Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 Prime vs Galaxy J7 prime: entenda as diferenças

Quer saber o que muda do Galaxy J5 Prime para o Galaxy J7 Prime? Confira nosso comparativo!

galaxy j5 prime vs galaxy j7 prime, galaxy j7 prime vs galaxy j5 prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de muitos rumores, o Galaxy J5 Prime, finalmente, chegou ao Brasil. E como era de se esperar, ele é bem parecido com o Galaxy J7 Prime, a versão mais potente da linha, que já está sendo vendida por aqui há algum tempo.

O dois smartphones Samsung chegaram com ótimo custo/benefício e vários pontos em comum, como o design completamente em metal e o leitor biométrico. Mas as principais diferenças entre eles ficam por conta do tamanho e resolução da tela, desempenho e capacidade da bateria.

Quer ver os detalhes? Confira nosso comparativo!

 

Galaxy J5 Prime

Galaxy J5 Prime

Samsung Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Prime

Tela

5'' HD PLS TFT
(1.280x720 pixels)

5,5'' Full HD PLS TFT
(1.080x1.920 pixels)

Processador

Exynos 7570 quad core (1,4Ghz)

Exynos 7870 octa core (1,6Ghz)

GPU

Mali-T720

Mali-T830MP2

Memória RAM

2GB

3GB

Sistema operacional

Android 6.0 (Marshmallow)

Android 6.0 (Marshmallow)

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

NFC

Não

Não

Câmera frontal

5MP com flash (abertura f/2.2)

8MP com flash (abertura f/1.9)

Câmera traseira

13MP (abertura f/1.9)

13MP (abertura f/1.9)

Filma em

Full HD (30fps)

Full HD (30fps)

Bateria

2.400 mAh (não removível)

3.300 mAh (não removível)

Design em metal e traseira sem ressalto

No visual, obviamente, o Galaxy J5 Prime e o Galaxy J7 Prime são smartphones muito parecidos, pois pertencem à mesma família. A única diferença nesse ponto é que o Galaxy J7 Prime é maior.

Fora isso, eles contam com acabamento metálico, bordas arredondadas e nenhum "calombo" na parte traseira. Ambos são bem finos também, e têm praticamente a mesma espessura (8mm).

Galaxy J Metal

Tela Full HD ganha pontos no Galaxy J7 Prime

Uma das principais características que diferencia os aparelhos, como falamos, é o tamanho. Isso porque o Galaxy J7 Prime tem tela maior, de 5,5 polegadas, enquanto o Galaxy J5 Prime tem display de 5,0 polegadas. Se você prefere smartphones com tela grande, o J7 pode ser a melhor opção.

Outro fator importante, que torna o Galaxy J7 Prime o vencedor no quesito tela, é a resolução Full HD (1.080x1.920 pixels), que, quando comparada a resolução HD (1.280x720 pixels) do Galaxy J5 Prime, oferece mais nitidez e riqueza de detalhes.

E como os dois contam com a proteção Corning Gorilla Glass, emparam em proteção também.

No desempenho, Galaxy J7 Prime também se destaca

Nós já sabemos que o Galaxy J7 Prime é a versão mais parruda do Galaxy J5 Prime em tela, certo? E podemos dizer que o mesmo acontece com o desempenho.

O J7 é equipado com um processador mais potente, que tem oito núcleos e uma velocidade maior de processamento (1,6GHz), acompanhado da GPU Mali-T830MP2, que também é melhor na hora de processar os gráficos. Além disso, os 3GB de memória RAM tornam esse celular Samsung mais esperto em multitarefas também.

Já o Galaxy J5 Prime tem processador quad core de 1,4GHz, GPU Mali-T720 e 2GB de RAM, que oferecem um desempenho intermediário muito bom também, mas que, ainda assim, perde para o J7 Prime, principalmente se formos comparar no detalhe.

Enfim, o J7 Prime é a melhor opção se você prioriza o desempenho, mas o Galaxy J5 Prime também é uma opção bacana para quem usa apenas as funções mais básicas do dia a dia.

Armazenamento de 32GB com capacidade para expansão

Tanto o Galaxy J5 Prime quanto o Galaxy J7 Prime são smartphones com 32GB de armazenamento, um espaço que deve ser suficiente par guardar suas fotos, vídeos e aplicativos.

Mas se você precisar de mais espaço, pode optar por comprar um cartão de memória MicroSD de até 256GB.

Smartphones dual chip com internet rápida e sensor de digitais

Na conectividade, os dois também são praticamente iguais, já que contam com internet 4G, 3G e Wi-Fi, além do Bluetooth 4.1 no Galaxy J7 Prime, e 4.2 no Galaxy J5 Prime. Só ficou faltando o NFC, que não chega a fazer tanta falta assim.

O Galaxy J5 Prime e o Galaxy J7 Prime também são celulares dual chip, e um detalhe bem bacana é que eles contam com leitor biométrico, um sensor que está cada vez mais comum em smartphones intermediários, e que serve para desbloquear o aparelho de forma rápida e segura.

A câmera frontal do Galaxy J7 Prime faz selfies melhores

Câmera Galaxy J

Falando agora sobre as câmeras, ambos fazem fotos praticamente iguais com o sensor principal, que tem 13MP, abertura de f/1.9, flash LED e autofoco. A câmera traseira dos dois também conta com recursos de geolocalização, detecção de face, foto panorâmica e HDR. E não podemos esquecer que elas filmam em Full HD a 30 quadros por segundo (fps).

Na câmera frontal, o sensor de 8MP com abertura de f/1.9 do J7 Prime entrega selfies melhores, maiores e mais claras do que o Galaxy J5 Prime, que tem sensor de 5MP e abertura f/2.2. Só para você entender, quanto menor for o valor f/, maior será a abertura do sensor, que vai capturar mais luz no momento da foto e deixar as imagens mais claras e com menos ruídos.

Uma vantagem em comum na hora das fotos é que eles são smartphones com flash frontal, um recurso bacana para tirar selfies à noite ou em ambientes pouco iluminados.

Bateria com maior capacidade no J7 Prime

Com 3.300 mAh de capacidade na bateria, o Galaxy J7 Prime oferece maior autonomia e promete ficar mais tempo longe das tomadas, mesmo com uma tela maior e considerando a resolução Full HD.

O Galaxy J5 tem apenas 2.400 mAh, que aguenta um dia inteiro de uso moderado, mas que pode te deixar na mão em um dia mais intenso de uso.

A boa notícia é que esses celulares Samsung contam com o Ultra Power Saving, um modo de economia que desliga os apps que estão sendo executados em segundo plano para reduzir o consumo de energia do aparelho.

Galaxy J7 Prime ou Galaxy J5 Prime: já decidiu qual comprar?

Depois de ver as principais diferenças entre estes aparelhos, fica evidente que o Galaxy J7 leva a vantagem. Mas este era mesmo o objetivo da Samsung ao lançar as duas linhas, que oferecem possibilidades para dois tipos de público. Por isso é preciso definir quais são as suas prioridades antes de escolher qual deles comprar.

Se você tem um orçamento limitado, por exemplo, ou prefere celulares com tela um pouco menor, o Galaxy J5 Prime pode ser uma excelente opção, desde que a utilização fique nas tarefas básicas do dia a dia, como ler e-mails, acessar as redes sociais e rodar alguns games mais leves de vez em quando.

Mas se você pode investir um pouco mais e não se importa com o tamanho da tela, o Galaxy J7 Prime, certamente, é a melhor opção. Basicamente, ele tem tela maior, desempenho mais avançado, bateria que oferece maior autonomia e câmera frontal com maior resolução.

Veja os preços do Galaxy J5 Prime e do Galaxy J7 Prime

 

Leia também:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone