Brigando no segmento intermediário quando o assunto é custo/benefício, Moto G5S e Galaxy J5 Pro entregam configurações interessantes para quem não procura tanta potência, mas não abre mão de recursos bacanas e câmeras interessantes.

Curioso para saber o que cada um tem de melhor? Então confira só nosso comparativo e descubra qual deles será o seu mais novo smartphone.

 

Galaxy J5 Pro

Galaxy J5 Pro

Moto G5S

Moto G5S

Tela 5.2" HD 5.2" Full HD
Processador Octa-core de 1.6GHz (Exynos 7870) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Mali-T830 MP2 Adreno 505
Memória RAM 2GB 2GB
Sistema operacional de fábrica Android 7.0 (Nougat) Android 7.1.1 (Nougat)
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
NFC Sim Não
Câmera frontal 13MP com flash (abertura f/1.9) 5MP com flash (abertura f/2.0)
Câmera traseira 13MP (abertura f/1.7) 16MP (abertura f/2.0)
Filma em Full HD (30fps) Full HD (30fps)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

Tela com resolução Full HD e proteção Gorilla Glass no Moto G5S

No quesito tela temos logo uma vantagem para o smartphone Motorola, o G5S conta com um display de 5.2 polegadas com resolução Full HD, entregando assim maior riqueza de detalhes para quem gosta de assistir a seus filmes e séries no smartphone. Além disso, a proteção Gorilla Glass e a resistência contra respingos de água fecham o pacote.

Do lado do J5 Pro há uma tela de 5.2 polegadas Super AMOLED de qualidade, mas com resolução HD. As imagens são boas e apresentam um bom contraste, porém os resultados são abaixo dos apresentados pelo Moto G5S.

Processamento voltado para o dia a dia nos dois lados

Os dois smartphones são voltados para atividades do dia a dia, como aquela olhada nas redes sociais, navegação na internet e jogos mais casuais, como Candy Crush e Subway Surfers.

Detalhe do processamento do Moto G5S

O Galaxy J5 Pro, com o seu Exynos 7870 octa-core de 1.6GHz e 2GB de RAM, é um pouco mais veloz que o conjunto formado pelo chipset Spadragon 430 octa-core de 1.4GHz e 2GB de RAM do Moto G5S, mas na prática os resultados finais são muito semelhantes. Sendo assim temos um empate.

Diga adeus ao slot híbrido com o Galaxy J5 Pro

Temos nessa batalha dois smartphones com 32GB de armazenamento interno e boa capacidade de expansão, 128GB no G5S e 256GB no J5 Pro.

Porém, além de suportar cartões de maior capacidade, o J5 Pro leva vantagem por ter um slot dedicado para cada chip de operadora e outro exclusivo para o cartão de memória.

Já no G5S você terá que optar se utiliza um segundo chip ou um cartão de memória para expansão. Sendo assim, mas um ponto para o smartphone da linha Galaxy.

Galaxy J5 Pro entrega câmeras com maior resolução e lentes mais claras

Se você está de olho nesses dois smartphones e o seu foco principal for as câmeras, tenha em mente que o vencedor nesse quesito é o Galaxy J5 Pro. Ele é um smartphone com flash frontal, 13MP de resolução e ótima abertura de lente (f/1.9), permitindo assim selfies mais claras mesmo em ambientes mais escuros. Na parte traseira ele faz ainda mais bonito graças a seus 13MP, lente de f/1.7 e registros de vídeos em Full HD.

Ah, efeitos bem legais, e populares, como embelezamento, fotos com áudio e registros panorâmicos fazem parte do conjunto de fotografia desse smartphone.

O Moto G5S atendeu a um pedido antigo dos fãs da linha Moto G e chegou com flash frontal, além de 5MP e abertura de lente f/2.0.  Os resultados finais são bons, mas inferiores aos do J5 Pro. Na parte traseira há uma câmera de 16MP com f/2.0, que também ficam um pouco abaixo, mas nem por isso deixa de chamar atenção graças a funções como o registro de vídeos em câmera lenta e a captura de fotos durante a gravação de vídeos.

Carregar o smartphone bem rápido não é um problema para o Moto G5S

Ambos contam com 3.000 mAh de bateria e apresentam um bom rendimento de energia, chegando ao final do dia sem muito sofrimento em uso moderado.

Contudo, quem leva essa é o Moto G5S por suportar carregamento rápido e já ter carregador TurboPower incluído em sua caixa. Afinal de contas, ter o smartphone carregado rapidinho é um diferencial e tanto, não é mesmo?!

O Galaxy J5 Pro permite usar duas contas do WhatsApp ao mesmo tempo

Você encontra, nos dois modelos, recursos que qualquer bom smartphone intermediário atual deve ter, como leitor de digitais, rádio FM e giroscópio para você curtir aquele game de realidade virtual tipo Pokémon Go.

Porém, o smartphone Samsung vem equipado com dois diferenciais que chamam a atenção. Um deles é o NFC, que facilita a troca de arquivos e é até utilizado como passe para transporte público em algumas regiões. O segundo recurso é o Dual Messenger, que possibilita usar duas contas do mesmo aplicativo, como o WhatsApp e Facebook.

Detalhe Dual Messenger

E aí quem ganha: Galaxy J5 Pro ou Moto G5S?

O Galaxy J5 Pro leva essa por levar a melhor em mais itens do comparativo. Se você aí do outro lado procura um bom smartphone para fotos, em sua faixa de preço, o J5 Pro é sem dúvida uma opção com ótimo custo/benefício. Além disso, o seu processamento dá conta do recado de atividades do cotidiano, ele tem entradas dedicadas para chips e cartão de memória e ainda apresenta funções interessantes, como o Dual Messenger.

Mas calma aí! Mesmo que tenha ficado um pouco para trás, o Moto G5S é uma ótima escolha para quem faz questão total de ter uma tela de qualidade com resolução Full HD e bom rendimento de bateria, com direito a carregamento rápido.

Confira os preços do Galaxy J5 Pro e Moto G5S

Smartphone Samsung Galaxy J5 Pro SM-J530G 32GB

Smartphone Motorola Moto G G5S XT1792 32GB

Leia também:

Galaxy J5 Pro vs Galaxy J7 Neo: uma batalha entre intermediários

Galaxy J5 Pro vs Moto G5 Plus: quem leva a melhor?

Galaxy J5 Pro vs Galaxy J7 Prime: veja o duelo da linha J