Zoom indica em Celular e Smartphone

Lumia 1020 x iPhone 5S: Qual é o melhor?

Quer um smartphone com bons recursos? Então veja a comparação entre o iPhone 5S e o Nokia Lumia 1020.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Há diversos celulares, como o iPhone 5S e o Nokia Lumia 1020, que disputam a preferência do mercado, com recursos na medida para fãs de tecnologia. Enquanto a Apple aposta na força da marca, a Nokia foca na qualidade da câmera e na parte do público que quer uma opção diferente.

Mas qual deles é melhor para você? Comparamos esses dois modelos de celular para ajudar na sua escolha.

Lumia 1020 ou iPhone 5S

iPhone com opções de cores

Embora o desenho não fuja muito dos outros modelos de iPhone, a novidade do iPhone 5S está na opção de cores, entre preto grafite, branco perolado e dourado. No mais, o tamanho, material e acabamento continuam com suas características inconfundíveis.

O modelo de celular da Nokia é um pouco maior, mas nada que atrapalhe na hora de falar ou usar com uma só mão. Mas a parte traseira do Lumia 1020 não é completamente reta, por causa do sensor da câmera, o que pode trazer algum incômodo na hora de carregar o aparelho no bolso.

Smartphones com processadores de ponta

Com processador dual-core e velocidade de 1,5GHz, mais a memória RAM de 2GB, o Nokia Lumia 1020 não apresenta nenhum problema de travas durante a utilização. Você pode trabalhar com vários aplicativos abertos e sua navegação é bem simples, principalmente em conjunto com o sistema operacional Windows Phone 8.

Mas nesse ponto não tem como bater o iPhone 5S, pois seu processador A7 com 64 bits tem alta capacidade, principalmente na hora de rodar gráficos mais elaborados e até games mais pesados.

O iPhone 5S também sai na frente quando o assunto é capacidade de memória, pois ele tem opções de 16GB, 32GB ou 64GB, enquanto o Lumia 1020 vem fixo com 32GB. Nenhum dos celulares aceita cartão de memória, então é melhor ter certeza da capacidade escolhida.

Celular com câmera poderosa

E a resposta ao processador imbatível do iPhone 5S é a câmera do Lumia 1020, com 41MP, número bem alto, até mesmo para uma máquina digital compacta. As lentes Carl Zeiss garantem que até fotos em ambientes com menos luz saiam nítidas e com cores reais. Mas se houver necessidade de flash, a Nokia optou pelo Xenon, com mais alcance que o flash LED.

iPhone 5S ou Lumia 1020

Uma opção bem legal na câmera desse modelo de celular Nokia é que você pode personalizar sua foto com ajustes manuais, como foco, ISO, obturador e tempo de exposição. Uma boa para quem já tem alguma noção de fotografia ou quer começar a aprender.

Além disso, o Nokia Lumia 1020 também faz vídeos em Full HD, pode fazer fotos em sequência, o que é bom para fazer registro de imagens em movimentos, como esportes, por exemplo, além de uma série de efeitos e ajustes, e uma câmera frontal de HD 1.2 Grande Angular, com possibilidade de enquadrar espaços maiores.

Mas quem não precisa de tantas funções em uma câmera não vai se decepcionar com o iPhone 5S. Com 8MP, a marca trouxe um sensor com maior sensibilidade à luz do que modelos anteriores, o que facilita na hora de tirar fotos em ambientes mais escuros. O flash também tem um detalhe diferente, pois é um LED duplo, que deixa as fotos mais próximas das cores naturais.

E claro que alguns recursos também estão disponíveis, como fotos panorâmicas, filtros e modo contínuo de 10 fotos por segundo. Assim como o Lumia 1020, o iPhone 5S também faz filmes em Full HD, e ainda tem a vantagem de fazer filmagens em câmera lenta.

Windows Phone x iOS

Mais um ponto em que é difícil não apontar o iPhone 5S como favorito, pois o iOS7 veio pronto para trabalhar com o novo processador da Apple. Além disso, quase todos os desenvolvedores de aplicativos levam em conta essa plataforma, que tem o maior conteúdo disponível.

Agora, se você não faz questão de um número tão alto de opções, o Windows Phone 8 do Lumia 1020 pode te atender. A navegação é rápida, com os ícones bem fáceis de encontrar. Mas o lado negativo é que um celular com Windows Phone não tem tantos aplicativos quanto os celulares com Android ou o iOS.

Telas com alta definição

Um pouco maior em tamanho, o Nokia Lumia 1020 tem tela AMOLED de 4,5” e resolução de 1280x768, com ótimo resultado de imagens e boa resposta ao toque.

Mesmo com resolução menor, de 1136x640, a já conhecida tela de Retina com 4” do iPhone 5S não fica para trás, com imagens bem nítidas e confortáveis para passar bastante tempo navegando pelo celular. 

 

Então, se a sua escolha depende da quantidade de aplicativos possíveis em um smartphone, além do nome forte da marca, o iPhone 5S pode ser mais indicado. Mas se bom desempenho e uma câmera bem potente são essenciais, o Lumia 1020 é o ideal.

E aí, ficou fácil saber qual smartphone oferece os melhores recursos para você, não é mesmo? Mas tudo bem se você quiser conferir mais detalhes de outros celulares, inclusive de diferentes marcas.

Aqui no Zoom você pode continuar sua pesquisa, comparar preços e descobrir o celular na medida certa para suas necessidades. E aqui também você encontra os menores preços e ainda pode acompanhar tudo sobre as ofertas Black Friday, para ter os melhores produtos e com grandes descontos durante o evento.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone