Carregando ofertas com cashback...

Mesmo depois de muitos anos da popularização dos telefones móveis, ainda existem muitas dúvidas sobre a bateria de celular. E para te ajudar a solucionar todos estes questionamentos, preparamos um guia completo sobre a bateria do celular.

Vamos te contar o tempo certo para a primeira carga da bateria, dar dicas de como aumentar a sua vida útil, dizer o percentual ideal para carregar o celular, e muito mais. Continue com a gente e confira todas as nossas dicas sobre a bateria de celular a seguir!

Qual o tipo de bateria de celular usada atualmente?

Celular sobre mesa preta conectada ao seu carregador
A bateria de celular mais usada atualmente é a de Lítio (Foto: Shutterstock)

Atualmente o tipo de bateria de celular utilizada é a de íon-lítio (Li-ion). Este tipo de bateria se difere do modelo usado no passado (níquel-cádmio), por não “viciar”. Isto é, ela não tem o antigo problema de “efeito memória”, garantindo alta densidade energética, longa durabilidade e segurança.

Publicidade

Como aumentar a autonomia da bateria de celular?

Mulher de casaco rosa carregando a bateria de celular
Veja dicas para aumentar a autonomia da bateria de celular (Foto: Shutterstock)

Existem várias dicas para aumentar a vida útil e a autonomia da bateria de celular. Veja algumas que vão ajudar bastante a seguir:

  • Feche apps em segundo plano: Enquanto os apps estão em segundo plano, eles continuam utilizando a energia do aparelho para permanecerem executando. Dessa forma, para economizar, é importante fechar os apps abertos em segundo plano.
  • Reduza o brilho e o tempo limite da tela: A tela é um dos componentes que mais gasta bateria. Com isso, reduzir o brilho e diminuir o tempo limite de tela são fundamentais para aumentar a autonomia da bateria.
  • Desligue o Bluetooth se não estiver usando: Com o Bluetooth ativado, o celular vai ficar buscando conexões o tempo todo, e isso vai drenar a sua bateria. Esta dica também serve para o Wi-Fi, NFC, GPS e outras conexões similares.
  • Não deixe os dados móveis ligados o dia todo: Manter a rede móvel ativada gasta muita bateria, então se estiver precisando economizar, desligue a conexão e use o Wi-Fi.
  • Use o Modo de Economia do celular: Esta talvez seja a principal dica para aumentar a sua autonomia. Todas as marcas contam com esta tecnologia, que desativa ou diminui alguns recursos como forma de economizar bateria.
  • Use o celular na temperatura ideal de uso: Usar o celular e temperaturas inadequadas, aumentam o consumo e prejudicam a saúde da sua bateria. Por isso, a dica é usar o celular apenas nas temperaturas entre 0 ° a 35 °C.
  • Desative notificações desnecessárias: Existem alguns apps onde as suas notificações são muito importantes, como o email e o WhatsApp. Mas existem outros, que são desnecessários e que só servem para gastar dados e bateria.
  • Desligue o modo vibração: O modo vibração do seu celular serve para te avisar de notificações e ligações. Mas o seu uso representa um alto consumo energético, por isso, usar sons é uma opção mais econômica para a sua bateria.

Conheça ainda, opções de Motorola barato e os melhores da linha Moto G.

Mitos sobre a bateria de celular

 iPhone conectado ao seu carregador USB sobre mesa
Conheça alguns mitos sobre a bateria de celular (Foto: Shutterstock)

Apesar de muita informação chegar aos usuários de celulares, ainda existem muitos mitos sobre as baterias de celular. Para acabar com eles, confira nossas dicas a seguir:

  • A bateria “vicia”: Como falamos no início, as baterias atuais são de íon-lítio, que não possuem o “efeito memória”. Com isso não existe o risco de elas “viciarem”.
  • Primeira carga do celular: Um outro mito é de que a primeira carga do celular deveria levar várias horas. Isto não é verdade. Pela mesma explicação do item anterior, isto não é necessário.
  • Bateria precisa zerar antes de carregar: Outro mito. Também por não sofrerem os problemas do efeito memória, as baterias de lítio não precisam zerar para serem recarregadas.
  • Carregamento turbo estraga a bateria: O carregador rápido não gera problemas à bateria do celular. Como o carregamento não é linear, gerando potências mais altas apenas nos primeiros minutos de uso, ele não sobrecarrega as baterias.
  • Carregadores de outras marcas danificam a bateria: Esta é outra mentira. Pois existem carregadores de outras marcas, com boa qualidade, até similar a dos originais. Uma forma de identificar estes modelos é a certificação do Inmetro. Mas é importante fugir dos carregadores falsificados. Estes sim, podem estragar a bateria.

Tire outras dúvidas sobre a bateria de celular

Tirou todas as suas dúvidas sobre a bateria de celular? Ainda não? Então pode ficar tranquilo, pois ainda vamos dar mais algumas explicações. Confira mais dicas a seguir:

Quando devemos trocar a bateria do celular?

Devemos trocar a bateria do celular apenas em casos em que ela apresentar sinais de deterioração. Os principais são os desligamentos inesperados, superaquecimento e redução drástica da autonomia. Também deve ser considerado o tempo de uso do celular, para saber se vai valer a pena investir em uma bateria para um smartphone bastante usado.

Quando trocar a bateria do celular você perde tudo?

Não, de forma alguma. Este é mais um mito, sem nenhum fundamento. Quando alteramos apenas a bateria do celular não perdemos qualquer dado salvo. Com isso, você não vai nem precisar se preocupar em fazer um backup dos seus dados.

Qual é a porcentagem ideal para carregar o celular?

De acordo com a maioria dos fabricantes, a faixa de bateria ideal para as recargas é de 20% a 80%. A explicação é que este carregamento parcial evita estresse desnecessário da bateria de celular, preservando a vida útil e aumentando a sua durabilidade.

Pode deixar o celular carregar até 100%?

Como falamos antes, uma faixa ideal de carga é entre 20% e 80%, o que garante uma maior preservação da bateria. Mas deixar que ela chegue até os 100% não vai causar um problema para o seu celular. Inclusive, as fabricantes indicam um carregamento total no primeiro uso e em momentos onde o celular ficou muito tempo sem uso.

Pode deixar o celular carregando a noite inteira?

Isto não chega a ser verdade, especialmente em relação a bateria. Como os modelos de lítio tem o seu carregamento interrompido ao atingir os 100%, deixar o celular na tomada não vai causar problemas. O grande risco com esta prática é com outros acidentes, causados pelo superaquecimento do celular, por exemplo, que podem gerar até incêndios acidentais.

Agora que já sabe tudo sobre as baterias de celular, confira ofertas dos smartphones com a melhor bateria de 2024. Selecionamos opções de diferentes categorias e preços. Venha conferir:

Ferramentas Zoom

Agora que já tirou todas as suas dúvidas sobre a bateria de celular, e conhece os smartphones com a melhor bateria de 2024, veja as dicas do Zoom para economizar. Aqui temos as melhores Ferramentas, como a nossa extensão para navegador.

Outro destaque é o Cashback Zoom, que devolve parte do valor investido. Por fim, para aprender a criar um Alerta de Preços, veja nosso vídeo a seguir:

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade