Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A8 vs Galaxy S8: descubra as diferenças no comparativo

Smartphones da Samsung têm especificações poderosas e bordas mínimas!

galaxy a8 vs galaxy s8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento do Galaxy A8 e Galaxy A8+, a Samsung renovou não só o visual da linha Galaxy A, como também trouxe para seus smartphones intermediários várias características presentes em modelos top de linha, como o Galaxy S8.

Mas será que a diferença é muita entre um celular de médio porte para um flagship? Qual deles vale mais a pena investir? Confira esses e mais detalhes dessa disputa acirrada e tire as suas dúvidas no comparativo abaixo:

Leia também: Smartphone de entrada, intermediário ou top de linha: qual a diferença?

 

Galaxy A8Galaxy A8Galaxy S8Galaxy S8
Data de lançamento
Janeiro de 2018 Abril de 2017
Tamanho da Tela
5,6” 5,8”
Resolução da Tela
uper AMOLED FHD+ Super AMOLED QHD+
Processador
Octa-core de até 2,2 GHz Octa-core de até 2,3 GHz
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB 64 GB
Memória expansível
Sim (até 400GB) Sim (até 256GB)
Câmera traseira
16MP (abertura focal de f/1.7) 12MP (abertura focal de f/1.7)
Câmera frontal
16MP + 8MP (abertura focal de f/ 1.9) 8MP (abertura focal de f/1.7)
Filma em
Full HD (30fps) 4K (30fps)
Bateria
3.000 mAh 3.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 7 (Nougat) Android 7 (Nougat)
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Sim Sim
Scanner de íris
Não Sim
Resistência à água e poeira
Sim (IP68) Sim (IP68)
TV Digital
Não Não
Peso
172 g 155 g
Ver ofertas Ver ofertas

Galaxy S8 é mais rápido!

Equipados com processadores octa-core e a mesma quantidade de memória RAM (4GB), tanto o Galaxy S8 quanto o Galaxy A8 entregam bom desempenho para navegar na internet, acessar as redes sociais e conseguem rodar vários aplicativos ao mesmo tempo sem travamentos.

Contudo, por ser um smartphone top de linha, o S8 leva vantagem e consegue abrir os apps, principalmente os jogos pesados, de forma mais rápida que o seu concorrente intermediário.

Em relação ao sistema operacional, mais um ponto para o Galaxy S8, que já está com a atualização para o Android 8 (Oreo) disponível aqui no Brasil.

Galaxy S8 é bom para tirar fotos com a câmera traseira e Galaxy A8 com a frontal

Chegamos a um ponto que pode fazer toda a diferença na hora da compra. O Galaxy S8 tem uma das melhores câmeras atualmente no mercado de smartphones, com um sensor traseiro de 12MP equipado com abertura focal de f/1.7 e outros recursos importantes como a estabilização óptica de imagem (OIS), HDR e o flash LED.

Outro diferencial está na gravação de vídeos. Enquanto o Galaxy A8 grava em Full HD (1080p), o Galaxy S8 pode gravar em resolução 4K (2160p).

Galaxy S8 Câmera

Apesar disso, o A8 não fica muito atrás do seu "irmão mais velho" e tem um sensor de 16MP capaz de tirar fotos com qualidade muito semelhante ao S8 durante o dia. O problema, no entanto, são as imagens capturadas à noite, que não apresentam os mesmos detalhes e nitidez do concorrente.

Agora, quando o assunto são selfies, aí sim o Galaxy A8 consegue dar o troco no Galaxy S8! Ele é um smartphone com câmera frontal dupla, sendo uma lente de 16MP e outra de 8MP, ambas com abertura focal de f/1.9 e equipadas com recursos muito legais, como o Foco Dinâmico, que adiciona o chamado efeito bokeh (fundo desfocado) nas fotos.

Já o Galaxy S8 tem apenas câmera frontal única de 8MP e com uma abertura focal até melhor, mas que infelizmente não fornece o modo retrato em selfies.

Design premium e tela de respeito nos dois smartphones

Uma das grandes mudanças visuais adotadas pela Samsung na linha Galaxy A em 2018 com certeza foi o chamado "display infinito", que teve sua estreia com o lançamento do Galaxy S8 e reveste ambos celulares com vidro na parte traseira e alumínio nas laterais.

O desempate entre eles fica por conta da tela, que no A8 é de 5,6 polegadas com resolução Full HD+, enquanto no S8 é de 5,8 polegadas com resolução QHD+, que garante ao aparelho uma melhor definição na hora de assistir a vídeos no YouTube e mais detalhes nos gráficos dos jogos.

Vale ressaltar que o display de ambos celulares conta com proporção 18,5:9, boa para navegar pelo feed de notícias das redes sociais, por exemplo, tem resolução e tamanho diferentes.

Galaxy A8 tem melhor bateria e armazenamento interno

Falando em tela, esse é um ponto que influencia diretamente na bateria dos smartphones. Por mais que tenham a mesma capacidade de 3.000 mAh, o A8 tem autonomia para aguentar um pouco mais de tempo longe da tomada, já que seu display tem resolução menor e, com isso, consome menos energia que o S8.

No armazenamento interno, o Galaxy A8 também se destaca pela possibilidade de expandir a memória interna via cartão de memória para até 400GB, enquanto no Galaxy S8 isso fica restrito a 256GB.

Mas não se preocupe com o espaço, ao menos que você deixe muitos arquivos guardados no celular e não utilize aplicativos de backup como o Google Fotos e Google Drive, por exemplo, os 64GB de memória interna disponíveis tanto no A8 quanto no S8 devem ser suficientes.

Nos recursos extras, a decisão vai pela sua preferência...

Aqui temos mais um quesito em que o Galaxy A8 e o Galaxy S8 são muito parecidos, já que compartilham de várias características em comum, como serem smartphones dual chip, a certificação IP68 contra água e poeira, além do NFC para pagamentos móveis através do Samsung Pay.

Samsung Galaxy A8

Com isso, o desempate vai mais pelo seu gosto. O A8, por exemplo, tem o recurso Dual Messenger, que permite utilizar duas contas no WhatsApp ao mesmo tempo. Já o S8, por sua vez, é equipado com o leitor de íris, uma opção mais segura para desbloquear o aparelho.

Ah, e por falar nesse assunto, o leitor de digitais do Galaxy A8 segue o mesmo padrão do Galaxy S9 e está localizado abaixo da câmera traseira. No S8, essa ferramenta encontra-se ao lado da câmera, o pode não facilitar a sua vida na hora de destravar o celular.

Qual celular da Samsung é o melhor: Galaxy A8 ou Galaxy S8?

Chegamos ao que mais interessa! Se você pode investir um pouco mais e quer ter um desempenho superior em aplicativos e jogos, câmera traseira que tire ótimas fotos, até mesmo pelo à noite, e uma tela muito boa para assistir a vídeos no YouTube, por exemplo, o Galaxy S8 segue como a melhor opção.

Mas se você busca por um smartphone com preço mais amigável ao seu bolso, que te atender de maneira satisfatória nas tarefas em geral, e ainda com a vantagem de ter um leitor de impressão digital em posição muito mais fácil de alcançar, o Galaxy A8 é uma opção muito interessante na categoria de smartphones intermediários do momento!

Compare os preços do Galaxy A8 e Galaxy S8:

 

Confira o nosso vídeo:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone