da Apple no review do iPhone 11.

Galaxy M62

Fechando a lista de celulares bons no quesito custo-benefício, temos o Galaxy M62. Esse é outro modelo intermediário da Samsung que já teve uma boa queda de preço desde o lançamento. O smartphone tem como principal destaque a bateria, com capacidade de 7.000 mAh, a maior em um aparelho à venda no Brasil. Durante os testes, ele teve uma autonomia de até três dias de uso moderado, um tempo muito bom para os aparelhos atuais. Além disso, conta com carregamento rápido de 25 W, que garante que você sempre tenha bateria.

O M62 também traz ótimo conjunto de hardware, que garante bom desempenho. Ele vem com processador Exynos 9825, que, apesar de ser de 2019, ainda oferece boa performance. O chipset trabalha com 8 GB de memória RAM, um valor acima para o mercado de intermediário. Na prática, o desempenho é fluido e sem travamentos. Minha experiência usando o celular foi bastante agradável.

Além disso, não posso deixar de mencionar o conjunto de câmeras do Galaxy M62. O smartphone é versátil e faz ótimas fotos em diversas situações de iluminação. A câmera de selfies também faz bonito com seus 32 MP e inteligência artificial. O aparelho ainda tem uma tela 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED Plus, que não é tão comum entre os intermediários. O M62 também traz NFC e é compatível com Samsung Pay, para pagamentos à distância.

Traseira do Galaxy M62 na cor azul apoiado em uma mesa
Galaxy M62 se destaca pela bateria de 7.000 mAh, que aguenta três dias de uso (Foto: Aline Batista)

Seus pontos negativos são bem poucos, como o sistema de áudio mono e a taxa de atualização padrão de 60 Hz. De qualquer forma, eles não causam impactos no uso, nem prejudicam o custo-benefício do M62. Por isso, o modelo da Samsung não poderia ficar de fora desta lista de celulares bons. Confira o review do Galaxy M62 para ver outros detalhes.

Essas foram as minhas indicações de celulares bons que eu testei e recomendo. Se você quiser conhecer outras opções mais baratas, vale conferir a lista de smartphones por até R$ 1.200.