Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Gran Prime x Moto G: saiba qual vence essa disputa acirrada

Comparamos estes dois smartphones intermediários para te ajudar a fazer a melhor compra.

Galaxy Gran Prime x Moto G
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com configuração parecida, o Galaxy Gran Prime e o Moto G 3ª Geração são aparelhos com bom custo/benefício. E como a gente sabe que muitos estão na dúvida entre comprar o Galaxy Gran Prime Duos ou o Moto G 3ª Geração, comparamos esses dois celulares. Dá só uma olhada:

 

 

Gran Prime Duos

Gran Prime Duos

 

Moto G 3ª Geração
Moto G 3ª Geração

Tela

5" (540x960 pixels)

5" (720x1280 pixels)

Processador

Quad core de 1.2GHz

Quad core de 1.4GHz

Memória RAM

1GB

1GB

Armazenamento

8GB

8GB ou 16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 64GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

8MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Gran Prime e Moto G têm mais de uma versão cada

Como o Galaxy Gran Prime Duos só tem duas versões – uma com TV e outra sem –, vamos focar no Moto G 2ª Geração, que tem mais variações.

Aliás, também tem uma versão Moto G DTV Colors, que é um celular com TV digital, tem 16GB de armazenamento, 1GB de RAM e acompanha uma capinha colorida para você personalizar o aparelho.

Tem ainda o Moto G Colors, com 1GB de RAM, 16GB de memória interna e uma capinha colorida, além do Moto G Music, com as mesmas especificações e mais um fone de ouvido Bluetooth.

E mais basiquinho, e também mais em conta, tem o Moto G com 8GB de armazenamento, 1GB de RAM e sem acessórios. Vale ressaltar que todos os Moto G 3ª geração são smartphones com 4G, e ainda que existem versões do Moto G 3ª geração com 2GB de RAM, mas como elas não encontradas facilmente fora da loja da Motorola, não serão citadas neste comparativo.

Proteção contra água e tela com resolução melhor no Moto G

Tanto o Galaxy Gran Prime quanto o Moto G têm tela de 5 polegadas, porém, a do smartphone Motorola tem resolução HD (720x1280 pixels), resultando em 294 ppi. Já o Gran Prime conta com 960x540 pixels, ou seja, 220 ppi.

A verdade é que as telas dos dois são boas, mas a do Moto G é mais nítida e tem cores mais fortes. Outra vantagem do Moto G é a proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões, que não vem no smartphone Samsung comparado aqui.

Isso sem falar na proteção contra água que o Moto G oferece. Graças à certificação IPX7, o aparelho pode ficar submerso a até 1 metro de profundidade, em água doce, por até 30 minutos. Mas a Motorola não recomenda que você mergulhe com o celular em uma piscina, por exemplo. Sendo assim, a proteção serve mais para quando ele cair na pia cheia d´água ou em uma poça.

Moto G 3 Geração é resistente à água

Gran Prime e Moto G quase empatam no quesito desempenho

A potência é mais um tópico em que o Gran Prime e o Moto G se assemelham. Ambos são smartphones quad core, e ainda por cima equipados com o mesmo processador, a mesma quantidade de memória RAM e a mesma unidade de processamento gráfico (GPU): Qualcomm Snapdragon 410, 1GB de RAM e Adreno 306.

No entanto, os processadores trabalham em velocidades diferentes. Enquanto o Moto G roda a 1,4GHz, o Galaxy Gran Prime é equipado com 1,2GHz.

Isso quer dizer que o Gran Prime e o Moto G têm desempenho muito parecido, mas o Moto G leva sim vantagem pelo clock maior no processador e também pelo Android sem modificações na interface, o que dá bastante fluidez ao smartphone. Já o Gran Prime traz a interface clássica da marca, a TouchWiz, que vem com diversos aplicativos e pode pesar um pouco o celular.

Câmera boa? Escolha o Moto G

Tudo bem que os dois aparelhos comparados filmam em Full HD e são equipados com câmera frontal de 5MP, fazendo com que eles sejam smartphones bons para selfies. Mas as diferenças na câmera traseira mostram a superioridade do Moto G com relação ao Gran Prime.

Não que a câmera de 8MP do Gran Prime seja ruim, mas a do Moto G 3ª geração realmente merece destaque por fotografar com até 13MP, e ainda ter algumas vantagens como o HDR, função que é ideal para fazer fotos em condições ruins de luminosidade, como contra a luz.

Avalie os prós e os contras e escolha o melhor: Gran Prime ou Moto G

Além de serem bons aparelhos, e com preços que ficam na média, o Gran Prime e o Moto G ainda são smartphones dual chip, ou seja, permitem que você use os serviços de duas operadoras diferentes.

E essa é só mais uma semelhança entre esses dois celulares com bom custo/benefício. Como você deve ter percebido, eles são bastante parecidos em diversos quesitos. De maneira geral, o Gran Prime é mais indicado para quem quer um celular com boa câmera frontal, que seja fluido e aguente grande parte dos aplicativos.

Quanto ao Moto G, o aparelho apresenta um conjunto bastante interessante, com tela bacana, internet 4G, processador rápido em praticamente qualquer atividade, e câmeras de qualidade para a sua faixa de preço. Por falar em valor, o Moto G chegou mais caro que o Gran Prime, o que pode contar na hora da decisão.

Veja preços do Galaxy Gran Prime e do Moto G 3ª Geração

 

 

Leia também: Moto G4 vs Moto G3: saiba o que mudou na nova versão deste smartphone Motorola

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone