Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J4 vs Galaxy J5 Prime: compare os celulares da Samsung

O Galaxy J4 é uma aposta da Samsung para a linha de intermediários, mas será que bate de frente com o Galaxy J5 Prime?

Galaxy J4 vs Galaxy J5 Prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy J4 é o novo celular Samsung com ficha técnica voltada para o segmento de smartphones intermediários, assim como o Galaxy J5 Prime. Não por acaso, os dois telefones têm características semelhantes, como a câmera, o processador e a quantidade de memória RAM.

Todos esses detalhes em comum podem acabar confundindo o consumidor na hora da compra, já que os preços são diferentes. Por isso, preparamos um comparativo de especificações que pode te ajudar a decidir qual celular mais combina com o seu dia a dia.

Ficou curioso? Então, é só conferir o resultado no nosso artigo!

 

Leia também: Os Melhores Smartphones da Samsung

 

Galaxy J4

Galaxy J4

Galaxy J5 Prime

Galaxy J5 Prime

Tela 5,5 polegadas Super AMOLED HD (1280 x 720 pixels) 5 polegadas PLS TFT LCD (1280 x 720 pixels)
Processador Exynos 7570 qual-core de até 1.4 GHz Exynos 7570 qual-core de até 1.4 GHz
Memória RAM 2 GB 2 GB
Armazenamento 16 GB ou 32 GB 32 GB
Conectividade 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim, até 400 GB Sim. até 256 GB
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Não Sim
Câmera traseira 13 MP (f/1.9) 13 MP (f/1.9)
Câmera frontal 5 MP (f/2.2) 5 MP (f/2.2)
Filma em Full HD (1080p) a 30 fps Full HD (1080p) a 30 fps
Bateria 3.000 mAh 2.400 mAh

Galaxy J4 chega com design mais moderno

O Galaxy J4 tem design semelhante ao do J5 Prime, com botão Home na parte da frente e revestimento em metal. No entanto, alguns detalhes do J4, como a posição da câmera e do flash na traseira, remetem a modelos mais recentes do que o Prime, como o Galaxy J5 Pro.

Nas dimensões, o Galaxy J5 Prime traz 142.8 x 69.5 x 8.1 mm, enquanto o J4, que tem tela maior, chega com 151.7 x 77.2 x 8.1 mm.

 Design Samsung Galaxy

Tela do Galaxy J5 Prime deve reproduzir imagens mais nítidas

Nem sempre um aumento de tela pode ser considerado uma melhoria. No caso do J4, a Samsung optou por uma tela maior, de 5,5 polegadas, mas manteve a mesma resolução HD (1280 x 720 pixels) encontrada na tela do J5 Prime, que tem 5 polegadas.

Por ser menor, a tela do Galaxy J5 Prime acomoda os pixels de forma mais próxima uns dos outros, o que é bom, já que torna as imagens mais nítidas. No Galaxy J4, é possível que o usuário perceba algumas imagens mais embaçadas ou serrilhadas (os ícones de apps do sistema, por exemplo).

A tecnologia utilizada no painel do Galaxy J4 é a Super AMOLED. Então, se você gosta de cores vivas e bem saturadas, esse modelo deve agradar bastante. Já no Galaxy J5 Prime, o display é PLS TFT LCD, que proporciona melhor ângulo de visão, apesar de gastar mais energia do que a Super AMOLED.

 Tela Galaxy J5 Prime

Câmeras traseiras devem entregar boa performance mesmo em ambientes com pouca iluminação

O Galaxy J4 e o J5 Prime têm câmeras de 13 MP na traseira e 5 MP na frontal, e também as mesmas aberturas de lente de f/1.9 e f/2.2, respectivamente. Com essas configurações, é possível que os dois smartphones façam imagens de boa qualidade em ambientes mais iluminados – e com a câmera traseira, não devem decepcionar mesmo com luz baixa.

 Camera traseira Galaxy J5 Prime vs Galaxy J4

A câmera frontal dos dois telefones, porém, pode deixar na mão os usuários que gostam de tirar selfies em boates, shows e festas à noite. A abertura de lente pequena torna mais difícil a entrada de luz, então, o resultado deve ser uma imagem mais tremida e cheia de ruídos. Os smartphones compensam essa deficiência com um flash LED frontal, para iluminar o ambiente na hora da foto.

Na gravação de vídeos, o Galaxy J4 e o Galaxy J5 Prime devem mandar bem, já que a resolução máxima é Full HD (1080p) a 30 fps.

Memória RAM de 2 GB deve ser insuficiente para jogos e apps mais pesados

O Galaxy J4 e o Galaxy J5 Prime contam com o mesmo processador Exynos 7570, um quad-core de até 1,4 GHz. Aliado a uma memória RAM de 2 GB, este componente deve ser suficiente para tarefas mais básicas do seu dia a dia, como navegação em redes sociais, troca de mensagens e checagem de e-mails.

Porém, se você procura um smartphone para jogos pesados, ou mesmo goste de usar os diversos filtros do Instagram Stories e Snapchat, é possível que esses modelos apresentem alguns travamentos, principalmente após vários meses de uso.

 Memória RAM Galaxy J4 vs Galaxy J5 Prime

Galaxy J4 tem versões em 16 GB e 32 GB de armazenamento

Você quer bastante espaço para arquivos? Então, deverá prestar atenção ao escolher o Galaxy J4, já que ele tem versões de 16 GB e 32 GB de armazenamento. Já o Galaxy J5 Prime é vendido com memória interna de 32 GB.

A boa notícia é que ambos têm entrada para cartão de memória, sendo microSD até 256 GB no J5 Prime e 400 GB no Galaxy J4.

 Versões Galaxy J4

Galaxy J4 tem maior capacidade carga e entrega maior autonomia de bateria

O Galaxy J4 tem bateria de 3.000 mAh – capacidade superior à do Galaxy J5 Prime, que traz 2.400 mAh. Além disso, vale considerar que a tela TFT do J5 Prime pode acabar drenando a bateria mais rapidamente.

O tempo estimado de duração da bateria no Galaxy J5 Prime é de 13 horas com 4G, de acordo com a Samsung. Os números sobre o J4 ainda não foram revelados pela fabricante, mas não devem ser muito diferentes já que, considerando a diferença no gasto da tela, os demais componentes são parecidos.

 Bateria Galaxy J4

Galaxy J4 sai de fábrica com Android atualizado

O Galaxy J4 é um celular com Android 8.0 Oreo de fábrica, o que indica que o telefone também deve receber atualizações por mais tempo em relação ao J5 Prime, smartphone com Android 6.0 Marshmallow.

Para usuários que gostam sempre de testar os novos recursos do sistema, comprar um Galaxy J5 Prime atualmente não deve ser uma boa opção. O modelo só recebeu atualização para o Android 7.0 Nougat e não está na lista para ganhar a versão mais recente da plataforma.

Recursos extras: J5 Prime oferece mais segurança com leitor de digitais

O Galaxy J4 e o J5 Prime, assim como outros modelos mais recentes da Samsung, contam com a função Dual Messenger, que permite ao usuário ter duas contas de mensageiros em um mesmo celular. A função é útil, por exemplo, para quem utiliza uma conta do WhatsApp para falar com amigos e outra para trabalho.

A vantagem, em termos de recursos adicionais, fica por conta do sensor de impressões digitais, que protege melhor arquivos e apps de uso pessoal. O celular com leitor biométrico também é indicado para quem quer maior praticidade no desbloqueio de tela, bastando apenas um toque para ter acesso liberado ao seu telefone.

E aí, Galaxy J4 ou Galaxy J5 Prime? Qual celular vence a batalha?

Nesse duelo, optar pelo Galaxy J4 pode ser a melhor opção para quem pretende ficar com aparelho por mais de um ano. Com esse modelo, você deverá ter atualizações do sistema por um período de tempo maior (no J5 Prime, elas param no Android Nougat – somente as atualizações de segurança permanecem).

Porém, a falta do leitor de digitais pode incomodar quem já é acostumado com a função. Se você ainda não se decidiu, vale ficar de olho em outros modelos, como o Galaxy J5 Pro, que tem processador melhor e está numa faixa de preço semelhante.

Confira dos preços do Galaxy J4 e Galaxy J5 Prime

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone