Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J5 Pro vs Galaxy J7 Prime: veja o duelo da linha J

Fizemos um comparativo para te ajudar a decidir entre o J5 Pro e o J7 Prime. Confira!

galaxy j5 pro vs galaxy j7 prime, galaxy j7 prime vs galaxy j5 pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A família Galaxy J é conhecida pelo bom casamento entre a configuração bacana e o preço competitivo. E neste comparativo trazemos o Galaxy J5 Pro e o Galaxy J7 Prime, os dois modelos mais parrudos das linhas J5 e J7 lançados até o momento, para te ajudar a escolher o melhor celular.

Enquanto o J7 Prime tem foco em tamanho e resolução de tela, além de ótimo poder de fogo para você rodar seus apps com folga, o Galaxy J5 Pro (lançamento quentinho da Samsung) entrega novo design e, claro, câmeras bem bacanas.

Quer saber mais? Confira nossa análise!!

 

Galaxy J5 Pro 

Galaxy J5 Pro

Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Prime

Tela 5.2" HD Super AMOLED 5.5" Full HD TFT
Processador Exynos 7870 octa-core (1.6GHz) Exynos 7870 octa-core (1.6GHz)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Mali-T830MP2 Mali-T830MP2
Memória RAM 2GB 3GB
Sistema operacional de fábrica Android 7.0 (Nougat) Android 6.0 (Marshmallow)
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (256GB) Sim (256GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
NFC Sim Não
Câmera traseira 13MP com abertura de f/1.7 13 MP com abertura de f/1.9
Câmera frontal 13MP com abertura de f/1.9 (com flash) 8MP com abertura de f/1.9 (com flash)
Filma em Full HD (30 fps) Full HD (30 fps)
Bateria 3.000 mah (não removível) 3.300 mAh (não removível)

Novo design no Galaxy J5 Pro chama atenção

O primeiro aparelho a abandonar o design padrão da linha J, o Galaxy J5 Pro traz acabamento ainda mais arredondado do que os outros modelos, com corpo unibody em metal e vidro 2.5D (levemente arredondado nas bordas). A carcaça premium tem presença, e a câmera completamente integrada ao corpo do aparelho, sem calombos, deixa evidente a preocupação da Samsung com este quesito.

O que isso significa? Nada muito relevante, já que o J7 Prime tem acabamento em metal e já tinha reduzido significativamente o ressalto da câmera. Mas, se você curte acompanhar a tendência do mercado, o J5 Pro é, de fato, o mais moderno entre os dois.

Design novo Galaxy J5 Pro

Tela Full HD no J7 Prime e tecnologia Super AMOLED no J5 Pro

Falando em aparência, nada mais justo do que destacar a tela Full HD (1.080 x 1.920) do J7 Prime, que oferece imagens muito mais definidas do que o display HD (1.280 x 720) do J5 Pro. Ela é legal para quem quer assistir a filmes, vídeos e séries, por exemplo, pois o tamanho de 5.5 polegadas e a definição são bem confortáveis.

Apesar de não ser tão grande, a tela do Galaxy J5 Pro também agrada com 5.2 polegadas e ainda oferece imagens com cores mais vibrantes, graças ao painel Super AMOLED. Essa tecnologia também ajuda a poupar a bateria do smartphone, pois os pontos de luz acendem individualmente e não consomem tanta energia quanto o painel LCD do J7 Prime.

Para quem curte smartphones com tela grande, os dois são bacanas, e até que as cores da tela geram dúvida na hora de escolher, mas a resolução Full HD acaba fazendo uma diferença e tanto. Então ponto para o J7 Prime!

Melhor desempenho no Galaxy J7 Prime

Equipados com o mesmo processador octa-core e mesma GPU (Exynos 7870 octa-core de 1.6GHz + Mali-T830MP2), tanto o Galaxy J5 Pro quanto o Galaxy J7 Prime trabalham fluidamente para a categoria de smartphones intermediários, entregando boa velocidade nas tarefas do dia a dia e mandando bem até em alguns jogos.

A diferença, então, fica por conta da memória RAM, que é maior no J7 Prime (3GB), por isso ele consegue ser mais eficiente em multitarefas e aguentar apps mais pesados, enquanto o J5 Pro se vira bem, mas pode travar se for submetido à muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Sobre o sistema operacional, o J5 Pro vem com o Android 7.0 (Nougat), que é o mais recente, enquanto o J7 Prime vem com o Android 6.0 (Marshmallow), mas já pode receber atualização para a versão mais atual.

Empatados em armazenamento e em outros recursos

Em armazenamento ambos são bons, já que 32GB é uma excelente capacidade para você baixar vários aplicativos. São aproximadamente 24GB livres, pois o restante está ocupado pelo sistema operacional.

Se faltar espaço para músicas, fotos e mensagens do WhatsApp, ainda dá para expandir a memória com um MicroSD de até 256GB. E o melhor ainda é que os dois modelos vêm com um slot exclusivo para o cartão de memória, ou seja, você não vai precisar escolher se quer expandir a memória ou usar o segundo chip de uma operadora.

Por falar em segundo chip, os dois seguem a maioria dos novos smartphones do mercado e são celulares dual chip. Eles também têm acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi, além de Bluetooth 4.1, mas só o Galaxy J5 Pro tem NFC.

Ah! Tanto o J5 Pro quanto o J7 Prime são smartphones com leitor biométrico também, assim você pode desbloquear a tela de forma rápida e segura.

Galaxy J7 Prime e Galaxy J5 Pro têm leitor biométrico

Na bateria, outro empate!

Falando agora de bateria, temos 3.300 mAh de capacidade no J7 Prime e 3.000 mAh no J5 Pro. Apesar de parecer que a versão Prime leva vantagem, podemos considerar um empate, já que o J5 Pro tem tela menor e tecnologia Super AMOLED, que, como falamos, consome menos energia. O J7 Prime acaba gastando mais carga por causa do display Full HD e porque a tela é maior.

Enfim, o que você precisa saber mesmo é que os dois smartphones Samsung conseguem ficar boas horas ligados e chegam ao fim do dia, de uso moderado, com tranquilidade. Só para te dar uma ideia, a Samsung diz que eles aguentam mais ou menos 14 horas no Wi-Fi.

J5 Pro surpreende com um conjunto bem bacana de câmeras

Se o J7 Prime estava liderando a disputa com desempenho e tela melhores, quando o assunto é câmera o jogo vira.

Isso porque, apesar de os dois terem sensores traseiros de 13MP, o J5 Pro tem lente com abertura maior de f/1.7, enquanto o J7 Prime, f/1.9. Na prática, o primeiro vai conseguir se sair bem melhor na hora de fotografar à noite ou em ambientes mais escuros, entregando fotos mais claras e menos granuladas.

E não para por aí! O J5 Pro ainda ganha com a câmera frontal de 13MP, contra apenas 8MP da do J7 Prime. E os dois vêm com flash frontal, o que é uma ótima notícia para quem curte tirar selfies na balada.

Câmera J5 Pro

Mas no final, quem vence: Galaxy J7 Prime ou Galaxy J5 Pro?

É muito difícil escolher um vencedor quando temos dois smartphones com propósitos diferentes, então usamos o desempenho como o ponto principal, ok? Por isso, quem ganha a disputa é o J7 Prime.

Além de ser um ótimo smartphone para ver vídeos, filmes e séries, o Galaxy J7 Prime ainda consegue rodar jogos um pouco mais pesados e dá conta das tarefas comuns, como Whatsapp e redes sociais, por exemplo, com tranquilidade. Ele tem tela grande Full HD e 1GB de memória RAM a mais do que o J5 Pro para dar uma força.

O Galaxy J5 Pro, por sua vez, é mais indicado para quem curte tirar fotos, sejam de dia ou à noite, graças aos dois sensores (principal e frontal) que contam com boa abertura focal e ótima resolução. Ele ainda é bem esperto para o uso do dia a dia, desde que você se lembre sempre de encerrar os aplicativos que estiverem em plano de fundo.

Então, se você quer desempenho, Galaxy J7 Prime! Agora, se prefere tirar fotos para postar e compartilhar com os amigos e precisa de performance básica, o J5 Pro vai te atender super bem.

Veja preços do Galaxy J5 Pro e do Galaxy J7 Prime

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone