Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A6 Plus versus Moto G6: qual intermediário vale mais a pena?

Samsung e Motorola se enfrentam nesse comparativo. Quem vence, Moto G6 ou Galaxy A6 Plus?

Moto G6 vs Galaxy A6 Plus, Moto G6 ou Galaxy A6 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy A6 Plus é um dos novos lançamentos da Samsung para a linha Galaxy A, de smartphones intermediários premium. Apesar de ter uma ficha técnica parecida com o Moto G6, da Motorola, com o processador Snapdragon 450 e tela Full HD na proporção 18:9, ele chega ao mercado com o preço mais elevado.

Se você ficou na dúvida entre investir mais no Galaxy A6 Plus ou economizar e ficar com o Moto G6 ou ainda não tem certeza qual dos dois smartphones atende melhor as suas necessidades, nosso comparativo entre os dois modelos vai te ajudar nessa decisão. Vamos lá!

 

Galaxy A6 Plus

Galaxy A6 Plus

Moto G6

Moto G6

Tela 6" (18.5:9) Full HD + (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED 5.7" (18:9) Full HD + (2160 x 1080 pixels) IPS
Processador Octa-core de 1.8 GHz (Qualcomm Snapdragon 450) Octa-core de 1.8 GHz (Qualcomm Snapdragon 450)
Memória RAM 4GB 3GB ou 4GB
Armazenamento 64GB 32GB ou 64GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 256GB)
Dual chip Sim Sim
Resistente à água e poeira Não Não
Leitor digital Sim Sim
Câmera traseira Dupla de 16MP (f/1.7) + 5MP (f/1.9) Dupla de 12MP (f/1.8) + 5MP (f/2.2)
Câmera frontal 24MP (abertura f/1.9) 8MP (f/2.2)
Filma em Full HD (2160 x 1080) a 30 FPS Full HD (2160 x 1080) a 60 FPS
Bateria 3.500 mAh 3.000 mAh

Design em vidro dá um visual mais "premium" ao Moto G6

Começando pelo design dos aparelhos, temos aqui dois smartphones praticamente idênticos em suas dimensões, com bordas pequenas e tela "infinita" ocupando praticamente toda a frente.

Moto G6 Design

O Galaxy A6 tem uma estrutura metálica mais compacta, com linhas na parte superior e inferior para a transmissão de sinal, algo que lembra bastante os aparelhos da linha Galaxy J, da Samsung.

Já o Moto G6 tem acabamento em vidro e metal na traseira, com uma saliência na câmera. O visual é elegante, mas o aparelho fica um pouco escorregadio e atrai muitas marcas de digitais.

Ambos tem entrada para fones de ouvido e leitor biométrico, que no Galaxy A6 fica localizado na parte traseira, embaixo das câmeras, enquanto no Moto G6 fica na parte frontal, embaixo da tela.

Ambos têm display Full HD+ com proporção mais alongada

Para quem gosta de smartphones com tela grande, os dois aparelhos são boas opções. O Galaxy A6 Plus tem um display de 6 polegadas em proporção 18.5:9, com resolução Full HD+ e tecnologia Super AMOLED, que apresenta cores bem vibrantes e um ótimo contraste, com pretos bem profundos.

Galaxy A6 Plus Design

Já o Moto G6 tem um painel IPS de 5.7 polegadas com resolução Full HD+ em proporção 18:9, e apresenta cores mais neutras e um nível menor de brilho.

Na prática, ambos são boas opções para quem gosta de assistir a filmes e séries pelo Netflix, por exemplo, já que apresentam telas de boa qualidade. Como não há muita diferença entre eles, podemos dizer que temos aqui um empate técnico.

Moto G6 e no Galaxy A6 Plus vem com câmera dupla

Um dos grandes destaques dos dois modelos é a presença da câmera traseira com dois sensores, algo que só estava presente nos smartphones top de linha, mas já está se popularizando entre os intermediários.

O Moto G6 tem um sensor principal de 12MP com abertura focal de f/1.8, que tem uma ótima entrada de luz e faz bons cliques até mesmo em situações mais difíceis, quando há pouca iluminação natural. Já o segundo sensor é monocromático, com 5MP e f/2.2, e atua em conjunto com o principal para capturar fotos mais nítidas ou ainda criar efeitos como o foco Seletivo, em que o fundo da imagem fica desfocado, ou o preto e branco seletivo, em que apenas parte da imagem fica colorida.

Já o Galaxy A6 Plus sai na frente, com câmera principal de 16MP com f/1.7, que também captura fotos bem iluminadas e vibrantes, e uma câmera secundária com lente de ângulo aberto com 5MP e abertura focal f/1.9, que faz um ótimo trabalho na hora de fotografar paisagens ou enquadrar toda a galera na foto.

Galaxy A6 Plus Câmera

Nas câmeras frontais, o Galaxy A6+ também tem a maior resolução com uma câmera de 24MP e f/1.9, que exibe mais detalhes e menos ruído do que a câmera frontal de f/2.2 do Moto G6, especialmente quando há pouca luz.

Vale mencionar também que os dois modelos filmam em Full HD a 30 FPS (quadros por segundo), e apenas o Moto G6 pode capturar imagens durante o vídeo e gravar em slow motion.

Empate técnico entre o Galaxy A6 Plus e o Moto G6 no desempenho

Tanto o Galaxy A6 Plus quanto o Moto G6 vêm equipados com o processador octa-core Qualcomm Snapdragon 450, de 1.8GHz, que apesar de não ter muito poder de fogo para rodar aplicativos mais pesados, faz um bom trabalho no gerenciamento de bateria.

Para completar a ficha técnica, o Galaxy A6 Plus tem 64GB de armazenamento e 4GB de memória RAM, que garantem poucos engasgos ao manter vários aplicativos abertos simultaneamente. Já o Moto G6 está disponível em duas versões: a mais avançada vem com os mesmos 64GB de memória interna e 4GB de RAM e a mais simples, com 32GB de armazenamento e 3GB de RAM.

Na prática, os dois modelos têm um desempenho bacana em tarefas mais simples, como acesso às redes sociais, aplicativos de fotografia, streaming e música, e você pode até mesmo arriscar alguns jogos mais pesados como PUBG Mobile e Fortnite, mas com os gráficos no mínimo. A diferença entre os dois aparelhos é bem pouca, então temos aqui outro empate técnico.

Galaxy A6 Plus ganha do Moto G6 na autonomia, mas não tem carregamento rápido

No quesito autonomia, o Galaxy A6 Plus também leva vantagem sobre o Moto G6. Ele tem 3.500 mAh de capacidade, o que permite que você use o celular o dia todo e ainda chegue em casa com bateria sobrando.
Já o Moto G6 tem apenas 3.000 mAh, capacidade suficiente para um dia de uso mais moderado. Ainda assim, o Moto G6 vem com um carregador TurboPower na caixa, que entrega até 6 horas de uso com apenas 15 minutos na tomada, algo que faz muita falta no rival da Samsung.

Qual vale mais a pena? Moto G6 ou Galaxy A6 Plus?

Pelo comparativo, podemos ver que os dois aparelhos são bem equivalentes em praticamente todas as especificações, exceto pela câmera. Agora, em questão de custo/benefício, a vitória fica com o Moto G6! Isso porque o aparelho tem um desempenho intermediário, uma boa tela, câmeras competentes e o carregamento rápido, e ainda custa bem menos que o smartphone Samsung.

Agora, se você topa investir mais para ter um smartphone com uma tela maior, ou faz questão de tirar fotos com uma qualidade um pouco melhor, o Galaxy A6 Plus é uma opção a se considerar, especialmente depois que o preço de lançamento diminuir.

Veja ofertas do Galaxy A6 Plus e do Moto G6:

 



Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone