Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J6 vs Galaxy J7 Pro: um duelo de smartphones intermediários

Dois smartphones da linha J se enfrentam no comparativo: quem vence, Galaxy J7 Pro ou Galaxy J6?

Galaxy J6 vs Galaxy J7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy J6 é um lançamento da Samsung que chega para bagunçar de vez a família Galaxy J da fabricante coreana. Apesar da tela maior e bordas mais finas, o Galaxy J6 tem especificações bem próximas à de outros smartphones da mesma linha, como o Galaxy J7 Pro, o que pode causar confusão em quem pensa em comprar um aparelho.

E para você que está tentando entender as diferenças entre os dois modelos ou ficou na dúvida se vale mais a pena comprar o Galaxy J7 Pro ou o Galaxy J6, preparamos esse comparativo completo entre os dois modelos. Confira!

 

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Galaxy J6

Galaxy J6

Tela 5.5" Full HD (1.920 x 1.080 pixels) Super AMOLED 5.6" HD+ (1.440 x 720 pixels) Super AMOLED
Processador Exynos 7870 octa-core (1.6GHz) Exynos 7870 octa-core (1.6GHz)
Memória RAM 3GB 2GB
Sistema Operacional Android 7.1 (Nougat) Android 8.0 (Oreo)
Armazenamento 64GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (256GB) Sim (256GB)
Dual Chip Sim Sim
Leitor de Digital Sim Sim
NFC Sim Sim
TV Digital Não Sim
Giroscópio Sim Sim
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Câmera traseira 13MP com abertura de f/1.7 13MP com abertura de f/1.9
Câmera frontal 13MP com abertura de f/1.9 (com flash) 8MP com abertura de f/1.9 (com flash)
Filma em Full HD (30fps) Full HD (30fps)
Bateria 3.600 mAh 3.000 mAh

O visual é parecido, mas o J7 Pro tem estrutura de metal

Observando os dois aparelhos, é fácil perceber que eles são da mesma família de smartphones. As diferenças aqui são principalmente no material de acabamento, que é de plástico rígido no Galaxy J6 e em metal no Galaxy J7 Pro, o que faz dele o celular mais "premium", mas também o mais escorregadio dos dois.

 Traseira do Galaxy J6

A única outra diferença é que a tela do Galaxy J6 ocupa uma parte maior da frente, e por isso o leitor biométrico fica posicionado na parte de trás, embaixo da câmera.

Tela infinita no Galaxy J6 contra resolução Full HD no Galaxy J7 Pro

Aproveitando que o assunto é a tela, este é o maior destaque do Galaxy J6. Ele vem com um painel mais esticado, com 5.6 polegadas e resolução HD+ (1440 x 720 pixels) na proporção 18:9 (chamado pela Samsung de "tela infinita"). A tela ocupa toda a parte frontal e é muito bacana para assistir filmes ou navegar nas redes sociais, já que exibe mais conteúdo na vertical.

Já o J7 Pro tem um display de 5.5" em proporção 16:9, mas leva a melhor por ter resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), que exibe imagens mais nítidas e detalhadas, e garante a melhor experiência de exibição.
Um ponto positivo para os dois modelos é que ambos usam tecnologia Super AMOLED, que entrega um alto contraste, um bom nível de brilho e pretos bem profundos.

Desempenho também é superior no Galaxy J7 Pro

Falando agora sobre o desempenho, ambos usam o processador intermediário Exynos 7870, um octa-core de 1.6GHz. Na prática, ambos têm uma velocidade parecida ao abrir aplicativos, e os dois modelos dão conta de rodar aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais e até jogos mais leves com uma boa fluidez.

Mas o Galaxy J7 Pro também leva a melhor por aqui: ele tem 3GB de memória RAM, enquanto o Galaxy J6 tem apenas 2GB. Isso quer dizer que o J7 Pro manda melhor ao gerenciar os aplicativos em segundo plano, e consegue manter mais aplicativos carregados ao mesmo tempo.

Quanto ao sistema operacional, o Galaxy J6 vem com Android 8.0 (Oreo), enquanto o Galaxy J7 Pro vem de fábrica com Android 7.0 (Nougat), mas ambos usam a interface Grace UX da Samsung, que modifica o sistema.

O Galaxy J7 Pro também tem mais memória interna e capacidade de bateria

No quesito armazenamento, outra vitória para o J7 Pro! O aparelho tem 64GB de memória interna, contra apenas 32GB do Galaxy J6, o que garante mais espaço para guardar vídeos, músicas e fotos ou instalar aplicativos.

Em relação a autonomia, o Galaxy J7 Pro também se sai melhor. O aparelho conta com bateria de 3.600 mAh, contra 3.000 mAh do Galaxy J6. Considerando um uso intermediário, com o 4G ligado e sem exagerar nos vídeos em streaming e outras atividades muito pesadas, ambos tem capacidade suficiente para chegar ao final do dia com carga, mas o J7 Pro aguenta mais tempo longe das tomadas.

Disputa acirrada em câmeras com boa resolução

Para quem curte fotografia, os dois aparelhos contam com bons conjuntos de câmeras e mandam bem na hora dos cliques. O J7 Pro conta com uma câmera traseira de 13MP com foco automático e lente de f/1.7, e captura fotos claras, nítidas e com bons níveis de contraste, e não mostram muito ruído em fotos mais escuras.

Câmera do J7 Pro

Já a câmera frontal do J7 Pro tem um sensor de 13MP e abertura f/1.9, que faz boas selfies, e tem até um flash LED para ajudar se você estiver tirando fotos à noite.

O conjunto de câmeras do Galaxy J6 é um pouco mais simples, com 13MP e f/1.9 na câmera principal e uma câmera secundária de 8MP e f/1.9. Apesar de ter bons resultados, o sensor do Galaxy J6 é inferior ao do Galaxy J7 Pro.

Nos vídeos, os dois modelos têm resultados parecidos, gravando em resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) a 30 quadros por segundo, com estabilização digital EIS.

Recursos extras: Galaxy J6 é o único com TV Digital

O Galaxy J6 merece um ponto em recursos adicionais, já que ele é um smartphone com TV Digital, uma boa pedida para quem não quer perder nenhum lance da Copa do Mundo. É possível assistir aos canais da TV aberta na resolução HD, apenas plugando a antena que vem com o aparelho.

Agora, se você é fã de games interativos em realidade aumentada, como Pokémon Go, o Galaxy J7 Pro é o único que permite a função, por ter acelerômetro.

O veredito: Galaxy J7 Pro ou Galaxy J6?

Depois de se sair melhor em praticamente todos os pontos do comparativo, não restam dúvidas de que o Galaxy J7 Pro sai vitorioso neste comparativo, não é mesmo? Ele sai vencedor tanto na reprodução de vídeos, por ter resolução Full HD, quanto no desempenho, já que tem mais memória RAM, além de mais capacidade de armazenamento e bateria. Se você não faz questão de ter um celular com tela no padrão 18:9 ou da função de TV Digital, ele é uma opção melhor que o Galaxy J6.

Confira os preços do Galaxy J6 e do Galaxy J7 Pro:

 

Confira o nosso vídeo:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone