Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J4 vs Galaxy J6: um duelo de intermediários da Samsung

Confira o comparativo dos novos celulares intermediários da linha J da Samsung.

galaxy j4 vs galaxy j6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2018, a linha Galaxy J da Samsung ganhou dois novos membros: o Galaxy J4 e Galaxy J6, que prometem continuar com o sucesso da gama de smartphones intermediários da fabricante sul-coreana.

Apesar de fazerem parte da mesma família e terem muitas características em comum, como os 2GB de memória RAM e bateria de 3.000 mAh, os dois irmãos têm muitas diferenças e que podem fazer toda diferença na hora da compra.

Ficou curioso para saber qual dele é o melhor investir? Confira abaixo este comparativo e tire todas as suas dúvidas!

Leia também: Os Melhores Celulares da Samsung

Galaxy J4Galaxy J4Galaxy J6Galaxy J6
Data de lançamento
Maio de 2018 Maio de 2018
Tamanho da Tela
5,5", Super AMOLED 5,6", Super AMOLED com proporção 18,5:9
Resolução da Tela
HD (1280 x 720 pixels) HD+ (1480 x 720 pixels)
Processador
Octa-core de 1.4GHz (Exynos 7570) Octa-core de 1.6GHz (Exynos 7870)
Memória RAM
2 GB 2 GB
Armazenamento
16 GB ou 32 GB 32 GB
Memória expansível
Sim (até 400GB) Sim (até 400GB)
Câmera traseira
13MP (f/1.9) 13MP (f/1.9)
Câmera frontal
5MP (f/2.2) 8MP (f/1.9)
Filma em
Full HD (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria
3.000 mAh 3.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Sistema operacional
Android 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Não Não
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Não Não
TV Digital
Não Sim
Peso
175 g 154 g
Ver ofertas Ver ofertas

Galaxy J6 é um pouco mais rápido

Equipados com a mesma quantidade de memória RAM, tanto o Galaxy J4 quanto o Galaxy J6 são celulares que dão conta do recado para um uso mais básico, como acessar as redes sociais, navegar pela internet e ler e-mails sem exagerar muito no número de aplicativos abertos ao mesmo tempo.

No entanto, o J6 leva vantagem na execução das tarefas, já que seu processador é um pouco mais veloz que o do J4. Vale ressaltar que esses não são os melhores celulares para jogos mais pesados como PUBG Mobile, por exemplo.

No sistema operacional, temos um empate e os dois aparelhos vêm com o Android 8.0 (Oreo) instalado de fábrica e aplicativos nativos da fabricante, como o Samsung Health; para acompanhar a sua rotina de exercícios, e o Samsung Cloud; para você guardar arquivos na nuvem.

Gosta de tirar selfies? Escolha o Galaxy J6!

Apesar de serem equipados com o recurso de flash LED ajustável na parte frontal, permitindo que você escolha entre três níveis diferentes de intensidade e, dessa forma, deixar as selfies com luminosidade mais natural, o J6 conta com uma lente de abertura focal menor e com mais megapixels que a do J4, o que resulta em fotos mais nítidas.

Samsung Galaxy J6 e J4 Flash Frontal

Mas se você não é muito de se autofotografar, e curte mesmo é tirar fotos de paisagens ou de pessoas, saiba que o tanto o Galaxy J4 quanto o Galaxy J6 vão te atender da mesma forma, uma vez que tem a mesma câmera traseira de 13MP com abertura focal de 1.9, capaz de tirar boas fotos à noite ou em ambientes mais escuros.

Galaxy J6 é o único equipado com TV Digital

Aqui, o desempate se deve por um único recurso: o Galaxy J6 é celular com TV Digital para você assistir a programação dos canais abertos no transporte ou até mesmo deitado na cama!

De resto, o J4 e J6 tem vários recursos extras em comum. Além de serem smartphones dual chip, contam com o Dual Messenger; que permite utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo aparelho, o Wi-Fi Inteligente, que conecta o celular automaticamente à redes de internet sem fio utilizadas com mais frequência, como a de casa ou do trabalho, e a tecnologia Dolby Atmos, que reproduz sons mais claros e nítidos.

Mais um ponto para o Galaxy J6 quando os assuntos são o desing e a tela

Com tela de 5,6 polegadas e proporção 18,5:9, igual do cinema, o Galaxy J6 tem o mesmo "display infinito" de smartphones top de linha da Samsung, como o Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Entre as principais vantagens desse tipo de tela temos o espaço maior para os aplicativos exibirem texto e imagens. Ou seja, se você costuma ler livros online, assistir a vídeos no YouTube ou Netflix e até mesmo navegar pelas redes sociais, essa experiência será muito mais próxima com a do computador ou TV, principalmente na posição horizontal.

Samsung Galaxy J6 Tela

Outro ponto de destaque do J6 é no design, que lembra muito os Galaxy A8 e Galaxy A8+. Além de ser mais leve que o J4, as bordas laterais são um pouco mais finas e o leitor de digitais está localizado na parte traseira, próximo da câmera.

Empate na bateria e armazenamento interno

Tanto o Galaxy J4 quanto o Galaxy J6 contam com versões de 32GB para você baixar uma quantidade ok de aplicativos e ainda deixar algumas fotos e vídeos salvos. Mas não se preocupe, pois se esse espaço não for o suficiente para você, há a possibilidade de expandir o armazenamento interno para até 400GB via cartão de memória microSD.

Mas se a situação for o contrário, e você não for de utilizar muitos apps no celular, tem a versão do Galaxy J4 com 16GB em preços até mais interessantes.

Na bateria o empate se repete, e o J4 e J6 tem 3.000 mAh de capacidade, o que garante escutar uma música durante o caminho no trabalho, trocar mensagens no WhatsApp e ainda tirar umas fotos e chegar em casa com alguns pontinhos sobrando.

Quem vence o duelo: Galaxy J4 ou Galaxy J6?

E o vencedor desse duelo é o... Galaxy J6! O smartphone vence o Galaxy J4 em quase todos os quesitos: ele é mais rápido, tem câmera frontal melhor, tela com maior aproveitamento, design mais bonito e ainda é equipado com TV Digital!

Apesar de todas essas vantagens, o Galaxy J4 não é tão inferior assim ao Galaxy J6, e segue como uma ótima opção custo/benefício para quem quer um celular um pouco mais básico em desempenho, mas que ainda assim tem câmeras que tiram boas fotos, software atualizado e bateria com boa autonomia.

Compare os preços do Galaxy J4 e do Galaxy J6:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone