Logo Zoom
Logo Zoom

Depois de muitos rumores, o Galaxy J5 Prime, finalmente, chegou ao Brasil. E como era de se esperar, ele é bem parecido com o Galaxy J7 Prime, a versão mais potente da linha, que já está sendo vendida por aqui há algum tempo.

O dois smartphones Samsung chegaram com ótimo custo/benefício e vários pontos em comum, como o design completamente em metal e o leitor biométrico. Mas as principais diferenças entre eles ficam por conta do tamanho e resolução da tela, desempenho e capacidade da bateria.

Quer ver os detalhes? Confira nosso comparativo!

Design em metal e traseira sem ressalto

No visual, obviamente, o Galaxy J5 Prime e o Galaxy J7 Prime são smartphones muito parecidos, pois pertencem à mesma família. A única diferença nesse ponto é que o Galaxy J7 Prime é maior.

Fora isso, eles contam com acabamento metálico, bordas arredondadas e nenhum "calombo" na parte traseira. Ambos são bem finos também, e têm praticamente a mesma espessura (8mm).

Tela Full HD ganha pontos no Galaxy J7 Prime

Uma das principais características que diferencia os aparelhos, como falamos, é o tamanho. Isso porque o Galaxy J7 Prime tem tela maior, de 5,5 polegadas, enquanto o Galaxy J5 Prime tem display de 5,0 polegadas. Se você prefere smartphones com tela grande, o J7 pode ser a melhor opção.

Outro fator importante, que torna o Galaxy J7 Prime o vencedor no quesito tela, é a resolução Full HD (1.080x1.920 pixels), que, quando comparada a resolução HD (1.280x720 pixels) do Galaxy J5 Prime, oferece mais nitidez e riqueza de detalhes.

E como os dois contam com a proteção Corning Gorilla Glass, emparam em proteção também.

No desempenho, Galaxy J7 Prime também se destaca

Nós já sabemos que o Galaxy J7 Prime é a versão mais parruda do Galaxy J5 Prime em tela, certo? E podemos dizer que o mesmo acontece com o desempenho.

O J7 é equipado com um processador mais potente, que tem oito núcleos e uma velocidade maior de processamento (1,6GHz), acompanhado da GPU Mali-T830MP2, que também é melhor na hora de processar os gráficos. Além disso, os 3GB de memória RAM tornam esse celular Samsung mais esperto em multitarefas também.

Já o Galaxy J5 Prime tem processador quad core de 1,4GHz, GPU Mali-T720 e 2GB de RAM, que oferecem um desempenho intermediário muito bom também, mas que, ainda assim, perde para o J7 Prime, principalmente se formos comparar no detalhe.

Enfim, o J7 Prime é a melhor opção se você prioriza o desempenho, mas o Galaxy J5 Prime também é uma opção bacana para quem usa apenas as funções mais básicas do dia a dia.

Armazenamento de 32GB com capacidade para expansão

Tanto o Galaxy J5 Prime quanto o Galaxy J7 Prime são smartphones com 32GB de armazenamento, um espaço que deve ser suficiente par guardar suas fotos, vídeos e aplicativos.

Mas se você precisar de mais espaço, pode optar por comprar um cartão de memória MicroSD de até 256GB.

Smartphones dual chip com internet rápida e sensor de digitais

Na conectividade, os dois também são praticamente iguais, já que contam com internet 4G, 3G e Wi-Fi, além do Bluetooth 4.1 no Galaxy J7 Prime, e 4.2 no Galaxy J5 Prime. Só ficou faltando o NFC, que não chega a fazer tanta falta assim.

O Galaxy J5 Prime e o Galaxy J7 Prime também são celulares dual chip, e um detalhe bem bacana é que eles contam com leitor biométrico, um sensor que está cada vez mais comum em smartphones intermediários, e que serve para desbloquear o aparelho de forma rápida e segura.

A câmera frontal do Galaxy J7 Prime faz selfies melhores

Falando agora sobre as câmeras, ambos fazem fotos praticamente iguais com o sensor principal, que tem 13MP, abertura de f/1.9, flash LED e autofoco. A câmera traseira dos dois também conta com recursos de geolocalização, detecção de face, foto panorâmica e HDR. E não podemos esquecer que elas filmam em Full HD a 30 quadros por segundo (fps).

Na câmera frontal, o sensor de 8MP com abertura de f/1.9 do J7 Prime entrega selfies melhores, maiores e mais claras do que o Galaxy J5 Prime, que tem sensor de 5MP e abertura f/2.2. Só para você entender, quanto menor for o valor f/, maior será a abertura do sensor, que vai capturar mais luz no momento da foto e deixar as imagens mais claras e com menos ruídos.

Uma vantagem em comum na hora das fotos é que eles são smartphones com flash frontal, um recurso bacana para tirar selfies à noite ou em ambientes pouco iluminados.

Bateria com maior capacidade no J7 Prime

Com 3.300 mAh de capacidade na bateria, o Galaxy J7 Prime oferece maior autonomia e promete ficar mais tempo longe das tomadas, mesmo com uma tela maior e considerando a resolução Full HD.

O Galaxy J5 tem apenas 2.400 mAh, que aguenta um dia inteiro de uso moderado, mas que pode te deixar na mão em um dia mais intenso de uso.

A boa notícia é que esses celulares Samsung contam com o Ultra Power Saving, um modo de economia que desliga os apps que estão sendo executados em segundo plano para reduzir o consumo de energia do aparelho.

Galaxy J7 Prime ou Galaxy J5 Prime: já decidiu qual comprar?

Depois de ver as principais diferenças entre estes aparelhos, fica evidente que o Galaxy J7 leva a vantagem. Mas este era mesmo o objetivo da Samsung ao lançar as duas linhas, que oferecem possibilidades para dois tipos de público. Por isso é preciso definir quais são as suas prioridades antes de escolher qual deles comprar.

Se você tem um orçamento limitado, por exemplo, ou prefere celulares com tela um pouco menor, o Galaxy J5 Prime pode ser uma excelente opção, desde que a utilização fique nas tarefas básicas do dia a dia, como ler e-mails, acessar as redes sociais e rodar alguns games mais leves de vez em quando.

Mas se você pode investir um pouco mais e não se importa com o tamanho da tela, o Galaxy J7 Prime, certamente, é a melhor opção. Basicamente, ele tem tela maior, desempenho mais avançado, bateria que oferece maior autonomia e câmera frontal com maior resolução.

Veja os preços do Galaxy J5 Prime e do Galaxy J7 Prime

Leia também: